6. Feijão. O feijão de todos os dias é rico em proteínas, ferro, vitaminas, folato e fibras. Uma concha de feijão carioca tem cerca de 7 gramas de fibras solúveis.
Mas, infelizmente, a maioria de nós não consome a quantidade ideal de fibras por dia, e sequer sabe quantas fibras por dia é preciso comer. A média da mulher devia ser de 25 a 30 gramas de fibras por dia. Isso equivale a sete maçãs, ou 12 xícaras de brócolis, ou sete xícaras e meia de aveia.
Para se ter uma ideia, se a pessoa consome no almoço uma concha média de feijão, vai ter um aporte de aproximadamente 7 g de fibras, o que representaria um pouco mais de 20% da recomendação diária de consumo para adultos.
Rico em proteínas, fibras e ferro, o feijão-branco possui ainda grandes quantidades de potássio, nutriente que ajuda a combater a hipertensão - uma xícara dele já corresponde a 25% de sua necessidade diária.
O brasileiro consome em média 15 gramas de fibras por dia, enquanto o recomendado são 25 g. Por isso, incluir 10 g diárias na sua alimentação pode fazer bem para o intestino, para a saciedade e até para o coração, reduzindo o colesterol ruim.
22 curiosidades que você vai gostar
*De acordo com a recomendação da OMS, o consumo de fibras deve ser de 25 g a 35 g por dia. **Essa ferramenta tem como base os alimentos mais consumidos diariamente e seus valores são aproximados.
Quais os tipos de alimentos mais ricos em fibra? 1 - Alimentos integrais: opte por pães, arroz e massas integrais, que são muito mais ricos em fibras que as versões não integrais. 2 - Folhas verdes: verduras como alface, couve, rúcula, acelga, agrião, espinafre e brócolis também são ricas nesse nutriente.
Ou seja, o consumo de fibras deixa a barriga mais cheia, o que torna mais fácil o controle da quantidade de alimentos e calorias que são ingeridos ao longo do dia. Assim, conforme as informações da tabela acima, o alimento que mais contribui com o fornecimento de fibras em uma refeição é o feijão.
Dicas para incluir mais fibras na alimentaçãoAproveite as cascas. As frutas e vegetais concentram, em sua maior parte, as fibras nas cascas. ... Coma leguminosas. Lentilha e feijão são extremamente ricos em fibras. ... Escolha bem os acompanhamentos. ... Fique atento a sua alimentação. ... Por Lucas Tavares.
O consumo exagerado de alimentos ricos em fibras pode gerar flatulência excessiva. “Se a pessoa ingerir fibras em excesso e não beber água, o que pode ocorrer é uma constipação e um dos sintomas pode ser o aumento na produção de gases, já que as bactérias se alimentam das fibras”, alerta a nutricionista Giovana Morbi.
Obter mais fibra em sua dieta é simples. Comece por reduzir a ingestão de alimentos processados e aumente a ingestão de frutas, vegetais e legumes, bem como grãos integrais, feijões, nozes, sementes – alimentos ricos em fibras.
Não podemos esquecer que o arroz apresenta quantidade baixa de sódio e taxas pequenas de gordura. O feijão, por sua vez, fornece também importantes nutrientes, como o ferro, fósforo, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B. Ele ainda é rico em fibras e tem função antioxidante.
“O arroz é rico em aminoácidos como a metionina e cisteína, porém, é pobre no aminoácido lisina. O feijão, por sua vez, apresenta todos os aminoácidos essenciais, sendo muito rico em lisina, mas é pobre em metionina e cisteína. Ou seja: um completa o outro”, diz.
Ficar sem comer feijão não acarretará problemas se este for substituído por outros alimentos fonte de vitaminas e minerais que ele contem. O feijão faz parte da família das leguminosas, desta forma, outros alimentos desta podem substituí-lo.
Para te ajudar a atingir sua recomendação diária de fibras, fizemos uma lista com 10 alimentos rico em fibras. Confira!Aveia em flocos (ou farelo de aveia) 4 colheres de sopa te fornecerão 4g de fibras.Ameixa preta. ... Grão de bico cozido. ... Mamão papaia. ... Arroz integral. ... Quinoa. ... Brocólis. ... Feijão carioca cozido.
Banana-Maçã
TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) "É a campeã de proteínas e fibra em comparação as demais.
Cada unidade de banana-prata tem aproximadamente 80 g, com cerca de 84 kcal. É a variedade mais duradoura entre todas. Possui 286 mg de potássio, 23,4 mg de magnésio, 1,56 g de fibras, 17,2 mg de vitamina C e 20,8 g de carboidratos por unidade.
Frutas sem casca e cozidas, como banana, pera ou maçã.
A ingestão diária recomendada é em média 30 g para prevenção de doenças crônicas ou no mínimo 20 gramas.
Segundo a nutricionista da Unimed Fortaleza, o consumo ideal de fibras varia de 25 a 30g por dia. Assim, a recomendação é consumir alimentos ricos em fibras diariamente.
Qual é o conceito de enfermagem?
Quais os signos que traíram o zodíaco?
Quais os riscos de uma infiltração na laje?
Quanto é passagem de trem SuperVia?
O que é uma planta secundária?
Quantas malas levar para intercâmbio?
Porque não gostei de Porto de Galinhas?
Como disfarçar um dente da frente que está escuro?
Como mudar o local de armazenamento do WhatsApp?
Quais são os maiores desafios do mundo?
Qual cor de vela para Segunda-feira?
Como se dá a responsabilidade civil do Estado?
Como converter um vídeo de 4-3 para 16:9?
Como rotear a internet do iPhone com o Wi-Fi?
Qual a quantidade de leucócitos que indica leucemia?