Atualmente, sabe-se que a circunferência da Terra possui 40.075 km de extensão, enquanto que Eratóstenes encontrou um valor de 39.250 km.
ComentáriosDiâmetro da terra é 12.742 Km, logo o raio será 6.371 Km. Para calcular o comprimento de uma circunferência, a fórmula. é C=2*π*r. ... Bem o que eu precisava, melhor ainda se colocasse em notação científica. 4.10 na quinta potência. ... vejam como é variável este valor do C=2*TT*6371: TT=3,14 C=40.009,88….
Uma volta inteira na Terra corresponde a uma distância 2πr~40.000 km.
A Terra têm um diâmetro de 12.756 km (pelo Equador). Para muitas pessoas, tentar imaginar isso em termos de distância é algo muito difícil, acostumadas que estão a raciocinar apenas em termos de unidades, dezenas ou centenas de quilômetros.
Essa distância é, em média, de 384.042 quilômetros, com uma variação de mais ou menos 2 centímetros, mas Murphy quer uma precisão ainda maior.
42 curiosidades que você vai gostar
Em 1985, também foi calculada a velocidade com que o Sol se move em seu movimento orbital ao redor do centro galáctico: 232 km/s. O novo estudo dos pesquisadores japoneses também reavaliou essa medição e concluiu que nossa estrela viaja, na verdade, a 239 km/s.
Tem mais depois da publicidade ;) A duração da rotação da Terra é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimos, originando a sucessão dos dias e das noites. A velocidade desse movimento é de cerca de 1666 km/h, ou 465 m/s, que é bastante elevada, porém muito inferior à de outros astros do universo.
Isso dá aproximadamente 108 mil km/h. Se a gente conseguisse viajar a essa velocidade individualmente, daríamos quase três voltas ao mundo em uma hora.
Não é possível precisar exatamente a maior estrela que existe no universo, uma vez que conhecemos apenas uma pequena parte dele. Porém, entre as estrelas conhecidas atualmente, a maior é a VY Canis Majoris, ou simplesmente VY Cma.
Vamos começar dizendo que o universo é grande. Estima-se que, se olharmos em qualquer direção, suas regiões visíveis mais distantes estão a cerca de 46 bilhões de anos-luz de distância. Isso significa ter um diâmetro de 540 sextilhões de milhas (ou 54 seguido por 22 zeros).
A velocidade da rotação da Terra é reconhecidamente alta, porém é constante. Por isso, o movimento dela é uniforme e faz com que não percebamos em sensações. Por exemplo, pegue um trem e note quando ele viaja em sua velocidade de cruzeiro. Você não vai sentir nada, mesmo que seja um trem de alta velocidade.
“É impossível que o planeta pare de girar de modo abrupto, mas, se isso acontecesse, tudo aquilo que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente: as cidades, os oceanos e até o ar da atmosfera”, afirma Rubens Machado, do departamento de astronomia da USP.
O movimento de rotação é o percurso que a Terra faz em volta do seu próprio eixo, ou seja, em volta dela mesma. O planeta Terra leva cerca de 24 horas para dar essa volta completa.
Em 1905, o cientista alemão Albert Einstein postulou que a velocidade da luz, de 299,792,458 metros por segundo, é constante e insuperável.
Por que não percebemos esse movimento? A velocidade que a Terra gira ao redor do Sol (translação) é cerca de 107 000 quilômetros por hora e a velocidade do movimento em torno de seu próprio eixo (rotação) é cerca de 1 700 quilômetros por hora na região do Equador, diminuindo quanto mais se aproxima dos pólos.
Para começar, sabemos que o novo astro está a apenas 500 anos-luz da Terra, o que significa que ao viajar na velocidade da luz, demoraríamos 500 anos para chegar lá. Mas se convertermos essa distância para uma medida mais familiar encontraremos o surpreendente número de 4.730.500.000.000.000 quilômetros.
Os cenários montados pela equipe de Walt Disney nos anos 60 foram tão convincentes que passam a idéia de que a Lua é enorme, mas as dimensões reais de nosso satélite são bem menos espetaculares, se comparados com o planeta. São 6.371Km de raio da Terra, contra meros 1.737Km da Lua.
Os astronautas foram enviados em direção da Lua pelo terceiro estágio do Saturno V, separando-se do resto do foguete e viajando por três dias até entrarem na órbita da Lua.
Um filamento galáctico com aproximadamente 10 bilhões de anos-luz (3 Gigaparsecs) em sua maior dimensão, por 7,2 bilhões de anos-luz (2,2 Gigaparsecs) na outra.
Dessa forma, atualmente, segundo observam os astrônomos, a área do universo observável é de 93 bilhões de anos-luz. Cada ano-luz é equivalente a 9,5 trilhões de km. Portanto, trata-se de algo que está muito além da nossa capacidade de imaginação.
A verdadeira idade do universo é um dos assuntos mais debatidos pela comunidade científica. Por meio de tecnologias avançadas e muita observação, especialistas indicam que sua formação ocorreu após o Big Bang, há cerca de 13,5 bilhões de anos.
Como recuperar contorno quebrado?
Como recorrer de multa por ultrapassar pela faixa contínua?
Como recuperar ganache talhado?
Como colocar o Teclado do Google?
Quantos dígitos tem o número da conta Sicoob?
Como recuperar E-mail excluídos do Hotmail há muito tempo?
Como saber se meu anel e de diamante?
Como tirar o gosto de ranço da manteiga?
Como recuperar vídeo excluído da lixeira do celular?
Como faço para recuperar um Arquivo excluído?
Como recuperar áudio apagado da memória interna do celular?
Como recuperar jaqueta de couro legítimo?
Como instalar o módulo de segurança do BB no Linux?
Como recuperar minhas fotos da galeria?
O que é o termo da Certidão de Casamento?
Como voltar o Candy Crush em português?
O que fazer quando o granito trinca?