O gato, também conhecido como gato caseiro, gato urbano ou gato doméstico, é um mamífero carnívoro da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação. Ocupando o topo da cadeia alimentar, é predador natural de diversos animais, como roedores, pássaros, lagartixas e alguns insetos.
“Em uma média, o número de gatinhos varia entre quatro e seis”, comenta. Porém, sempre há exceções. De acordo com a veterinária, em alguns casos, podem ser até dez bebezinhos de uma vez! Em outros, o gato pode ter só um filhote.
Quando ela estiver quase pronta para dar à luz, vai arranhar, se acomodar na caixa e começar um ronronar alto. Depois de notar que uma secreção avermelhada foi liberada, não demorará muito até que os primeiros filhotes e as placentas comecem a aparecer – normalmente em menos de uma hora.
O intervalo entre o nascimento de cada gatinho também pode variar entre 30 minutos e 1 hora e, caso a ninhada seja grande, a gata pode ficar o dia todo dando à luz. Se o parto durar mais de 12 horas, no entanto, pode ser necessário buscar ajuda de um veterinário.
A mamãe poderá ficar estressada ou até mesmo rejeitar o filhote. Atenção: animal não é brinquedo! As crianças podem observar a mãe cuidando dos gatinhos, caso a gata esteja acostumada e não pareça se importar com a presença delas. Mas não devem pegar os filhotes, que são muito frágeis nas primeiras semanas de vida.
30 curiosidades que você vai gostar
Filhote de gato nasce morto
Para que se desencadeie o nascimento, os filhotes devem estar vivos. Se não for assim, o parto não ocorre e sera necessário recorrer a medicamentos. Se eles não funcionam (algo bastante provável), deve ser feita uma cesariana.
O sentimento de “meu gato morreu, estou muito triste” pode não ser exatamente o mesmo para um outro gato, mas isso não quer dizer que ele não vá sentir falta do seu irmãozinho no dia a dia. Para os felinos, a morte não é bem morte, e sim abandono.
O primeiro sintoma de morte fetal (dos filhotes) é a mudança de comportamento da cadela, que para de comer, pode ter contrações da barriga e depois com o passar do tempo, pode apresentar corrimento vaginal sanguinolento, escuro ou de cheiro forte e ruim.
Feche a boca do gato e sopre jatos curtos e rápidos de ar nas suas narinas, dando tempo para o ar sair antes de soprar de novo (4-5 segundos). Você pode usar a mão para fazer um caminho e evitar que o ar escape. Sinta se o peito do gato sobe e desce com o ar.
Trata-se de um fenômeno natural: o gato fica “duro” umas três horas após a morte. Usando luvas, levante o felino e sinta o corpo dele. Caso esteja muito rígido, ele está morto.
Converse com um veterinário para que ele possa aconselhá-lo sobre o seu caso.Mantenha um diário com os níveis de sofrimento e dor do gato. ... Para realizar a eutanásia, o veterinário administra um sedativo, seguido de uma medicação que faz com que o gato faleça em paz.
O corpo físico do animal se transforma em um corpo energético, que é liberado no momento em que este falece. Os animais retornam às energias divinas da natureza, onde voltam a ser novamente um com a entidade geradora da vida.
Quando ocorre um aborto em cadelas, ou morte neonatal, é preciso investigar as causas e, se preciso fazer a castração e remoção do útero. Isso porque há grandes chances do problema se repetir em outras gestações.
Permita que a mãe passe um tempo com eles.
Logo ela perceberá que estão mortos e permitirá que você os remova sem ficar incomodada. Ela perceberá que estão mortos assim que ficarem frios. Se após alguns dias, ela ainda estiver se preocupando com filhotes mortos, remova-os logo, mesmo que ela ache ruim.
Apenas 60 a 70% dos filhotes sobrevivem às primeiras 12 semanas. As causas da morte podem variar, mas na maior parte dos casos o falecimento ocorre devido a problemas no desenvolvimento uterino dos animais, durante o nascimento ou no desmame.
Sentir tristeza, choque, raiva, solidão são reacções emocionais naturais à morte de um animal de estimação. Expressar estes sentimentos não significa que somos fracos. Significa apenas que estamos a fazer um luto por um animal que foi muito significativo na nossa vida.
Em muitas culturas, os gatos são animais sagrados e cultuados, considerados ótimos talismãs para proteger a casa e atrair boa sorte e fartura. Os gatos são vistos como animais místicos e atraem muitos mitos, alguns bons e outros nem tanto, devido ao comportamento peculiar próprio dos felinos.
Acariciar e pegar os gatinhos recém-nascidos pode ser perigoso. Os gatinhos, assim como os bebês humanos, são extremamente frágeis. Se você os manusear abruptamente ou se deixá-los cair acidentalmente, poderá danificar os ossos ou órgãos vitais. Você deve sempre ser muito gentil e delicado com os recém-nascidos.
Para a contagem de filhotes, indica-se a radiografia de abdômen, que é efetiva a partir dos 45 dias de gestação, este exame é muito importante para em caso de parto normal o tutor saber quantos filhotes ainda tem para nascer.