Embora uma cárie possa levar entre 2 e 3 anos a penetrar no esmalte, num só ano pode passar da dentina à polpa e inclusive afectar uma área muito maior. Por isso, a cárie da raiz que se inicia na dentina pode destruir em pouco tempo grande parte da estrutura do dente.
Fazer uma higiene bucal completa com escovação dos dentes é a maneira mais eficaz para evitar o surgimento de doenças bucais, como a cárie.
Quando a cárie ultrapassou as camadas superficiais do dente e chegou à polpa, a única saída é fazer o canal, em que nervos são retirados e o conteúdo interno é substituído por um material inerte. Apesar de efetivo, esse tratamento torna o dente vulnerável a fraturas e até exige o uso de próteses no futuro.
Uma excelente forma de eliminar a cárie é usar o gel chamado Papacárie, que é feito à base de papaína, encontrada no mamão, que remove completamente a cárie do dente sem precisar de anestesia, nem usar a broca para raspagem do dente.
Ou seja, aquela parte que está contaminada pela cárie. Essa remoção pode ser feita através de uma broca dentária, um laser ou até mesmo um gel papacárie. Além disso, em caso de uso de gel, o dentista limpa o dente com uma cureta ou raspa a área com um motorzinho.
39 curiosidades que você vai gostar
Como você pode perceber, a restauração do seu dente irá ter um custo variado de acordo com a sua necessidade e com o tipo de restauração que você escolher. Em média, o tratamento realizado em cada dente, pode custar de R$ 100 a R$ 300.
A cárie profunda pode causar muitos transtornos como uma intensa dor no local afetado. A cárie superficial ela pode fazer com que haja dor na região, mas a cárie profunda faz com que essa dor seja muito mais intensa. Além da dor, outro problema mais grave que pode ser causado é a perda do dente.
Com a evolução do processo carioso, ela alcança alguns tecidos mais profundos, como a dentina, podendo atingir a região central do dente, chamado de polpa dental. Quando essa polpa é contaminada pela cárie, é necessário fazer o tratamento desse local, o tão conhecido tratamento de canal .
Dor de dente prolongada, sensibilidade à alimentos quentes ou frios, dor pulsante, sensibilidade durante a mastigação e dor irradiada para outros dentes. Estes são os sinais de que você precisa de um tratamento de canal.
“O tratamento de canal é indicado quando a polpa está infeccionada ou morta, e isso ocorre principalmente nos casos em que a cárie é profunda, fraturas ou traumas.”
"Os sintomas só começam a aparecer quando surge a cavidade na superfície do dente, deixando a dentina exposta aos agentes externos (frio, calor, doce) ou quando a cavidade está tão profunda que começa a agredir a polpa, causando inflamação, consequentemente, dor", comenta.
As consequências de não tratar um canal quando indicado são desde dor recorrente no dente até a evolução para abscessos, edema, cistos intra-ósseos, reabsorção óssea, e comprometimento de outros órgãos do corpo. É muito grave algumas infecções que podem ocorrer em outras partes do corpo.
Sintomas das cáries
Uma cárie no esmalte, de um modo geral, não causa dor; esta começa quando a cárie atinge a dentina. Uma pessoa pode sentir dor só quando bebe algo frio ou come algo doce, o qual indica que a polpa está ainda sã.
Quando um dente passa pelo tratamento de canal, ele perde toda sua terminação nervosa (a polpa) e, consequentemente, a capacidade de sentir dor ou qualquer incômodo vindo da cárie. "O paciente vai demorar mais tempo para diagnosticar, pois o dente não terá nenhuma sensibilidade", esclarece.
Enquanto na minha infância quase todo mundo tinha cárie, hoje, felizmente, ela se manifesta em menor intensidade e em muito menos gente. No entanto, talvez porque ainda esteja fresco em nossa memória que a maior parte da população convivia com ela, acreditamos que ter o problema é normal.
Os tipos de cárie são:
Cárie coronária — é o tipo mais comum. Ocorre tanto em criança como em adultos. ...
Cárie radicular — à medida que envelhecemos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. ...
Cárie recorrente — a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes.
Na realidade, o tratamento para cáries é indolor: o cirurgião-dentista aplica anestesia para que o paciente não sinta o procedimento. No entanto, a aplicação da anestesia é um processo que pode causar um pequeno desconforto, que pode ser mais difícil para pessoas que sentem medo de agulha.
Quando a infecção chega à polpa, núcleo do dente altamente inervado, a dor é intensa e pode ser contínua. Sem tratamento, a cárie avança para inflamação da gengiva e a infecção pode chegar à raiz, com formação de abscessos, perda do dente e acometimento de ossos e outros dentes da região.
É importante escovar os dentes sempre após as refeições, mesmo que esteja sentindo um pouco de dor. Além disso, o paciente deve evitar mastigar no local onde o canal foi tratado, pois, dessa forma, a reabilitação é mais rápida e as dores são evitadas.
Nem todos os dentes são candidatos a um canal. Quando existe algum problema que atinge a polpa do dente aí a única estratégia para o tratamento é um implante. Em alguns momentos, a polpa pode estar tão inflamada que fazer um canal já não é mais uma opção.
O perigo de não tratar
Quando o indivíduo não procura ajuda profissional, o problema, que já é sério, pode ficar ainda pior. Sem o tratamento de canal, a necrose da polpa do dente pode se estender, gerando lesões no osso e a formação de cistos. Os dentes adjacentes também podem ser afetados.
Sintomas de cárie
Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
Presença de furinhos em um ou mais dentes;
Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
Sensibilidade ao tocar num dente;
Gengiva inchada e dolorida.
A lesão por cárie, quando profunda, causa dor e a chamada sensibilidade dentária, em especial na mastigação e na ingestão de alimentos. Em casos extremos, ao atingir o nervo do dente, a lesão por cárie provoca uma dor intensa e ininterrupta.
A dor na cárie pode variar de leve a insuportável .
Uma cárie mais superficial pode provocar aumento da sensibilidade. Principalmente ao escovar os dentes ou ao beber bebidas quentes ou frias. Cáries que causam danos mais profundos no dente podem afetar o nervo, provocando dor intensa.
Ao comparar os dois procedimentos, existe uma grande diferença entre eles: o tratamento de canal do dente tem como objetivo preservar o dente danificado enquanto uma extração o remove completamente.
Como guardar tubo silicone aberto?
Como enviar atestado médico pelo SEI?
O que significa a pessoa magra?
Como descrever o relacionamento familiar?
É comum de se referir ao médico?
Como aplicar um teste de Excel?
Como ferramenta de gestão um orçamento bem elaborado permite?
Como saber o número da minha conta bancária Banco do Brasil?
Como pedir ajuda a um professor?
Quais são os níveis de conhecimento em Excel?
Como descobrir quem é o seu mentor espiritual?
Como fazer anúncio patrocinado no Marketplace do Facebook?
Como reduzir o valor do aluguel?