A insulina NPH humana e a glargina podem ficar até 4 semanas fora da geladeira, já a insulina degludeca pode ficar até 8 semanas fora da geladeira. Inclusive, quando inicia-se o uso da insulina indicamos manter a insulina fora da geladeira pois o líquido gelado pode causar dor/ardência no momento da aplicação.
Caso a temperatura ambiente não tenha ultrapassado 25ºC a insulina poderá ser utilizada por até 6 semanas após a alteração das condições de armazenamento (desde que dentro do prazo de validade informado no frasco-ampola. Se a insulina for congelada, não poderá mais ser utilizada.
Já as canetas descartáveis, podem ser armazenadas em geladeira ou temperatura ambiente. Quanto à validade, após a abertura da insulina, são válidas de 4 a 8 semanas conforme orientação em bula. Após este prazo, deve ser descartada, mesmo que ainda contenha insulina e tenha sido armazenada em geladeira.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), em viagens de avião, a insulina deve ser transportada na bagagem de mão. Uma dica é montar 2 kits com a insulina e seus insumos e separar em duas malas. Essa ação, garante a continuidade do tratamento em caso de perda ou extravio da bagagem.
A borrachinha do frasco estar muito furada,com pouca insulina no recipiente e a insulina estar diferente do que costuma aparentar. Com aspecto turvo, viscoso ou com outra cor. São sinais de alerta.
24 curiosidades que você vai gostar
O prazo de validade é uma das várias garantias de qualidade do medicamento. Assim, em hipótese nenhuma se deve utilizar a insulina fora do prazo, sob o risco de ter os níveis de glicose no sangue elevados e sofrer urgências médicas, como uma cetoacidose diabética, que pode levar ao coma diabético e até à morte.
Recomenda-se sempre o rodízio dos locais de aplicação da insulina, pois, caso seja realizada muitas vezes no mesmo local pode ocasionar a formação de bolsas de gorduras, nódulos e lesões na pele (lipodistrofias).
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) recomenda que em viagens de avião, a insulina deve ser transportada sempre na bagagem de mão. A entidade ainda ressalta que mesmo em voos de longa duração, a substância não deve ser nunca congelada.
A dica é colocar os frascos de insulina em bolsa térmica ou caixa de isopor. Não precisa colocar gelo. Caso não tenha bolsa térmica ou isopor, leve o frasco em bolsa comum, junto a você, onde não receba a luz do sol, diretamente.
O melhor modo de Transportar Insulina em Ônibus é em uma bolsa térmica. Ela pode manter a temperatura da insulina por mais tempo, evitando riscos de prejudicar sua ação biológica.
Cada refil contém de 150 a 300 unidades de insulina e, dependendo da quantidade usada diariamente, o cartucho dura menos ou mais de um mês. Quando o refil acaba, o paciente deve descartá-lo e carregar a caneta com um novo cartucho. Tendo bons cuidados, a caneta reutilizável pode durar vários anos.
“Após aberta, deverá ser utilizada em, no máximo, 30 dias. Sempre conservar em temperatura abaixo de 30 graus Celsius e nunca expor à luz”, complementa a médica.
Após o primeiro uso, válido por 1 mês, quando armazenado em temperatura ambiente abaixo de 30 °C ou sob refrigeração (temperatura entre 2 °C e 8 °C), longe do compartimento do congelador.
Insulinas em uso: prazo máximo de validade de 45 dias, a partir da data da abertura (ver orientações na bula), e devem ser descartadas após esse período.
Cuidados na compra de Victoza
A caneta de Victoza que esta em uso não tem necessidade de ser mantida em geladeira, podendo ficar fora dela por até 30 dias, deste que a temperatura não ultrapasse 30 graus.
As taxas de mortalidade foram comparáveis entre os grupos de dose de insulina; < 25 unidades por dia (46 por 1.000 pessoas/ano), 25 a < 50 unidades por dia (39 por 1.000 pessoas/ano), 50 a < 75 unidades por dia (27 por 1.000 pessoas/ano), 75 a < 100 unidades por dia (34 por 1.000 pessoas-ano) e pelo menos 100 unidades ...
A melhor entrega desses produtos é por SEDEX 10, pois a insulina chegará em menos de 24 horas. Caso a cidade não tenha este serviço, utilize o SEDEX ou E-SEDEX.
Agulhas e seringas podem ser levadas no avião desde que elas tenham etiquetas profissionalmente impressas que identifiquem o medicamento, fabricante ou indústria farmacêutica, além da receita médica.
Peça à sua equipe médica que escreva uma declaração de que você tem diabetes e precisa viajar com os seus medicamentos (descrevendo quais são), pelo menos uma versão em inglês. É possível que este documento seja solicitado ao você tentar embarcar no aeroporto com insulina, seringas, caneta, bomba de insulina no avião.
Transporte ideal de frascos e canetas de insulina e/ou Victoza. Suporta temperatura de armazenamento de 6 a 8 horas, se utilizado com gelo reciclável. Bolsa acompanha dois gelos recicláveis. * Antes de utilizar a bolsa térmica, coloque os gelos recicláveis em congelador.
Armazenamento e conservação da insulina
O frasco de insulina fechado deve ser armazenado sob refrigeração entre 2 a 8º C, o mais longe possível do congelador. A porta do refrigerador deve ser evitada, pois pode haver risco de queda do frasco e variações da temperatura, durante as aberturas várias vezes ao dia.
Se a agulha atingir o músculo, por exemplo, a insulina será absorvida mais rapidamente, sem falar que a dor será maior. Já se a injeção for mais superficial, o hormônio ficará na pele, afetando seu início de ação e a duração no organismo. Por isso, aprender a técnica correta de aplicação faz parte do tratamento.
O principal efeito colateral de qualquer tipo de insulina é a hipoglicemia, que é a redução exagerada da glicose. Esta alteração provoca sintomas como tremores, tonturas, fraqueza, transpiração e nervosismo, e é muito perigosa, pois, se não for corrigida rapidamente, pode causar desmaio e até coma.
Usar a mesma área por um período muito longo pode provocar caroços ou depósitos de gordura, o que acaba formando nódulos. Essas lesões podem alterar como a insulina é absorvida pelo organismo, tornando mais difícil manter o controle glicêmico.
A consequência do diabetes tipo 1 é um acúmulo permanente de glicose na corrente sanguínea, o que causa uma porção de danos. Entre as complicações, destacam-se: Lesões e placas nos vasos sanguíneos, que comprometem a oxigenação dos órgãos e elevam o risco de infartos e AVCs.
Como prender policarbonato alveolar?
Pode fazer rejunte com argamassa?
Como preparar a tinta para Silk?
O que eu faço de mistura hoje?
Como preparar a tinta à base de água?
Pode dar carne moída crua para gatos?
Como fazer um canteiro passo a passo?
Qual é a melhor reposição de massa capilar?
Qual a melhor terra para plantar Amarilis?
Pode começar frase com pronome SE?
Como preparar a polpa de açaí?
Como fazer a reativação da Sky TV?
Qual altura ideal para cascata?
Como preparar a parede para a pintura?
Como posso reduzir o sal sem perder o gosto o sabor dos alimentos?