No que pese fins previdenciários, a lei exige o prazo de dois anos para se obter os benefícios. O regime de bens especifica as regras de partilha do patrimônio do casal, e é muito importante tanto na circunstância de casamento quanto de união estável.
A união estável por muito tempo teve como requisito para seu reconhecimento o tempo mínimo de cinco anos de convivência do casal, conforme a antiga Lei 8.971/94, mas isso foi alterado pela Lei 9.278/96 que afastou prazo mínimo para a caracterização de uma relação em união estável.
Embora não seja fixado um TEMPO MÍNIMO para a sua configuração (dois anos, por exemplo, como prevê a Lei portuguesa), ALGUM TEMPO de convivência é fundamental, para que a união estável se estabeleça. Nada que tem de ser duradouro pode ser BREVE ou TRANSITÓRIO”.
Assim, se o seu relacionamento é somente um namoro, mesmo que morem juntos, não há com o que se preocupar, pois seu namorado não terá direitos sobre seus bens, tendo em vista que esse vínculo não gera consequências de ordem jurídica.
Geralmente recebemos muitas dúvidas relacionadas ao tempo de relacionamento, sobre qual o prazo mínimo que uma relação precisa ter para ser considerada união estável, entretanto saiba que não existe um período específico morando junto para o relacionamento ser configurado como uma união estável.
44 curiosidades que você vai gostar
É comum que muitos imaginem que a união estável existe apenas para aqueles casais que estão a muito tempo juntos, no entanto isso não é um fato, assim como também não é necessário o casal morar junto para se configurar essa relação.
O que é a União Estável? ... Comumente as pessoas imaginam que existe um tempo mínimo de relacionamento para ser configurado como união estável ou que existe a necessidade de morar juntos, porém isso é apenas um mito, afinal não existe um tempo mínimo ou algo que diga que o casal necessita residir na mesma casa.
Aí vem um detalhe muito importante: No que diz respeito ao patrimônio, prevalece o regime da comunhão parcial de bens. Portanto, no exemplo mencionado neste texto, ambos têm direito sobre os bens que ajudaram a quitar juntos, ou seja, o apartamento e o carro e podem reivindicar os valores que investiram.
Em qualquer relação, temos o direito de:Ser respeitado, independentemente de se ser rapaz ou rapariga, da idade, nacionalidade e origens culturais;Dar a nossa opinião;Estabelecer limites;Dizer “Não”;Decidir e escolher livremente, sem pressões;Ter outros amigos;Passar tempo com as pessoas de quem gostamos;
Como limpar um chapéu de massa?
Qual é o tipo de moto ideal para altura?
Como ligar a lavadora de alta pressão?
Como saber naturalidade de alguém?
Como utilizar a garantia da Dell?
Como usar o creme e a gelatina da Salon line?
Como ocorre a digestão da celulose nos herbívoros?
Como usar gelatina capilar no cabelo?
O que é e como funciona a Termossensibilidade?
Como acontece a contaminação do solo?
Como utilizar a jarra da Tupperware?
Como o ácido oxálico pode matar?
Pode colocar própolis no suco?
Como é o processo de digestão da lactose?
Como é a digestão de animais monogástricos?
Como configurar a impressora HP 2130?
Como acontece a digestão do pão?
Como ocorre a difusão de gases através da membrana respiratória?