As aftas costumam durar de 10 a 14 dias, com pelo menos quatro de dor", ressaltou Igor. Embora os sintomas sejam bem incômodos, não há nada de grave nas aftas em si. As lesões têm cor esbranquiçada e às vezes amarelada, com diâmetro variando de 2,3 mm a 8 mm, sem pus, bactérias ou outros sinais de infecção.
O tratamento para afta inflamada na garganta pode ser feito com pomadas corticoides e anti-inflamatórias tópicas como, por exemplo, a Omcilon-A ou a Gingilone ou com pomadas anestésicas tópicas como Xylocaína pomada 5%, prescritas pelo médico, que podem ser aplicadas com o dedo ou com a ajuda de um cotonete.
Aftas dolorosas na faringe e em superfície de amigdalas são lesões sugestivas de faringoestomatites agudas que são afecções de boca e garganta geralmente causadas por vírus ( Coxsackie tipo A e Herpes Simplex tipo 1) . Nestes casos, a dor na faringe é importante e geralmente unilateral, podendo irradiar para ouvidos.
E o tempo para sarar é quase "matemático". “Dura de 10 a 14 dias, com pelo menos quatro dias de dor”, completa o dentista. Não há nada de grave nas aftas, são apenas lesões esbranquiçadas e às vezes amareladas, de 2,3 mm a 8 mm, sem pus, bactérias ou outros sinais de infecção.
Úlceras na boca são um motivo comum para a dor de garganta e na língua. Sejam causadas por aftas, cortes por alimentos cortantes ou uma infecção bacteriana, elas podem afetar os tecidos moles no interior da boca - incluindo a língua, as bochechas e o tecido gengival em volta dos dentes.
16 curiosidades que você vai gostar
Aftas são bolinhas inflamadas que normalmente aparecem nos lábios e na língua. Mas você sabia que essas lesões também podem surgir na garganta, causando muito incômodo ao engolir alimentos? Isso acontece porque a região é envolvida pela mucosa bucal, tecido que sofre com a formação das feridas.
A leucoplasia tem uma aparência esbranquiçada e pode aparecer no lado interno da bochecha, na gengiva ou na língua. Muitas vezes é associada ao fumo, ao uso de tabaco de mascar, embora outras causas incluam também próteses mal ajustadas, dentes quebrados e mordidas na bochecha.
Para evitar o aparecimento dessas feridas, o melhor é evitar alimentos muito condimentados ou cítricos e manter uma boa higiene bucal. Para o caso de aftas já existentes, o correto é esperar o processo natural de cicatrização da ferida, que pode demorar de cinco dias a duas semanas.
O tratamento
A afta tende a desaparecer sozinha depois de duas semanas em média. Mas, se houver desconforto demais, um especialista poderá prescrever pomadas analgésicas e anti-inflamatórias ou até mesmo medicamentos de uso oral. Bochechos com própolis também funcionam, mas como paliativo.
O que passar em cima da massa corrida antes de pintar?
O que é creatina no exame de sangue?
Quais os benefícios da psicologia positiva?
O que fazer quando o bebê cai?
Quanto tempo usar ácido azeláico?
O cordão umbilical é composto por?
Quem é a melhor amiga da Temari?
Como saber se os filhotes morreram dentro da barriga da cadela?
O que faz um Auditor do Tribunal de Contas do Estado?
Como enviar varias fotos por email?
Qual a sequência de Street Fighter 2?
O que é acreditação e certificação?
Qual o melhor ferro para aumentar a ferritina?