A ovulação dura 12 a 48 horas. A mulher é potencialmente fértil por até sete dias e talvez até 10 dias, de acordo com os estudos mais otimistas. Isso ocorre porque o espermatozoide pode sobreviver até cinco dias no trato reprodutivo feminino. Ovulação é quando um óvulo é liberado de um ovário.
Todo ciclo começa com a menstruação. Em um ciclo regular, com duração média de 28 dias, o período menstrual acontece de três a oito dias. Para descobrir o período fértil, a mulher deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação e acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data.
O período fértil inicia 5 dias antes do dia da ovulação. Este “período” de ovulação calcula-se num ciclo regular como um número de dias após a menstruação. Este dia fértil e os 5 dias prévios (anteriores) são a melhor altura para engravidar.
Em muitos casos, o período fértil é considerado entre os 3 dias antes e 3 dias após a ovulação e, por isso, se a mulher tiver relação nesses dias tem maiores chances de engravidar.
A estimativa é que a nidação ocorra a partir do sétimo dia após a fecundação. Nidação consiste em um leve sangramento, de tom rosa-claro ou marrom, que ocorre antes do período menstrual. Isso confirma que o blastocisto se firmou na parede do útero, ou seja, houve o processo de implantação do óvulo fecundado no útero.
38 curiosidades que você vai gostar
É possível ovular estando grávida
Antes de mais nada, é necessário falarmos que, em uma gravidez comum, o corpo da mulher impede que ela continue ovulando para que nenhum outro óvulo possa ser fecundado e, consequentemente, para que nenhum problema aconteça com a gravidez em curso.
Mulheres que tem um sangramento muito longo, podem terminar a menstruação já próximo da ovulação, principalmente se tiver um ciclo menstrual curto, de 20 a 22 dias, por exemplo. Não é o habitual. Habitualmente, até 5 dias após a menstruação, a chance de engravidar é quase nenhuma.
Quem não está querendo engravidar, não pode ter relações durante o seu período fértil, que é entre o 11º e o 17º dia, a partir do primeiro dia do ciclo menstrual, num ciclo de 28 dias.
Caso a mulher tenha tido uma relação desprotegida e se encontra no período fértil, o ideal é que faça o teste de gravidez de urina ou de sangue. Este teste deve ser realizado após o atraso da menstruação, no mínimo, 7 dias após o contacto intimo, para que o resultado seja o mais correto possível.
Se sua dúvida é “quando engravidei?” saiba que não é possível dizer exatamente em que dia que ocorreu a fecundação. Isso acontece pois o período fértil é relativamente extenso. Como o espermatozóide pode sobreviver por até 5 dias, umas relação sexual 5 dias antes de ovular pode produzir uma gestação.
A ovulação é o processo definido pela liberação do óvulo por um dos ovários, enquanto o período fértil é o intervalo em que a mulher tem mais chance de engravidar.
Os sinais (que podem ser vistos) e sintomas de gravidez (que podem ser sentidos) podem surgir nas primeiras semanas após a concepção, como também, podem passar despercebidos, já que depende de cada mulher.
Primeiros 7 dias
Corrimento vaginal cor-de-rosa. ...
Corrimento mais espesso. ...
Cólica e inchaço abdominal. ...
Cansaço fácil e sono excessivo. ...
Mamas sensíveis e escurecimento da aréola. ...
Atraso ou falta da menstruação. ...
Dor no fundo das costas. ...
Aversão a cheiros fortes.
Para realizar o exame, o recomendado é aguardar 10 dias após a fecundação, ou no primeiro dia após o atraso menstrual. O beta HCG pode ser realizado antes desse período, porém pode apresentar um resultado falso-negativo.
Você fica mais fértil quando ocorre a ovulação, cerca de 10 a 16 dias antes da próxima menstruação. A ovulação pode ocorrer mais cedo quando você tem um ciclo curto. O espermatozoide pode sobreviver em seu organismo por até 5 dias e pode fecundar o óvulo assim que ele é liberado.
Tabelinha – O que é?
Anote em um calendário o primeiro dia da menstruação.
Marque em azul os dias em que você tem menos chances de engravidar: entre o 1º dia e o 9º dia da menstruação. ...
Marque em vermelho os dias em que você provavelmente estará mais fértil: do 10º ao 19º.
É o período do ciclo menstrual em que a mulher está produzindo o óvulo e pode engravidar. – é possível ficar grávida antes de começar a menstruar? Sim, é possível, pois o período fértil ocorre antes da menstruação.
Muitas pacientes me perguntam se é possível engravidar no primeiro dia de menstruação ou no último dia de menstruação. Estas dúvidas são muito comuns e para todas elas a resposta é não. A mulher não consegue engravidar quando está menstruada.
Estudos mostram que as chances de engravidar de acordo com a data da relação sexual são as seguintes: Até cinco dias antes da ovulação – 4%. Até dois dias antes da ovulação – 25 a 28%. Durante as 24 horas após a ovulação – 8 a 10%.
1. É possível engravidar com o líquido seminal? Teoricamente não é possível engravidar com líquido seminal, pois esse líquido por si só não contém espermatozoides, que normalmente só são liberados dos testículos no momento do orgasmo.
Tem como saber se está grávida apertando a barriga? Algumas mulheres podem afirmar que sentem uma “pequena bolinha” na barriga, mas na verdade não é uma forma segura de se confirmar a gravidez. A melhor forma de confirmar é através dos testes de farmácia ou de sangue em laboratório.
A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.
Como saber se estou grávida? Veja os principais sintomas:
Atraso na menstruação;
Enjoos e vômitos;
Sensibilidade e aumento das mamas;
Aumento da frequência urinária.
Sonolência, cansaço e fadiga
Pode ter início até na primeira semana de gravidez. A mulher tem uma sensação de sonolência excessiva e cansaço. "Acontecem devido ao hormônio Beta HCG e à progesterona. Além disso, pode haver uma queda da pressão arterial levando a esses sintomas", explica Domingos Mantelli Filho.
Quando a gravidez começa a dar sintomas? Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.