As lesões mais simples demoram até 5 dias para recuperar completamente, mas no caso de lesões mais graves, havendo roxidão, inchaço e dificuldade para caminhar, o tempo de recuperação pode demorar até cerca de 1 mês, sendo necessário fazer reabilitação.
Em caso de torção, as atividades físicas devem ser suspensas e é preciso evitar apoiar o pé no chão. Você pode aplicar gelo por cerca de 30 minutos a cada hora, aumentando o intervalo entre as compressas para três horas nos dias subsequentes. Lembre-se de enrolar o gelo em um pano úmido, para não queimar a sua pele.
Os medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como o ibuprofeno e o naproxeno, podem ajudar aliviar a dor e reduzir o edema (inchaço) seja qual for a gravidade do entorse e complementar o tratamento caseiro anteriormente descrito.
Sintomas de entorse de tornozelo
Em média, a recuperação se processa em quatro semanas, embora variável em função da gravidade da entorse.
O tempo de recuperação depende muito da gravidade da torção, mas geralmente os atletas podem voltar a praticar desporto cerca 3-6 meses após a lesão, mas isso vai depender da gravidade da lesão e do tipo de tratamento realizado. Os atletas que realizam sessões de fisioterapia diariamente se recuperam mais rápido.
Quando a torção é desta gravidade o ortopedista por optar pelo uso de gesso por duas a três semanas ou uma bota imobilizadora com posterior recomendação de fisioterapia. Pessoas que torcem seu tornozelo repetidamente também podem precisar de reparo cirúrgico para corrigir os ligamentos.
Tratamento para Entorse de Tornozelo
Tanto a torção do tornozelo quanto do pé podem ser tratadas com o uso de salicilato de metila (Calminex H ou Gelol), diclofenaco dietilamônio (Cataflan emulgel ou Biofenac gel) ou piroxicam (Feldene emulgel), por exemplo.
Ruptura ligamentar total com inchaço, hematoma e dor pronunciados. Perda da função do tornozelo, bem como movimentos anormais e instabilidade do tornozelo pronunciados, hemorragia e incapacidade de suportar carga.
Conheça alguns dos sintomas de uma torção. A entorse, também conhecida como torção, é definida como uma lesão ligamentar, muitas vezes dolorosa, podendo ocorrer a distensão ou rompimento de ligamentos, acometendo toda a circunferência da articulação.
Nem é preciso ser corredor para estar sujeito à torção de tornozelo. A entorse pode acontecer a qualquer hora da atividade física ou ao caminhar durante o dia a dia mesmo. Por isso é importante estar preparado e saber quais os primeiros cuidados que se deve tomar. Confira as dicas da ortopedista Ana Paula Simões.
As torções ocorrem, na maioria dos casos, no ligamento talofibular anterior, já que ele fica na parte externa do tornozelo; tais ligamentos não são tão fortes quanto os que ficam no interior do membro, logo, a incidência de lesão neles é bem maior.
O pé e o tornozelo podem ser severamente deformados, além da ocorrência de fraturas na parte superior da fíbula (logo abaixo do joelho), que podem ser determinadas apenas através de exames médicos. É fundamental procurar tratamento médico ao sofrer uma entorse de grau III.
Como funciona a antecipação Cielo?
Quais são os tipos de Infracoes?
Como burlar o Facebook com direitos autorais?
Como funciona uma chave de bóia?
Quais são os principais métodos cromatográficos utilizados atualmente?
Como funciona o cancelamento de contrato?
Como desativar botões do celular?
Qual valor do alinhador dental transparente?
Como encerrar todos os Processos do PC?
Como são classificadas as glândulas exócrinas quanto ao tipo de secreção?
Como funciona uma audiência de mediação?
Como é classificado o verbo parecer?
Como cancelar passagem aérea Azul?
Como são classificados os micronutrientes?
Para que as escolas foram criadas?
O que são atividades econômicas e como se classificam?
Como é feita a contagem de dias do atestado médico?