Esta é uma enorme roda espiral de estrelas, com um diâmetro de aproximadamente 100 000 anos-luz. A luz leva 100 mil anos para atravessar a Via Láctea.
Se tentássemos atravessar a Via Láctea na velocidade da luz, levaríamos 100 mil anos para completar o trajeto.
Então, na velocidade da luz, demorariamos 2 milhões de anos para chegar lá. Tudo parece muito distante né? Todos esses números parecem assustadores e desmotivadores quando você não vive nem 150 anos.
Tudo isso mede 120 mil anos-luz. Além desse ponto, um disco de gás, e depois dele um halo de matéria escura que envolve esses dois discos e se expande para mais longe.
Encontre um local sem poluição luminosa.
Vá para uma área rural, longe de casas, bairros e rodovias movimentadas. Como a Via Láctea aparece no céu do sul, vá para a parte sul da cidade. Assim, a iluminação artificial não atrapalhará sua visão da Via Láctea.
39 curiosidades que você vai gostar
Segundo Wang, essa dificuldade existe porque a região está obscurecida por uma névoa de gás e poeira densa. Por isso, os pesquisadores não conseguem ver o centro, mesmo com instrumentos poderosos, como o Telescópio Espacial Hubble.
A Via Láctea fica mais visível em quase toda sua extensão no hemisfério sul do planeta. Isso não impede que você tente fotografá-la no norte, mas a galáxia só estará à vista da metade ao sul do céu, enquanto no hemisfério sul ela se espalha sobre toda a cabeça.
De acordo com as análises, o esquema sugere que o centro da Galáxia (e o buraco negro supermassivo que lá reside) está localizado a 25.800 anos-luz da Terra — que, por sua vez, orbita a região à velocidade de 227 quilômetros por segundo (km/s).
Cientistas mediram as distâncias entre galáxias no universo com precisão inédita, de 99%. O levantamento, incrivelmente preciso, abrangendo 6 bilhões de anos-luz, é considerado fundamental para o mapeamento do cosmos e da origem da energia escura.
Se fosse possível viajarmos à velocidade da luz, demoraríamos 4,2 anos para chegar lá. O universo tem cerca de 13,77 bilhões de anos, e estima-se que o universo conhecido tenha 93 bilhões de anos-luz de diâmetro.
Não é possível precisar exatamente a maior estrela que existe no universo, uma vez que conhecemos apenas uma pequena parte dele. Porém, entre as estrelas conhecidas atualmente, a maior é a VY Canis Majoris, ou simplesmente VY Cma.
O telescópio espacial Hubble da Nasa capturou imagens de uma galáxia espiral gigante, a UGC 2885, que pode ser considerada a maior do Universo já descoberta.
Medindo a paralaxe, determina-se a distância, pois ela é —para a mesma base— inversamente proporcional à paralaxe. Uma paralaxe de 1 segundo de arco (1″) corresponde a uma distância denominada parsec, valendo 3,261 anos-luz, ou seja, 206265 unidades astronómicas.
Os astrônomos deduzem que estamos no meio de um dos braços da galáxia, a 30 mil anos-luz do núcleo, a meio caminho entre a borda e o centro. Os astrônomos só não cravam com certeza a nossa localização porque não temos uma “planta” exata da nossa galáxia. Exatamente por estarmos dentro dela, sabe-se bem menos […]
Para visualizarmos as estrelas da Via Láctea e outros objetos no céu em torno da Terra, o Google Earth usa imagens obtidas pelo Observatório Europeu do Sul (ESO). Ao girar o globo, o espaço ao fundo gira junto, dando a imagem exata que você veria se fosse um astronauta em órbita.
Rio Grande do Sul (RS)Tavares.Hotéis: Tavares.Aldeia Santuario das Aves.
É uma teoria amplamente aceita entre cientistas que o centro da Via Láctea esconde um buraco negro supermassivo. Este seria o Sagitário A, identificado devido à força gravitacional excessiva rastreada na região. A existência de um buraco negro central já foi verificada em outras galáxias, como a M87.
A Via Láctea é a galáxia em que está localizado o Sistema Solar. Ela é composta por estrelas, astros menores, gás, poeira e matéria escura. A Via Láctea é a galáxia em que se encontra o Sistema Solar e, consequentemente, o planeta Terra.
O Buraco negro supermassivo que está no centro da nossa galáxia, a Via Láctea, está dispara jatos de hidrogênio e outras substâncias, afirma a Agência Espacial Americana (Nasa). Ao contrário do que muitos pensam, o gigantesco buraco negro localizado no centro da Via Láctea não está adormecido.
A VY Canis Majoris fica na constelação de Cão Maior, na Via Láctea, e ganhou o nome da mitologia grega.
Conheça todo o poder do maior astro do Sistema Solar: o Sol
O Sol é a estrela mais próxima do Planeta Terra. É o corpo central e responde por mais de 99% da massa do sistema ao qual dá nome. Formado basicamente por hidrogênio e hélio, o Sol é uma fonte de energia incrível.
Quais os filtros básicos que influenciam na qualidade da imagem digital?
Como identificar uma corrosão?
Quem tem gordura no fígado faz mal tomar café?
Quais os efeitos adversos relacionados ao uso de antagonistas de TNF α?
Qual o fonema da palavra enquanto?
Pode andar com o comprovante de pagamento do IPVA?
Quantas latas a Red Bull vendeu?
Quem é o cantor com mais visualizações no YouTube?
Quanto ganha um encarregado de limpeza em Portugal?
Porque as nascentes estão secando?
O que são as competências da BNCC?
Porque o Eren não morreu quando foi comido?
Quanto faturou Vingadores Endgame?
Qual é a função do sensor de presença?
O que é solidão segundo a psicologia?