IRS – 5 anos Nestes casos, deve guardar os comprovativos durante 4 anos contados do final do ano de emissão da fatura.
As faturas de serviços públicos essenciais, como telefone, Internet, água, luz e gás, devem ser guardadas durante seis meses. Este é o prazo que as empresas que prestam esses serviços têm para cobrar os consumos efetuados.
Todos os documentos relativos a despesas inseridas manualmente no e-fatura para efeitos de IRS devem ser mantidos por quatro anos, período até ao qual poderá ser alvo de inspeção por parte da Autoridade Tributária. Este prazo é estabelecido pelo n.º 6 do art.º 3º do DL 198/2012.
As despesas declaradas no IRS, registadas pelo consumidor (e não pelo vendedor/prestador de serviço) no e-fatura, devem ser guardadas por um longo período de tempo, em caso de inspeção pelo Fisco.
Reprodução Declaração do Imposto de Renda As declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e de ajuste anual devem ser guardadas por cinco anos.
29 curiosidades que você vai gostar
O papel usado para fax não tem durabilidade, e quando for necessário guardá-lo, deve-se tirar uma fotocópia do documento.
Contas de consumo
Assim que você receber esse tipo de comunicado, sua resposta à pergunta “por quanto tempo devo guardar contas pagas” é solucionada e os documentos mensais podem ser descartados, sendo necessário guardar somente a declaração anual de quitação de débitos de cada ano.
Apesar de não haver uma legislação específica sobre o prazo para guardar os comprovantes de pagamento, as entidades de defesa dos direitos do consumidor orientam que os seguintes comprovantes devem ser preservados por cinco anos: Água. Energia.
o Tributos: Documentos como o comprovante de pagamento de IPTU, IPVA, DARFS, etc, devem ser limpos por 5 anos, contados a partir do primeiro dia útil do ano seguinte ao pagamento. o Contas de Água, Luz, Telefone e Gas também devem ser mantidas por 5 anos, pois também são considerados taxas.
Por lei, o documento deve ser enviado ao consumidor até maio de cada ano e deve ser mantido por cinco anos.
Coloque os documentos em uma grande lata de lixo.
Use uma lata que seja alta e larga o suficiente para caber todos os documentos e líquidos que você vai descartar. Similarmente, o material deve ser forte o suficiente para que não se deteriore ao entrar em contato com o alvejante e a água.
De acordo com o Feng Shui, o melhor lugar para contas a pagar é no escritório e nunca no quarto. Quando nos referimos às áreas da casa, a mais indicada é a SO, que se localiza entre sul e oeste e corresponde a Amigos e Viagens.
Os documentos relativos ao licenciamento do veículo e pagamento obrigatório do seguro devem ser armazenados por até um ano, período em que será necessário renová-los, não sendo mais obrigatório, portanto, manter uma documentação antiga.
No caso do PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário, o prazo de guarda é de 20 (vinte) anos.
SEFIP é o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social. A empresa deverá guardar pelo prazo de 30 (trinta) anos toda documentação relacionada à GFIP/SEFIP relacionada ao FGTS.
Período: 5 anos. Cartas, circulares, editais e demais documentos relativos a convocação de Assembléias. Conta de água, luz, telefone.
As contas a pagar devem ser guardadas em PASTA VERMELHA. O vermelho simboliza o sucesso financeiro alcançado para pagar as contas. ATENÇÃO: nunca colocar as contas a pagar dentro de uma agenda. As agendas são progressivas.
- O melhor local para uma estante de livros de acordo com o Feng Shui é no guá da sabedoria. Mas claro que é permitido no home office, quartos de estudo, na sala. Evite muitos livros no quarto de dormir, mantenha no máximo dois livros ao lado da cama.
Lembrando que as caixas e pastas podem ser bem decorativas, coloridas (cestos vime), práticas (rodinhas), diferentes (binder-livro) e bonitas. Vejam só: Se você tem um escritório em casa, esse é o melhor lugar para guardar os papéis, documentos e contas.
Consumidor cobrado pode ir ao Procon
Caso a empresa insista na cobrança de uma conta antiga, o indicado é procurar o Procon. Já se o prazo não tiver expirado, é preciso correr atrás desse comprovante com a companhia que o emitiu.
Portanto, jamais descarte documentos diretamente no lixo sem antes torná-los ilegíveis. Primeiramente utilize um triturador de papel para triturar o documento, após isso, como grande parte dos documentos são feitos à base de papel, destine-os corretamente para a reciclagem.
As notas fiscais emitidas em papel comum como costumam vir as notas fiscais de produtos comprados pela internet, você poderá descartar junto com papéis comuns para reciclagem. Somente em caso de informações sensíveis, primeiro rasgue o papel por completo usando trituradora, e depois coloque com o lixo de reciclagem.
Entra e sai ano e a sensação que fica é a de que devemos fazer uma verdadeira "faxina" em nossas vidas. Para tanto, certos documentos precisam ser guardados devidamente. ... "O prazo mais comum de prescrição de dívidas é de cinco anos, conforme o Código Civil.
São diversos riscos que a empresa sofre ao não descartar documentos da maneira correta. ... Jogar documentos no lixo sem nenhum cuidado tornam esse risco real. Após coletado, o lixo fica em locais “públicos”.
Quanto tempo dura um botox capilar?
Como elaborar um orçamento familiar?
Quanto tempo depois da ovulação vem a menstruação?
O que e avaliação de desempenho?
Quanto ganha um major do exercito?
Quanto custa cirurgia abdominoplastia?