Muitas pessoas se perguntam se há crase diante de nomes próprios femininos. Haverá ou não. A crase só ocorrerá se houver uma intimidade com a pessoa, pois em português o nome próprio pode ser precedido do artigo definido: o João, a Lúcia. Então, tanto é correto dizer-se: “Dedico à Maria...” ou “Dedico a Maria... ”.
Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.
2ª Dúvida: Existe crase antes de pronomes pessoais? Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.
O uso do acento da crase só é facultativo antes de pronomes possessivos femininos no singular (=minha, tua, sua, nossa, vossa).
O uso do artigo é facultativo antes de nomes próprios femininos: Maria é uma simpatia. OU A Maria é uma simpatia. Joana é inglesa.
16 curiosidades que você vai gostar
Ambas as possibilidades estão corretas. A escolha de uma ou outra posição está dependente de regras de cortesia ou de outra natureza. A colocação do pronome eu em último lugar pode ficar a dever-se a uma regra de cortesia, que procura evitar uma atitude de imodéstia: (1) «A Maria, a Rita e eu fizemos este trabalho.»
A crase não deve ser empregada junto a nomes próprios. Os nomes próprios indicam um nome específico, em geral destinado a um ser em particular em oposição a um ser genérico – nome comum (ex: cidade: ser genérico = nome comum; Campo Grande: ser específico = nome próprio).
O uso da crase antes de pronomes possessivos é facultativo. Isso acontece porque os pronomes possessivos podem ser ou não precedidos de um artigo definido. Haverá crase se o pronome possessivo for precedido de um artigo: Eu chamei a minha mãe. Eu disse à minha mãe que você viria.
Crase obrigatória
Por fim, quando estamos diante de um pronome possessivo substantivo feminino, a crase torna-se obrigatória. ex: Não me refiro à sua irmã, mas à minha. Isso ocorre, porque o uso do artigo antes dos pronomes substantivos é compulsório.
Como programar a TV Philco para ligar sozinha?
Qual a formatação de uma carta comercial?
O que fazer quando o ficante não manda mensagem?
Como formatar um DVD Dual Layer?
O que é preciso para programar em Assembly?
Como fazer espelhamento TV Panasonic e iPhone?
Como formatar um tablet que está travado?
Como mandar currículo para Renner?
O que usar no lugar do fluido de corte?
Como montar uma partição NTFS no Linux?
Como configurar E-mail RD Station?
Como criar um aplicativo gratuito passo a passo?
Como formatar um HD dentro do Windows?
Como entrar em chamada no Teams?
Como conectar o celular no projetor Epson?