Segundo o Código Penal (artigo 184), o plagiador está sujeito a multa e até a detenção, de três meses a um ano.
Àqueles que descumprirem a Lei estarão sujeitos a punições como multa e detenção de três meses a um ano, de acordo com o artigo 184 do Código Penal. Em caso de cópia indevida com o objetivo de obter lucros, a multa também é aplicada e a detenção é de dois a quatro anos.
O plágio acontece quando alguém reescreve frases, citações ou conceitos de outros autores, seja de livros ou da internet, sem dar os devidos créditos. É muito importante que o uso de qualquer referência seja explicitado no próprio trabalho.
O Plágio compromete a credibilidade das pesquisas científicas, desprestigia títulos acadêmicos, atribui vícios na aprendizagem dos estudantes que veem a se tornar diplomados incapazes de elaborar trabalhos acadêmicos nivelados ao Ensino Superior.
Como se defender de plágio na internet? Passo a Passo.Registre seu conteúdo na Fundação Biblioteca Nacional;Publique seu conteúdo e faça uma nota indicando que o texto não pode ser republicado sem a autorização do autor. ... No caso de imagens coloque marcas d água e disponibilize apenas arquivos em baixa resolução.
44 curiosidades que você vai gostar
Se for de outra pessoa, notifique-a. Procure uma forma de contato, principalmente particular, como e-mail ou formulário do blog dela. Coloque o link do plágio encontrado. Como anteriormente citado, o plágio pode ser completo ou parcial; de um ou mais autores; descarado ou disfarçado.
A técnica infalível para nunca plagiar é sempre sustentar seus argumentos com citações e referencial teórico do autor que você tem como base. Sempre que uma ideia não for sua, acrescente uma citação direta ou indireta do autor, e você não cometerá plágio!
Vice-Reitoria para Assuntos AcadêmicosFORMAS DE PLÁGIO. ... Integral: cópia de um trabalho inteiro, sem citar a fonte.Parcial: colagem resultante da seleção de parágrafos ou frases de um ou diversos autores, sem menção às obras.Conceitual: utilização da essência da obra do autor expressa de forma distinta da original.
O plágio é uma prática nada tolerável e assunto muito sério. Trata sobre se apoderar e capitalizar (não necessariamente dinheiro) em cima do conhecimento e trabalho de outra pessoa. Para quem é estudante isso pega muito mal com os professores e colegas. Para quem já é formado, é pior ainda!