A quantidade ideal de batata-doce por dia é de 50 gramas, o que corresponde a uma batata-doce pequena (em torno de 50 kcal).
Desde que consumida com moderação, a batata doce pode ser usada tanto para ganhar massa muscular ou emagrecer, pois apresenta inúmeros benefícios para saúde e imunidade, devido a sua composição em vitaminas e minerais, como a vitamina C e o potássio.
Além de poder ser consumida antes do treino para dar energia, ela também pode ser utilizada na refeição pós treino, que deve ser rica em proteínas para recuperar o músculo e estimular a hipertrofia. Para isso, deve-se consumir a batata doce com fontes magras de proteínas, como frango grelhado e claras de ovo.
Além do que, a batata doce possui cinco vezes mais cálcio do que aquela. Ela é riquíssima em nutrientes e pode ser consumida em diferentes refeições ao logo do dia, pela sua variedade de usos (farinha, tapioca, cozida, purê). Ela não provoca gases e recomenda-se ingerir 100g antes do treino, por ser rica em fibras.
Qual a quantidade de batata-doce devo comer por dia
Pois, em excesso, ela se torna vilã da dieta. Assim, o ideal é consumir 50 gramas por dia, o que corresponde a uma batata-doce pequena.
37 curiosidades que você vai gostar
No cardápio em que a batata-doce é o alimento principal tanto no almoço quanto no jantar, outros alimentos também ajudam a complementar os nutrientes que o corpo necessita.
Comer um ovo por dia ajuda a ganhar músculos e perder gordura.
Além de ser um alimento gostoso e nutritivo, a batata doce é benéfica à saúde do corpo, principalmente de praticantes de musculação. “Ela é fonte de carboidrato complexo de lenta absorção, fornecendo muita energia durante treinos de alta intensidade”, explica a nutricionista esportiva Tatiane Sousa.
Seu consumo é recomendado principalmente no pré-treino. “Fonte de amido resistente – um tipo de carboidrato de médio índice glicêmico -, a batata-doce libera energia aos poucos no organismo, garantindo combustível do começo ao fim do exercício”, explica o nutriendocrinologista Romualdo Lima, do Rio de Janeiro.
Batata-doce
As quantidades variam de acordo com o tamanho da pessoa e intensidade do treino. No geral, recomenda-se de 1 a 4 gramas de carboidrato por quilo de peso. Ou seja, uma pessoa de 60 kg, deverá comer, em média, 120 gramas de batata-doce.
A batata-doce é bastante consumida e uma fonte de carboidrato saudável. Ganhou a fama de ser o alimento predileto de quem quer ganhar massa muscular.
Em uma refeição pós-treino, a batata inglesa é uma ótima escolha, ainda mais se for amassada ou cozida no vapor. Vale lembrar que os dois alimentos devem fazer parte de uma dieta saudável. Ambos são riquíssimos em vitaminas e carboidratos de moderado ou baixo índice glicêmico.
Dez motivos para comer batata doce todos os dias
Ajuda a digestão. ...
Massa muscular. ...
Tem poder anti-inflamatório. ...
Ajuda o sistema imunitário. ...
Alivia a asma. ...
Ajuda a eliminar as dores da artrite. ...
Ajuda a combater o cancro. ...
Trata as úlceras no estômago.
Veja os benefícios que a dieta da batata doce e ovo pode oferecer a você:
Saciedade por um maior período de tempo;
Energia para seus treinos;
Equilíbrio na flora intestinal;
Evita a fadiga muscular;
Apoia o anabolismo;
Apoia a perda de gordura localizada;
Mantém o corpo desintoxicado.
A batata doce é um tubérculo, ou raiz, que tem ótima quantidade de energia, pois tem alto teor de carboidratos e ainda é rica em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C e minerais, como o potássio e o magnésio, que ajudam na prevenção de algumas doenças, como diabetes, câncer e infarto.
Já se você quer melhorar sua performance durante os treinos e competições, o ideal é comer a batata doce no pós-treino para que ela ajude a repor os estoques de glicogênio zerados e também facilite o envio de nutrientes para a reconstrução das fibras musculares.
Para ganhar massa muscular. A batata doce pode ser uma boa aliada para quem tem como objetivo o ganho de massa muscular. O ideal, neste caso, é ingeri-la cerca de 1 hora antes de iniciar o treino. Dessa forma, o carboidrato fornecerá energia suficiente para todas as atividades físicas.
Por conter substâncias goitrogênicas, que atrapalham a absorção de iodo, a batata-doce na dieta está associada à incidência de disturbios da tireóide, como o hipotireoidismo, gipertireoidismo, tireoidite de Hashimoto, doença de Graves e câncer de tireoide.
Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que a ingestão integral do ovo (clara+gema), mantendo proporções de 1.8g de proteína por kg de peso, é mais eficiente na hora de aumentar a massa muscular.
Comer ovo diariamente não faz mal à saúde desde que seja incluído em uma alimentação equilibrada e variada, podendo trazer diversos benefícios para o organismo como ajudar a controlar o colesterol, favorecer o ganho de massa muscular ou prevenir doenças nos olhos, por exemplo.
O consumo de proteína, como o ovo, no pré-treino pode ser benéfico para quem busca ganho de massa muscular, já que o nutriente deve ser ingerido no decorrer do dia, de forma fracionada, para melhorar a síntese de massa magra.
Como criar um E-mail com meu domínio no Outlook?
Como extrair o código HTML de um site?
Como instalar calha de aço galvanizado?
Como unificar planilhas Excel?
Como interpretar o exame de TTPA?
Como ver a audiência de um podcast?
Como desbloquear senha web pessoa física?
Como descobrir a bitola de um tubo?
Como acertar na base para o rosto?
Como juntar dinheiro ganhando apenas um salário mínimo?
Como ver altura do som de fone de ouvido?