Pessoas físicas podem doar até 6% dos seus impostos, sendo 3% para os fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e 3% ao fundos do Idoso. Caso queira, o contribuinte poderá doar mais, porém o valor não poderá ser deduzido do imposto a pagar.
As doações são isentas de Imposto de Renda, mas a Receita precisa identificar essas transações que fizeram o seu patrimônio ficar menor no ano passado. A operação deve ser informada na ficha “Doações Efetuadas”, com o código específico do bem ou do valor em dinheiro.
Para começar, a doação de bens em vida pode ser realizada por qualquer um que tenha idade superior a 18 anos e não esteja impedido judicialmente. É possível fazê-lo por escritura pública, instrumento particular ou até mesmo verbalmente, como no caso de bens móveis de pequeno valor.
Como declarar as doações incentivadas no imposto de renda 2021. Para aproveitar a dedução, informe as doações realizadas em 2020 na ficha Doações Efetuadas do seu Programa Gerador da Declaração. Escolha o código referente ao tipo de doação realizada: 40 - Doações em 2020 - Estatuto da Criança e do Adolescente.
Como declarar as doações incentivadas no imposto de renda 2021. Para aproveitar a dedução, informe as doações realizadas em 2020 na ficha Doações Efetuadas do seu Programa Gerador da Declaração. Escolha o código referente ao tipo de doação realizada: 40 - Doações em 2020 - Estatuto da Criança e do Adolescente.
Vale lembrar que pessoas que tenham recebido doação superior a R$ 40 mil já são obrigadas, só por este motivo, a entregar a declaração de imposto de renda 2021.
Segundo a Receita Federal, o limite de doação neste caso é de 3% do imposto devido, ou seja, a renda que estiver apurada na declaração. Quando a doação é feita no ano anterior e diretamente ao fundo, o limite é de 6%.
Apesar de ser isento no IRPF, as doações podem estar sujeitas ao pagamento de um tributo estadual, o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD). As taxas podem variar de acordo com cada Estado, por isso, é importante se informar como funciona no local que você reside.
Após esse prazo, o contribuinte pode efetuar doação desde que seja feita aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA). Neste caso, a dedução fica reduzida e limitada a 3% do imposto devido na declaração, respeitando o limite global de 6%.
O declarante que receber doação ou o donatário deve declarar o valor ou bem na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” da declaração com o código “14 – Transferências patrimoniais – doações e heranças”, incluindo o nome e CPF do doador e informar o valor da doação. Declaração de quem fez doação
É possível recuperar mensagens excluídas da lixeira do Gmail?
Como processar uma pessoa por difamação na internet?
Como saber a senha do caixa tem?
Como saber se o rastreio e Sedex?
Como tirar informe de rendimentos Caixa Econômica?
Como recuperar os dados do emissor de Nota Fiscal Eletrônica?
Quem pode ter acesso a um processo judicial?
Como fazer para o chip não ser rastreado?
Como saber se existe um inventário?
O que as coreanas tomam para pele?
Como acessar os microdados do IBGE?
Como recuperar arquivo da rede?
Quais doenças O exame FAN detecta?
Como recuperar uma ligação apagada?
O que significa ter a presença de Deus?
Como são organizados os elementos químicos da tabela periódica?