Ela pode ser utilizada em qualquer dia que seja necessário, respeitando a recomendação de não usar mais do que duas vezes por mês, podendo ser ingerida com água ou alimentos. No caso das cartelas com dois comprimidos, o segundo deve ser tomado após 12 horas da ingestão do primeiro.
Enquanto os fabricantes da pílula levonorgestrel não recomendam tomar uma pílula anticoncepcional de emergência mais de uma vez em um ciclo (3), a Universidade Americana de Obstetras e Ginecologistas e os fabricantes da pílula somente de progestina contradizem isso e afirmam que não há problema (2,4).
Mas ela tem até 3 dias (72 horas) para fazer isso. Nas primeiras 24 horas, por exemplo, a eficácia da pílula é de 88%. O medicamento é vendido em dose única e em dois comprimidos. Solicitamos que a mulher tome um comprimido e espere 12 horas para tomar o outro.
Sim, o uso de mais de uma pílula do dia seguinte, no mesmo mês, pode causar graves danos à saúde. A medicação deve ser usada apenas como contracepção de urgência, no máximo uma vez ao mês. O uso de mais de 1 pílula do dia seguinte por mês, pode ocasionar: Sangramento volumoso (hemorragias)
Denise conta que, se a mulher ingerir a pílula com frequência e em um curto período de tempo, o recurso pode não funcionar como método de emergência. "O perigo é que, com o uso abusivo, a pílula pode perder o seu propósito, ou seja, a mulher pode engravidar, pois o medicamento quebra o ritmo hormonal", alerta.
32 curiosidades que você vai gostar
O recomendável é que seja usada, nó máximo, de três a quatro vezes por ano. Se a mulher toma o anticoncepcional tradicional, por exemplo, não precisa usar a pílula do dia seguinte.
A pílula também deixa a camada interna do útero, o endométrio, pouco receptiva para a gestação, além de agir alterando a motilidade dos espermatozoides, ou seja, diminuindo a capacidade dos espermatozoides de se moverem até o óvulo.
Os efeitos colaterais podem durar até 72 horas, mas é importante lembrar que os efeitos anticoncepcionais da pílula do dia seguinte não duram todo esse tempo, permanecendo por apenas 24 horas. Se você tomou uma pílula do dia seguinte, você ainda pode engravidar ao fazer sexo desprotegido 48 horas depois.
Quantas vezes posso tomar a pílula do dia seguinte? Não existe um limite estabelecido. Apesar de não ser recomendado, a PDS pode ser tomada mais de uma vez por mês. Se você teve uma relação sexual desprotegida, tomou a PDS e voltou a ter relações 3 a 5 dias depois, a pílula do dia seguinte pode ser tomada novamente.
Como saber se estou contraindo o assoalho pélvico?
O que acontece se o homem tomar estrogênio?
Quais são as características da música popular amapaense?
Qual é o quinto estado da matéria?
Quantas combinações são possíveis com 6 números de 1 a 25?
O que tomar quando estiver intoxicado?
Qual a diferença entre os e OSCIPs?
Como fazer backup do WhatsApp Google Drive para iPhone?
O que significa a expressão ruminantes?
Quanto tempo demora para transferência de escritura?
Qual é o DPI de um mouse normal?
Quais ações seriam necessárias para evitar a perda dos corais?
Quais são as principais causas da inflação?
O que acontece quando tocamos as cordas de um violão?
Quais maquininhas aceitam venda digitada?