Ao longo de sua vida útil, é natural que haja uma desvalorização do carro e isso acontece, principalmente, devido ao desgaste na mecânica do veículo que ocorre com seu uso. Muitos calculam que um modelo desvaloriza, em média, em 10% do seu valor inicial ao ano.
Dessa forma, a cada ano de vida, um carro perde 20% do seu valor até chegar a 0. Isso significa que também perde ao redor de 1,666667% ao mês. Portanto, basta contar a idade do automóvel e calcular sua depreciação usando esses valores (20% para anos e 1,666667% para meses).
Como calcular a depreciação de veículos? De maneira geral, você deve dividir o valor do automóvel zero quilômetro por quatro ou cinco (dependendo do tipo de automóvel) para saber o valor anual de depreciação. Depois, divida o valor obtido por doze (meses do ano). O resultado será a depreciação mensal do veículo.
A desvalorização varia muito de acordo com o modelo do carro, o estado de conservação na hora da revenda, a demanda do mercado por aquele veículo, entre outros fatores. De maneira geral, estima-se que, em média, 10% do valor seja perdido assim que a compra é realizada.
Zero, usado ou seminovo, todo veículo perde valor assim que sai da concessionária ou garagem. Essa desvalorização do carro é natural e inevitável, por mais que doa aceitar.
20 curiosidades que você vai gostar
Para ter uma ideia aproximada, você pode dividir o valor do automóvel zero quilômetro por cinco para saber o valor anual de depreciação. Em seguida, divida esse valor obtido por doze, que é a quantidade de meses em um ano. O número resultado é a depreciação mensal do veículo.
De maneira geral, além das leis do mercado, pequenas batidas e riscos são responsáveis pela depreciação. Para evitar uma desvalorização ainda maior, é importante que o carro tenha a parte mecânica e estrutural conservada, com as revisões feitas e anotadas, de preferência nas concessionárias da marca.
Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil Chevrolet Onix Plus – 7,6% Toyota Corolla – 8,9% Toyota Hilux – 9% Hyundai HB20 e Honda HR-V – 9,2% Honda Fit – 9,4% Honda Civic – 9,5% BMW Série 3 – 9,7% Volkswagen up! e Volvo XC60 Hybrid – 9,8%
Volkswagen T-Cross é o terceiros dos carros que menos desvalorizaram. O modelo se destacou como o SUV compacto com a menor desvalorização do mercado e o terceiro veículo entre todos os carros até R$ 100 mil que menos depreciaram no ano que passou.
Pode fazer musculação e muay thai?
Qual o prazo para o registro de admissão do empregado?
Quando e como ocorre o escurecimento das frutas?
Como escrever número em inglês por extenso?
O que significa Zap no baralho?
Onde protocolar cumprimento de sentença provisório?
O que o funcionário tem direito de receber no final do ano?
Quais são as principais classificações dos agregados?
O que é subordinação na língua portuguesa?
Como tirar a tinta do cabelo com bicarbonato?
Porque o arroz grudar na panela?
Estou tomando anticoagulante e me cortei?
Quem são os finalistas do BBB 21?
O que perguntar ao pediatra na consulta de 1 mês?