A abelha rainha vive até dois anos, enquanto as operárias não duram mais que um mês e meio. 8. Apenas as abelhas fêmeas trabalham.
E, finalmente, as grande responsáveis pelo funcionamento da sociedade, as operárias, em um número que varia de 60 a 100 mil indivíduos, que vivem de 30 a 50 dias e que se dividem em: a) Faxineiras: idade de um a três dias. Fazem limpeza de alvéolos.
O tempo de vida varia entre os indivíduos da colônia. Em Apis mellifera, uma rainha pode viver, em média, dois anos de idade. As operárias podem viver em média 45 dias e os machos, quando não acasalam com uma princesa, podem viver até 80 dias.
As operárias dão uma alimentação especial a algumas larvas para que elas cresçam como potenciais rainhas. Depois, as candidatas saem na porrada pelo trono.
A rainha morreu. ...
O critério mais relevante para essa escolha é idade das larvas. ...
A partir daí, seu destino não pode mais ser alterado.
Nas operárias, cerca de 40 dias no verão a 150 dias no inverno. Nos zangões, cerca de 50 dias. Na rainha de 2 até 5 anos.
24 curiosidades que você vai gostar
Durante seu ciclo de vida, as abelhas passam por quatro diferentes fases: ovo, larva, pupa e adulto (Figura 7). Figura 7. Diferentes fases do ciclo de desenvolvimento de abelhas Apis mellifera. A rainha inicia a postura geralmente após o terceiro dia de sua fecundação, depositando um ovo em cada alvéolo.
12 a 18 dias: Produção de cera; 18 a 21 dias: Proteção da colmeia; 21 a 42 dias (morte): Coleta de néctar, pólen, água e resinas.
As rainhas se desenvolvem a partir de larvas criadas em células especiais, construídas pelas operárias e preparadas especialmente para formar um indivíduo sexualmente maduro (as operárias são inférteis). Normalmente existe uma única rainha em cada colônia.
Já se sabia que o que determina se a abelha fêmea vai se tornar operária ou rainha não são diferenças genéticas, mas o consumo da geleia real – alimento produzido pelas operárias e dado àquela que será rainha. Porém, o ingrediente que ativa o processo de desenvolvimento da abelha rainha ainda não era conhecido.
Para nascer uma Abelha Rainha, a Rainha Mãe (já velha e cansada) põe o ovo numa célula especial, construída pelas operárias, chamada de célula da Rainha. ... A nova rainha leva pelo menos 15 dias para nascer e, assim que nasce, é acompanhada de “paparicos” por várias operárias, que garantem sua alimentação e seu bem-estar.
Os machos da colônia, denominados zangões, possuem a única função de fecundar a rainha durante o voo nupcial.
As duas antenas na região frontal mediana da cabeça capta cheiros(olfato), ouve sons e vibrações(audição) e tem função tátil, de sentir superfícies(tato) por exemplo.
A princípio, apenas em situação de ameaça de sua colmeia que as abelhas apresentam comportamento agressivo. Ou seja, elas só atacam para defender o local de moradia dela e da família. Entretanto, no verão, com as colmeias mais populosas, um ataque pode ser provocado por qualquer tipo de perturbação.
Embora se afastem vários metros da colmeia, os bichinhos retornam certeiros após um dia de trabalho pulando de flor em flor. A principal hipótese que os cientistas tinham para explicar a habilidade era a de que esses pequenos voadores se orientavam pelo Sol.
Desaparecimento das abelhas pode causar déficit na produção alimentícia mundial e coloca humanidade em risco. O desaparecimento das abelhas é um fenômeno que pode acabar não somente com as abelhas, mas também com a espécie humana.
Dessa maneira, associando economia de cera e capacidade maior de armazenar mel, o formato mais indicado para a construção dos alvéolos é de fato o hexagonal.
O acasalamento das Abelhas
A abelha rainha muda a alimentação de geléia real para o mel e diminui seu peso corporal. Escolhe um dia quente e ensolarado e após a andança dentro do ninho, sai voando. Em um determinado ponto no céu, os zangões (machos) dos outros enxames ficam revoando à espera da rainha.
Leva 16 dias para nascer, enquanto a operaria leva 21 dias e o zangão 24 (Fig.
Quando adulta, a rainha possui quase o dobro do tamanho de uma operária e é a única fêmea fértil da colmeia, apresentando o aparelho reprodutor bem desenvolvido. O voo nupcial dá início à vida reprodutiva da rainha, que ocorre de 5 a 7 dias após o seu nascimento.
A maior parte das abelhas é preta, muitas vezes com listras amarelas ou marrons. Seu corpo, pequeno e duro, é coberto de pelos e tem, como todo inseto, seis patas. As abelhas têm duas asas, cinco olhos e partes da boca que atuam como uma longa língua. As fêmeas têm ferrão e podem picar, mas os machos, não.
A maioria das abelhas de uma colmeia é formada por fêmeas: 1 rainha e cerca de 5.000 a 100.000 operárias. Os machos - os zangões - são encontrados em um numero máximo de 400 indivíduos. As funções exercidas pela rainha são a postura de ovos e a manutenção da ordem social na colmeia.
Uma colméia considerada saudável tem uma população oscilando entre 40 e 60 mil abelhas, explica Kraft. Sua produção por florada, que dura em média 60 dias, é de 60 a 70 quilos de mel.
O zangão nasce de ovos não fecundados: este fenômeno, que é um exemplo de partenogênese, consiste no desenvolvimento de um embrião sem necessidade de fertilização; a rainha, neste caso, não utiliza o sémen do macho (zangão) e põe ovos que contêm apenas o seu material genético.