Se for feito de maneira adequada, nas condições que o abacateiro gosta, os frutos irão aparecer em três anos, aproximadamente, a partir da data do plantio, caso tenha sido plantado por enxertia.
6 – Chegou o momento da colheita
A planta do abacate começa a dar fruto mais ou menos dois anos após a sua plantação. Quando estes frutos estiverem maduros, deve retirá-los da planta e consumi-los.
A floração ocorre, normalmente, durante o mês de abril. Os frutos são carnudos, do tipo drupa, com uma só semente. Os abacateiros têm uma característica curiosa no comportamento da sua floração. Em algumas variedades as flores têm os pistilos recetivos de manhã, fecham ao meio-dia e deixam servir o pólen à tarde.
A floração durou 75 dias na cultivar Geada e a colheita foi realizada 7 meses depois do início da floração e na mesma época em todos os tratamentos. A aplicação dos reguladores vegetais incrementou o número de frutos (Tabela 1).
Como o abacateiro é considerado muito exigente em água, a baixa disponibilidade de água provoca redução no tamanho do fruto e o excesso também não é tolerado pela planta. Quanto aos nutrientes, o nitrogênio e o potássio são os mais importantes para a produção do abacateiro.
33 curiosidades que você vai gostar
De acordo com o engenheiro agrônomo Tiago Mercuri, o adubo usado pode ser orgânico, mas o químico também precisa estar presente. Ele explica que o ideal é que seja feita a calagem, processo de aplicação de calcário na terra, de acordo com a análise do solo, e sugere o uso do nitrogênio, do fósforo e do potássio (NPK).
De acordo com Silva, o clima no Brasil é favorável para o plantio – para ter um abacateiro em casa, porém, é necessário de espaço. ... Caso plantado em vasos (com mais de 50 litros), a planta até produz frutos, mas de forma limitada. O plantio: – Escolha um lugar arejado, ensolarado e amplo.
Se for feito de maneira adequada, nas condições que o abacateiro gosta, os frutos irão aparecer em três anos, aproximadamente, a partir da data do plantio, caso tenha sido plantado por enxertia. No caso de plantio por semente, a floração e frutificação começa aos cinco anos de idade.
Quem cultiva pés de abacate - e até quem consome a fruta regularmente - sabe que a época mais intensa de produção vai dos meses de março a agosto, com algumas pequenas variações. É neste período que variedades como Geada e Fortuna ficam maduras, ampliando a oferta e reduzindo o preço para a compra.
A colheita é feita cerca de quatro vezes por semana e o segredo para manter o preço em alta é não colher muito abacate de uma só vez.
As folhas, de tom verde-musgo, de ovais a lanceoladas, medem de dez a 30 centímetros de comprimento. As flores, por sua vez, são hermafroditas (possuem os dois sexos) e a polinização ocorre principalmente por insetos e abelhas. Já os frutos variam de tamanho, formato e cor.
2.3 Morfologia da planta
Os enxertos, entretanto, produzem árvores, cuja altura varia de 6 a 15 metros; o diâmetro da copa pode variar de 6 a 13 metros.
De acordo com o especialista, os abacates Fortuna e o Margarida são os mais apreciados pelos brasileiros, porque são mais docinhos. O Avocado é ideal para fazer guacamole. O Geada é indicado para o preparo de cremes. Se você quer um suco ou um smoothie, é melhor escolher o abacate Quintal.
Abacate Ester Fiapo - Persea americana.
São Paulo, Minas Gerais e Paraná são os maiores produtores. Conforme revelam dados da Ceagesp, é a 16ª fruta preferida dos consumidores, mas o consumo per capita por aqui ainda é de apenas 1 quilo por habitante ao ano.
Use a tesoura para cortar as pontinhas que estiverem crescendo em áreas onde você não quer que tenha novos galhos. Como a poda intensa tende a reduzir a produção de frutos e fazer a árvore crescer muito rapidamente, os cortes pequenos e frequentes são uma forma melhor de manter o crescimento do abacateiro controlado.
Para cultivares de copa frondosa, recomenda-se espaçamento de 10 m x 10 m, enquanto para plantas que possuem copa menos vigorosa, ou que se pretende podar regularmente, de 6 m x 7 m.
Primeiro dia da lua minguante é assim: muito movimento aqui no quintal de casa. É terra para cá, terra para lá, mudas por todos os lados, esterco que não acaba mais. Esse é melhor momento pra plantar.
Fósforo: ideal no fornecimento de energia e para o desenvolvimento de novas estruturas. Potássio: possibilita a transpiração e a troca de gases, além de auxiliar na prevenção de pragas. Enxofre: faz parte de muitos componentes das células. Cálcio: contribui para o transporte de materiais e o crescimento radicular.
“A mais conhecida é a garfagem, ou seja, união do porta-enxerto com o ramo que é enxertado por uma fenda, que permite encurtar o período vegetativo da planta e acelerar o crescimento e a frutificação dos abacateiros, bem como a padronização dos frutos de cada cultivar, com uniformização das principais características ...
As raízes do abacateiro não possuem radicela. Em condições propícias de profundidade e arejamento do solo, podem atingir mais de 6m, todavia, aproximadamente 80% do volume radicular se concentra a 1m de profundidade (Koller, 1984).
As mais indicadas para o mercado interno são: Geada (B) de maturação precoce; Quintal (B) e Fortuna (A), os de meia estação; Ouro Verde (A), Breda e Margarida (B) de maturação tardia.
Como substituir a manteiga para fritar ovo?
Como colocar pendrive na TV Semp?
Como fritar e não deixar cheiro?
Como fortalecer o vínculo família e escola?
Qual é o comando de Wallhack no CS GO?
Pode fritar ovo em frigideira de ferro?
Como ligar piloto automático Nova Tracker?
O que é cliente Premium Herbalife?
Como instalar duas tomada com dois fios?
Como ativar o teclado do notebook Multilaser Legacy?
Como desligar o Win 10 sem atualizar?
Como ocorre o processo de polinização em gimnospermas e angiospermas?
Como colocar a TV digital na Samsung?
Como se dirigir a um oficial de cartório?
Como funciona uma petroquímica?
Como se chama uma pessoa cega?