Ouça em voz altaPausarClassificação das Cirurgias: englobam: CIRURGIA ELETIVA: tratamento cirúrgico proposto, mas a realização pode aguardar ocasião propícia, ou seja, pode ser programado. Por ex.: mamoplastia, gastrectomia. CIRURGIA DE URGÊNCIA: tratamento cirúrgico que requer pronta atenção e deve ser realizado dentro de 24 a 48 horas.
Ouça em voz altaPausarSão exemplos de cirurgias potencialmente contaminadas: cirurgia eletiva no intestino delgado, cirurgia das vias biliares sem estase ou obstrução biliar, cirurgia gástrica e duodenal, feridas traumáticas limpas, colecistectomia, vagotomia com drenagem, cirurgias cardíacas prolongadas com circulação extracorpórea.
Ouça em voz altaPausarCirurgias Infectadas – são todas as intervenções cirúrgicas realizadas em qualquer tecido ou órgão, em A apresentação de um sítio cirúrgico com grau de contaminação acima do esperado, por exemplo, contaminado ao invés de limpo, ocorre com pouca frequência, sendo, portanto, estatisticamente difícil para as instituições ...
Ouça em voz altaPausarApendicectomia é considerada uma cirurgia potencialmente contaminada, porém quando apresenta supuração passa a ser contaminada. IV. Ao classificarmos uma cirurgia pela finalidade, devemos observar os aspectos: curativo, paliativo, diagnóstico, plástico e opcional.
As cirurgias mais comuns
Ouça em voz altaPausarCirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.
Tipos de cirurgias
Ouça em voz altaPausarSão as realizadas em tecidos colonizados por flora microbiana abundante, de difícil descontaminação, na ausência de processo infeccioso local. Consideram-se contaminadas as cirurgias realizadas no cólon, reto e ânus; em tecido com lesões cruentas e cirurgias de traumatismo crânio encefálicos abertos.
Ouça em voz altaPausarEstima-se que após 24 horas do ato cirúrgico a ferida esteja selada e, assim, protegida da contaminação exógena. Infecções em outros sítios podem ser fontes de microrganismos que contaminam a ferida cirúrgica e devem ser pesquisadas e tratadas no pré-operatório de cirurgias eletivas.
O procedimento cirúrgico atualmente é algo comum no ambiente hospitalar, porém ele é classificado de vários modos, vamos conhecer cada um deles? Definição
Cirurgias necessárias São cirurgias que podem ser planejadas dentro de períodos de tempos mais longos como semanas ou meses. Exemplos: Hiperplasia da próstata sem obstrução vesical; Distúrbios da tireoide; Catarata.
TEMPOS CIRÚRGICOS OU OPERATÓRIOS São procedimentos ou manobras consecutivas realizadas pelo cirurgião, desde o início até o término da cirurgia. De um modo geral as intervenções cirúrgicas são realizadas em quatro (4) tempos básicos. 1 ) DIÉRESE 2) HEMOSTASIA 3) CIRURGIA PROPRIAMENTE DITA 4) SÍNTESE
Cirurgias Diagnósticas As cirurgias diagnósticas, são cirurgias destinadas a realizar um diagnóstico no paciente, por exemplo: Biopsia: é a retirada de um tecido para análise de tipo de células; Laparotomia Exploratória: é a incisão da parede abdominal de modo a visualizar os órgãos abdominais para fins de facilitar diagnósticos.
Como eles interagem com o ambiente?
Quais animais conseguem se camuflar?
Como os animais emitem gás que podem aumentar a temperatura do planeta?
Como conectar 1 monitores no notebook?
Como os sumérios expressavam suas ideias?
Para que serve dicloridrato de hidroxizina hidroxizina?
Como usar a pomada dipropionato de betametasona ácido salicílico para clarear?
Como se chama a cauda dos cometas?
Como usar bandana em cabelo preso?
Como usar Finepix como webcam?
Qual a característica de um mercado comum?
Como os animais fazem para se proteger das queimadas e de outros animais?
Como são formados os Lençóis Maranhenses?