O termômetro pode ser utilizado de forma oral, retal ou debaixo da axila. Antes de usá-lo e após é importante limpar bem o aparelho com algodão e álcool. Para verificar a temperatura, insira o instrumento no local adequado e aguarde o tempo indicado, que pode variar de 2 a 5 minutos.
Como usar um termômetro corretamente
Coloque a ponta com o mercúrio (parte metalizada) do termômetro sob a axila. Mantenha o braço imóvel, junto ao corpo, e espere 5 minutos antes da retirada. Verifique a temperatura observando o local onde o líquido termina: ele indica o valor da temperatura medida.
Em seguida, deve-se colocar a ponta metalizada sob a axila do paciente, que deve manter o braço imóvel e rente ao corpo. O tempo de espera é de aproximadamente 5 minutos. Transcorrido esse tempo, deve-se retirar o termômetro da axila com cuidado e observar a temperatura que o líquido está indicando.
Com o passar do tempo, os termômetros de mercúrio perdem a precisão, enquanto os digitais continuam medindo corretamente. Isso contraria o senso comum de que os que contém a substância são melhores do que os modelos mais modernos. ... Além disso, o mercúrio é nocivo para a saúde humana e para o meio ambiente.
Como medir febre?Ligue o termômetro e espere até que na tela apareça o número zero.Coloque a ponta prata debaixo da axila.Espere alguns segundos até ouvir um sinal sonoro — aviso para retirar o aparelho.Retire o termômetro digital e verifique o valor da temperatura no visor.
16 curiosidades que você vai gostar
O termômetro mais comum, mais prático e mais seguro de utilizar é o termômetro digital, pois consegue fazer a leitura da temperatura debaixo da axila e produz um sinal sonoro quando chega na temperatura corporal.
O tipo de termômetro mais comum é o termômetro clínico utilizado na medição da temperatura do corpo humano. Esse termômetro utiliza a dilatação de líquidos, principalmente o mercúrio.
Os termômetros infravermelhos são mais tecnológicos que os digitais comuns, por trazerem sensores que mostram se um paciente tem febre ou está febril apenas ao apontá-lo para a testa. ... A região tem temperatura similar à da boca, uma das áreas mais confiáveis para medir a temperatura de um paciente.
Termômetro de mercúrio
O mercúrio, por ter um valor alto de coeficiente de dilatação, ele aumenta de volume à menor variação de temperatura. O volume do mercúrio aquecido se expande no tubo capilar do termômetro.
Problema ocorre quando o termômetro quebra, expondo o mercúrio. A partir de 1º de janeiro de 2019 está proibida a fabricação, importação e comercialização de termômetros e aparelhos de pressão que utilizem mercúrio. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Ministério da Saúde.
Aqueça gradualmente o bulbo com um secador de cabelo no morno. O mercúrio subirá para o topo do termômetro e se unirá novamente. Deixe o termômetro voltar à temperatura ambiente gradualmente. Se você precisar fazer várias tentativas, aqueça e resfrie gradualmente.
A temperatura pode ser medida no tímpano (ouvido), na boca, na testa, na axila e no reto, sendo que o valor determinado pelo termómetro pode variar com o local. De uma forma simples, qualquer medição acima de 38ºC corresponde a febre.
Para se Medir a Temperatura pela Boca:
O termômetro deve estar bem limpo, seco e temperatura ambiente (Alguns modelos permitem limpeza com água e sabão). Colocar a ponta do termômetro na parte de baixo da língua na direção da parte de trás. O paciente deve segurar o termômetro com os lábios, não com o dente.
Colocar a ponta do termômetro no interior do ouvido e apontá-la em direção ao nariz; Apertar o botão de ligar o termômetro até ouvir um sinal sonoro; Ler o valor da temperatura, que aparece na hora; Retirar o termômetro do ouvido e limpar a ponta com algodão ou gaze com álcool.
Funciona Assim: No interior do tubo de vidro maior existe um outro tubo, muito fino, chamado de tubo capilar, o qual termina num bulbo onde o um líquido sensível ao calor (geralmente mercúrio ou álcool colorido) fica armazenado.
Seja por inalação ou contato direto, o mercúrio eliminado por um termômetro quebrado ou aparelho de pressão pode causar febre, náuseas e dores de cabeça. Uma exposição prolongada ao metal pode comprometer rins, fígado, pulmão e cérebro. Em caso de quebra de um termômetro, isole o local, feche janelas e portas.
Desde 1º de janeiro de 2019 estão proibidos em todo o território nacional os termômetros e esfigmomanômetros contendo mercúrio, bem como os amálgamas dentários que não sejam preparados por meio de cápsulas pré-dosadas.
Ligar o termômetro e verificar se na tela aparece o número zero ou apenas o símbolo de "ºC"; Colocar a ponta do termômetro debaixo da axila ou introduzir cuidadosamente no ânus, principalmente para medir a temperatura de crianças.
Selecionamos para você os melhores termômetros infravermelhos para medição de temperatura, veja a nossa seleção!Termômetro Digital de Testa Omron MC-720. ... Termômetro Clínico G-Tech Digital de Testa sem Contato - Medição da Temperatura Corpórea, Ambientes e Superfícies, G-Tech.
Termômetros digitais infravermelhos são sensores capazes de aferir a temperatura de corpos ou superfícies através da radiação emitida por eles e a medição da temperatura é feita de modo que o sensor não precisa tocar a superfície, ou seja, não tem a necessidade de contato direto. O resultado da temperatura sai na hora.
Tipos de termômetros e suas utilidades1 – Termômetro Bimetálico. O princípio desse termômetro parte da junção de duas lâminas metálicas de materiais diferentes (ferro e latão, por exemplo). ... 2 – Termômetro de Radiação. ... 3 – Termômetro Meteorológico. ... 4 – Termômetro de Fio de Platina. ... 5 – Termômetro Infravermelho.
O aparelho utilizado para aferir (medir) a temperatura do corpo é o termômetro. Existem diversos tipos de termômetros, sendo que o mais comum é o termômetro clínico, composto, na maioria das vezes, por mercúrio ou álcool.
A normotermia (temperatura corporal normal) pode variar de acordo com o lugar de mensuração conforme tabela anteior. Febre é um aumento da temperatura decorrente de uma resposta imunológica a um pirogênio exógeno ou endógeno. A temperatura acima de 41,1°C é descrita como hiperpirexia.
Retal: para esse método, utiliza-se um termômetro retal. Esse é recomendado para bebês, pois não são capazes de segurar o termômetro na boca de forma segura. Axilar (sob a axila): é o método mais utilizado. Coloque o termômetro sob a axila, com o braço pressionado contra o corpo, durante cinco minutos antes da leitura.
A única maneira de ter certeza de que uma pessoa está com febre é medir sua temperatura com um termômetro, de preferência eletrônico.
Como fazer uma mobilização social?
Qual o significado das cores das vestes dos padres?
Quem não pode participar do Sisu?
Quanto custa um piano de cauda Steinway?
Quais são os tipos de pessoas jurídicas explique de forma breve cada um deles?
Como surgiu o Estado no Brasil?
O que é análise físico-química da água?
Como Batman conseguiu a kriptonita?
Como funciona partida a frio sem tanquinho?
O que é coeficiente de variação?
Quais são as principais abordagens da psicologia contemporânea?
Qual é o melhor suco para tirar gordura do fígado?
Como vender serviços de marketing digital?
Quais palavras iniciar um desenvolvimento?