Metotrexato
Metotrexato Aviso médico | |
---|---|
Farmacocinética | |
Biodisponibilidade | 17–90% |
Metabolismo | hepático |
Meia-vida | 3–15 horas |
As reações adversas relatadas com mais frequência incluem estomatite ulcerativa, leucopenia, náusea e desconforto abdominal. Outros efeitos adversos relatados com frequência são indisposição, fadiga indevida, calafrios e febre, tonturas e resistência reduzida à infecção.
Agente Antimetabólico que inibe a síntese de DNA e a reprodução celular. A enzima dihidrofolato redutase (DHFR) é inibida pelo metotrexato, causando acúmulo intracelular de dihidrofolato. Este acúmulo provoca a inibição na síntese de purinas e timidilato.
Metotrexato é contraindicado em casos de:
Não um horário mais adequado. Você pode tomar os seis comprimidos em dose única ou dividir (tipo, dois comprimidos no café da manhã, almoço e jantar ), lembrando sempre que só deve tomar uma vez por semana, e nunca no mesmo dia do ácido fólico.
Metotrexato (MTX) é um medicamento modificador do curso da doença (DMARD) usado como primeira linha de tratamento para artrite reumatoide (AR). Farmacologicamente, é classificado como um antimetabólito devido seu efeito antagonista no metabolismo do ácido fólico.
O metotrexato em comprimidos é um remédio indicado no tratamento da artrite reumatoide e da psoríase grave que não responde a outros tratamentos. Além disso, o metotrexato também está disponível em injetável, utilizado na quimioterapia para o tratamento do câncer.
Metotrexato (MTX) é um medicamento modificador do curso da doença (DMARD) usado como primeira linha de tratamento para artrite reumatoide (AR). Farmacologicamente, é classificado como um antimetabólito devido seu efeito antagonista no metabolismo do ácido fólico.
Podem ser necessárias 3 a 12 semanas até notar quaisquer melhorias da sua doença, depois de iniciar o seu tratamento com metotrexato. Quando devo tomar o metotrexato? O metotrexato é normalmente tomado em comprimidos, uma vez por semana, no mesmo dia de cada semana.
Ele pode ser tomado em qualquer horário do dia . Lembrar do uso do ácido fólico enquanto estiver tomando ele .
Além das doenças oncológicas, o MTX pode ser usado em doenças autoimunes como artrite reumatoide, psoríase, artrite psoriática, espondilite anquilosante, doença de Crohn e dermatomiosite. Quais são os principais efeitos colaterais do METOTREXATO?
O Metotrexato está ainda indicado no tratamento da psoríase e artrite reumatóide, incluindo artrite crónica juvenil poliarticular, quando estas se manifestam de forma grave, recalcitrante e incapacitante.
O emprego de Metotrexato tem-se revelado particularmente eficaz no tratamento das leucemias agudas sobretudo na leucemia linfoblástica aguda, especialmente em crianças e em adultos jovens.
Relativamente às doenças não neoplásicas, o Metotrexato é muito útil no controlo da psoríase, na terapêutica da artrite reumatóide e, ainda, na profilaxia das doenças enxerto-versus-hospedeiro, nos transplantes da medula óssea.
O que precisa saber para ser engenheiro de dados?
Como ser um engenheiro de cibersegurança?
O que precisa para ser consultor do Sebrae?
Como era a educação de um espartano?
Qual esporte praticar depois dos 30 anos?
Como você pode se tornar um cidadão melhor?
O que é preciso para ser um bom jogador de basquete?
Quantas músicas tem o filme Moana?
Como me tornar um consultor online?
Como subir encosto de cabeça HR-V?
Como se tornar um especialista em TI?
O que um correspondente jurídico sem OAB pode fazer?
Como controlar a quantidade de cloro da piscina?
Qual é o jogo de dinossauro mais jogado do mundo?