Sob a vigente ordem constitucional, essa designação é dada ao funcionário público do Poder Executivo municipal, que exerce seu cargo em função de uma legislatura (mandato), sendo para tanto eleito a cada quatro anos, podendo ser reeleito por mais 4 anos (segundo mandato).
* Redação dada pela Emenda Constitucional de Revisão nº 5, de . *Art. 82. O mandato do Presidente da República é de quatro anos e terá início em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleição.
Os termos da última foram alterados pela emenda constitucional de revisão n.º 5, de 1994, diminuindo o mandato de cinco para quatro anos, e pela emenda constitucional n.º 16, de 1997, que passou a permitir apenas uma reeleição para mandato subseqüente e sem restrição para um pleito não-consecutivo.
A partir da Emenda constitucional número 16, de 1997, passou-se a admitir a reeleição por mais um único período subsequente. Antigamente, votava-se em separado para o cargo de presidente e o de vice. Por esse motivo João Goulart foi eleito vice duas vezes, de Juscelino e de Jânio, na época adversários políticos.
Brasil. No Brasil, de acordo com os textos originais das Cartas de 1891, 19, a reeleição do Chefe do Executivo e de seu vice era proibida para o pleito imediatamente seguinte.
§ 1º - O Prefeito não poderá ausentar-se do Município por mais de quinze dias consecutivos, nem do território nacional por qualquer prazo, sem prévia autorização da Câmara Municipal, sob pena de perda do mandato.
Brasil. No Brasil, de acordo com os textos originais das Cartas de 1891, 19, a reeleição do Chefe do Executivo e de seu vice era proibida para o pleito imediatamente seguinte.
A reeleição só acontece em casos de mandatos consecutivos: a volta de um político ao mesmo cargo depois de tê-lo deixado não é considerada reeleição. Nem todas as repúblicas do mundo permitem a reeleição.
Nem todas as repúblicas do mundo permitem a reeleição. A Constituição dos EUA permitia a reeleição ad infinitum, isto é, ilimitada, até 1946 — quando, para evitar que se repetisse a façanha de Franklin Roosevelt, que se elegeu para a presidência quatro vezes seguidas, a reeleição foi limitada a apenas uma vez.
Eleições: Como funcionam as eleições no Brasil - UOL Educação Veja Álbum de fotos Veja Álbum de fotos PUBLICIDADE BATE-PAPO UOL MEU NEGÓCIO Cursos Pagseguro PagBank Educação sac Produtos Conteúdo Exclusivo Universinho UOL Economia+ UOL Mail UOL Play UOL Med Bate-papo UOL UOL ads Clube UOL UOL Segurança Digital UOL Assistência Técnica
Dentro do sistema eleitoral brasileiro, o sistema proporcional, também chamado de proporcional em lista aberta, é utilizado para eleger vereadores, deputados estaduais e deputados federais. Geralmente, a complexidade do sistema confunde a cabeça das pessoas, por conta da lógica de funcionamento.
É possível ter Nubank com nome sujo?
Como fazer para ser aprovado no Bolsa Família?
Como saber se o cilindro da embreagem está com defeito?
Qual é o objetivo do Conselho de escola?
Como iniciar conversa pelo WhatsApp?
Quanto tempo demora a análise do Trigg?
Como funciona o cartão amarelo?
Como funciona o climatizador de ar de caminhão?
Como aprovar cartão de crédito Banco PAN?
Como funciona o cloud da Google?
Como ser United Do Now United?
Como fazer o convite de chá de panela?
Como ser aprovado QuintoAndar?
Como funciona o consórcio do banco Bradesco?
Como o contador de passos funciona?