Novamente, falamos de complicações raras. O período de maior vigilância, contudo, engloba os seis primeiros meses de uso do anticoncepcional, quando estatisticamente esses problemas apresentam maior incidência.
Lista de anticoncepcionais que mais causam trombose
O uso de anticoncepcional pode aumentar as chances de desenvolver uma trombose venosa, que é a formação de um coágulo dentro de uma veia, obstruindo parcial ou totalmente o fluxo de sangue.
Existem no mercado vários contraceptivos, com composições e dosagens diferentes. As reações e efeitos colaterais variam de pessoa pra pessoa. Quanto menor a dosagem de hormônio, menor a chance de efeito colateral. A minipilula, tem somente o progestagenio ( não tem o outro hormônio que é o estrogênio).
O DIU de cobre não contém hormônios e pode ser usado por até 10 anos.
A trombose ocorre, geralmente, após cirurgia, corte ou falta de movimento por muito tempo, sendo mais frequente após procedimentos cirúrgicos ortopédicos, oncológicos e ginecológicos. Apesar de ser um problema que geralmente afeta mais mulheres, homens também podem ter trombose.
A injeção anticoncepcional também pode causar dor de cabeça, acne, alterações do humor, redução da densidade mineral óssea, vertigens e aumento de peso.
O medo de ter trombose por uso de anticoncepcional faz com que muitas mulheres se preocupem quanto ao tipo de pílula usado e até busquem outros métodos contraceptivos. No entanto, o assunto ainda é envolto em detalhes e dúvidas que devem ser esclarecidas para prevenir - e às vezes remediar - o problema.
A forma de trombose mais comum de surgir em mulheres que usam o anticoncepcional é a trombose venosa profunda, que acontece nas pernas, e que geralmente provoca sintomas como: Inchaço em somente uma das pernas; Vermelhidão da perna afetada; Veias dilatadas na perna; Aumento da temperatura local; Dor ou sensação de peso; Espessamento da pele.
Entretanto, não existe um exame que confirma que a trombose venosa foi provocada pelo uso do anticoncepcional, por isso, confirma-se essa suspeita quando outras causas mais prováveis para a trombose não foram encontradas, como uma viagem prolongada, após uma cirurgia, tabagismo ou doenças da coagulação, por exemplo.
De acordo com o cardiologista Rafael Belo Nunes, , do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, não há comprovação do real motivo da relação entre anticoncepcional e risco de trombose . Contudo, estudos apontam a teoria de que esse contraceptivo causa resistência às proteínas C-reativas, que são anticoagulantes naturais do organismo.
Como funciona o motor de um automóvel?
O que acontece se a correia do alternador?
Como funciona o regulador de pressão de ar?
Como funciona a suspensão de um caminhão?
O que fazer quando os botões do celular não funciona?
Como ligar um amplificador em uma mesa de som?
Como podemos contribuir na prática para a manutenção da biodiversidade?
Como não ficar flácida com a cirurgia bariátrica?
O que é um desenho de imaginação?
Como ligar várias ventoinhas no PC?
O que são dietas sustentáveis?
Como habilitar a placa de vídeo integrada?
Quais letras os Dislexicos confundem?
O que foi a chamada Belle Époque?