– Coza durante 40 minutos, para o polvo ficar tenro.
Como cozinhar o Polvo
Há um segredo para que ele não fique duro. Depois de bem limpo, coloque-o numa panela, com todos os temperos, menos o sal. Deixe-o cozinhar até estofar. Corte-os em pedacinhos e só então salgue.
Para que o polvo fique bem macio deixe cozer entre 30 a 45 minutos. Verifique com um garfo se o polvo está macio. Se a carne do polvo praticamente não se agarrar ao garfo significa que está pronto.
Levar uma panela com água ao lume. Quando a água ferver, mergulhar e retirar o polvo inteiro 3 vezes na água fervente de forma a amaciá-lo com o choque térmico. Juntar uma cebola inteira descascada, tapar e deixar cozer até o polvo ficar macio.
Comprar, segundo o chef, exige atenção ao aspecto visual: “Polvo fresco é clarinho; os escuros, vermelhões, já estão há dias fora do mar. Costumo segurar o polvo pela cabeça, esticá-lo, e ver se os tentáculos estão grossos.
31 curiosidades que você vai gostar
Por conter poucas calorias, o polvo é considerada uma carne magra e muito nutritiva. Ele tem poucas gorduras, ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim e também os níveis de triglicerídios no organismo.
Mas a verdade é que ambos merecem uma chance de serem experimentados, não é mesmo? Quem já provou lula, sabe que ela possui uma textura um pouco “borrachuda”, até mesmo elástica. O polvo, no entanto, é um pouco mais consistente e macio.
Prefira comprar polvo fresco em vez de congelado, pois o polvo congelado tem tendência a encolher muito depois de cozido. Lave bem o polvo para remover eventuais vestígios de areia. Depois leve ao fogo médio uma panela de pressão com água suficiente para cobrir o polvo.
O ponto certo de cozimento do polvo: topa o desafio?Ela não coloca sal na água do cozimento, pois o molusco já vem da água salgada do mar; deixa para acertar esse tempero depois do cozimento.O polvo deve ser colocado na panela com os tentáculos para baixo e o corpo por cima, e ficar totalmente imerso na água.
No preparo, as lulas podem ser empanadas, grelhadas ou fritas, assadas com ou sem recheio, cozidas em líquido ou no vapor. O tempo de cozimento tem o mesmo macete do polvo: ou é bem curto (5 minutos) ou longo (mais de 25 minutos).
Dica: Para que a Lula não fique borrachuda deve-se prestar atenção ao tempo de cozimento. Ela tem dois pontos de cocção que deixam sua textura bem macia. Deve ser cozida por 5 minutos e se passar desse tempo cozinhe o molusco por mais 40 minutos.
Leve uma panela pequena com água ao fogo alto. Com uma faca afiada, corte as lulas em anéis de 0,5 cm. Quando a água da panela ferver, abaixe o fogo, coloque os anéis de lula e deixe cozinhar por 4 minutos. Desligue o fogo e escorra a água.
Outra dica para que as lulas e os polvos fiquem macios depois de cozidos, deve colocar o sal apenas uns minutos antes de irem a mesa, mas o melhor é congelar o polvo antes cozinhar, assim terá a certeza de que estará macio. Para que o polvo fique macio junte à água de cozimento uma cebola e um copo de coca-cola.
Sim, isso mesmo: coloca o polvo numa bacia e deixa descongelar durante 24 horas. Assim tens a certeza de que a carne deste molusco conseguirá cozer toda à mesma temperatura sem choques térmicos. Mal o polvo esteja descongelado, separa os tentáculos do corpo.
Mariscos, polvo e lula
Os mariscos podem ficar entre três e quatro meses no freezer. Já polvos e lulas de dois a três meses.
Mergulhe três vezes o polvo no caldo fervente, deixando-o no caldo por 5 segundos de cada vez. Depois, mergulhe o polvo em água e aumente a temperatura para médio-alto, até a panela começar a ferver levemente. Deixe que cozinhe por mais 30 minutos, até estar macio. Deixe que arrefeça e sirva.
Depois de cozido, o polvo pode ser congelado e preparado em até cinco dias. A dica é embalá-lo a vácuo. Para isso, em casa, você pode pegar uma panela com água, esquentar até 70 graus C, posicionar um pedaço de plástico em contato com o calor da panela e enrolar o polvo, dando um nó quando ele estiver todo coberto.
Existem dezenas de truques e dicas para o polvo ficar tenro e suculento. Em tempos longínquos, em algumas aldeias próximas da costa portuguesa, havia o costume de bater no polvo com um pau de madeira forte. É sem dúvida um método que resulta, mas que caiu em desuso por violento e também porque suja tudo à volta.
Se comer um polvo vivo não é uma das suas grandes ambições, apenas evite. Até porque, além de meio indigesto, o prato é perigoso, uma vez que os músculos do animal podem se contorcer dentro de você e provocar uma asfixia.
Apesar de ter oito tentáculos, o polvo não é um bicho de sete cabeças. Aliás, a cabeça do molusco é justamente a única parte que não se usa na culinária.
O sistema nervoso do polvo não é centralizado da mesma maneira que o nosso, então quando você corta seus tentáculos você não está cortando todos os laços com o cérebro. Dois terços de seus neurônios estão nos tentáculos e o polvo usa esses neurônios para tentar escapar de qualquer coisa que esteja tentando comê-lo.
O polvo é uma excelente fonte de proteína , importante para a construção de músculos, produção de hormonas e enzimas . Rico em ômega 3, trazendo benefícios para o sistema cardiovascular.
O que precisa para registrar barco na Marinha?
O que precisa para vender pizza congelada?
Porque o melhor período para regar as plantas e de manhã?
Como registrar uma empresa na CVM?
O que é necessário para protestar uma dívida?
Como reflorestar uma área desmatada?
O que é chip não registrado na rede?
Como iniciar o banco de dados MySQL?
Como lançar consórcio no Imposto de Renda 2020?
Como se faz a conta de fatoração?
Como funciona a fechadura rolete?
Como mudar a forma de pagamento da Netflix para boleto?
Como limpar fossa biodigestora acqualimp?
Como funciona devolução amigável de veículo financiado?
Quanto tempo dura uma escova de dente elétrica?
O que fazer em caso de morte de aposentado do INSS?
O que é efeito da força centrífuga?
Quem trabalha 12x36 quantas horas mensais?