O coto umbilical necessita de cuidados e vigilância, antes e depois de cair, pois se não forem feitos esses cuidados pode acumular bactérias, favorecendo o surgimento de infecções e inflamações. Além disso, o tempo para cair o coto umbilical pode demorar até 15 dias, no entanto, é diferente para cada bebê.
O cordão umbilical deve cair entre uma e duas semanas de vida. Os cuidados na hora de limpar e secar bem vão ajudar nesse processo. Se demorar a cair, investigue o atraso com o pediatra que acompanha o bebê.
Depois que o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado pois não tem mais função. O coto que fica ligado à barriga do recém-nascido resseca e cai de 7 a 15 dias depois do parto.
O importantes é que ele esteja sequinho, sem nenhuma área avermelhada na pele ao redor dele, sem secreção ou mau cheiro. Limpe-o sempre com cotonete embebido em álcool a 70% e seque-o. Não oclua-o com faixas, moedas ou curativos. Não puxe o coto, mesmo que pareça bem solto.
Inicialmente o coto umbilical apresenta coloração branca azulada, mas, com o tempo, torna-se escuro. À medida que essa estrutura escurece, também fica mais dura, até que, após 5 a 15 dias, cai. Vale frisar que a queda do coto varia de criança para criança e é importante nunca puxá-lo, mesmo que ele esteja quase solto.
41 curiosidades que você vai gostar
3. Umbigo inflamado: o que fazer? Alguns incômodos são sinais de que o bebê está sentindo mais do que um simples desconforto. "Se houver secreção purulenta (esbranquiçada), eritema (vermelhidão) ou se a região tiver edema (inchaço) pode ser que haja infecção local", enumera Claudionor.
O umbigo (coto umbilical) do bebê recém-nascido normalmente cai entre o 5º e o 15º dia de nascimento. Em alguns casos, o coto pode cair antes ou depois desse prazo e não há problemas se isso acontecer.
Mas o dia da queda do umbigo varia muito de criança para criança. Às vezes, o cordão pode demorar até mais do que 21 dias para cair, sem que haja maiores problemas. Em caso de demora, procure um médico para ter certeza de que não há nenhum problema com a criança.
Tradição que perdura há gerações, mães guardam umbigo dos filhos para manterem a conexão após o cordão ser cortado na maternidade. “Sempre escutei que era bom guardar e depois enterrar porque traz sorte para a vida da criança”, diz a advogada Yasmim Rosa.
Qual é a pena para homicídio culposo?
Quem nasce no dia 22 de outubro é de que signo?
Qual é o custo de 1 almoço na Alemanha?
Quais são as principais vistas Ortograficas?
Porque a barriga fica inchada depois do parto normal?
Quais são os testes Treponemicos e não Treponemicos?
Quais são os tipos de paisagem?
O que posso dar pro meu jabuti comer?
É possível mudar a Razão Social de uma empresa?
Como contar dezenas é centenas?
Pode substituir o bicarbonato por fermento?
Qual o amuleto mais poderoso do mundo?
Como fazer a diluição do álcool 70?
Quais os hábitos dos italianos?
Quais as estratégias de resposta aos riscos utilizados dentro dos projetos?