Segundo o biólogo do Tamar Fábio Lira, somente este ano no litoral sergipano, 294 tartarugas foram encontradas mortas. Em 2020, foram cerca de 600 animais mortos.
Os números foram estabelecidos a partir de diversas necropsias realizadas em espécies marinhas, incluindo 197 mamíferos, dos quais duas espécies estão listadas como em extinção, 573 aves, das quais duas estão listadas e 2.955 tartarugas marinhas, das quais cinco foram listadas.
Só no ano de 2016, cerca de mil tartarugas morreram ao ingerir plástico no oceano da região – são três por dia! Os dados são do Instituto Argonauta, entidade sediada em Ubatuba, que se dedica a produzir pesquisas sobre conservação marinha.
Conforme dados do Instituto Verdeluz, Organização da Sociedade Civil (OSC) que monitora os animais no Estado, já são 29 animais encontrados mortos neste ano, contra 21 óbitos de janeiro a agosto de 2019, por exemplo. Nos anos anteriores, 2017 e 2018, foram 8 e 18 tartaguras mortas, respectivamente.
Segundo o biólogo Bruno Stefanis, do Instituto Biota, as duas principais causas de morte desses animais estão relacionadas à intervenção humana. A primeira é a intervenção com a pesca e a segunda por ingestão de resíduos. ... Há 15 dias, outra morte de tartaruga chamou a atenção de biólogos e médicos veterinários.
22 curiosidades que você vai gostar
Ao todo, 32 morreram. 88% ingeriram algum tipo de plástico jogado na água e ficaram asfixiadas. ... O biológico Felipe Brayner é integrante da ONG e afirma que 88% das mortes se dá porque as tartarugas se asfixiam ao ingerir objetos plásticos jogados no mar pela população.
A poluição das águas dos oceanos, por poluentes orgânicos ou inorgânicos, causa impactos a vida de uma grande diversidade de organismos, incluindo as tartarugas marinhas e até mesmo seres humanos! ... É grande o número de tartarugas marinhas que morrem direta ou indiretamente pela ingestão de lixo.
Este rastreia com as informações cultivadas por Conserve Turtles, o que indica que mais de 1 milhão de animais marinhos (incluindo pássaros, peixes, tubarões, tartarugas marinhas e mais) são conhecidos por serem mortos por ingestão ou ficando de alguma forma emaranhados pela poluição do plástico.
De acordo com um novo estudo, tartarugas marinhas se interessam por plástico, pois eles cheiram como a comida que elas consomem. Já vimos vídeos virais o suficiente sobre tartarugas com canudos presos no nariz para mostrar que o plástico é uma ameaça para elas.
Esses corpos estranhos podem causar obstruções do trato digestório levando o animal à morte, comprometer a capacidade de se alimentarem ou dificultar a digestão adequada dos alimentos causando má nutrição, doenças, diminuição do sucesso reprodutivo, do crescimento e da longevidade.
Existem apenas sete espécies de tartarugas marinhas no mundo. Dessas sete, cinco podem ser encontradas no nosso litoral: Cabeçuda, de Pente, Verde, Oliva e de Couro. Como identificar uma espécie de tartaruga marinha? As tartarugas marinhas são diferenciadas principalmente pela forma, cor e desenho dos seus cascos.
As tartarugas, principalmente, sofrem com o lixo nos oceanos ao ingeri-los como se fossem alimentos. Ao pesquisar sobre o tema, um grupo de cientistas da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descobriu que isso ocorre pois elas são atraídas pelo cheiro do plástico que flutua nas águas.
Entre as ações, estão a redução de capturas incidentais e mortalidade de tartarugas marinhas nas atividades pesqueiras, a proteção das áreas prioritárias de reprodução e alimentação, a redução dos impactos da poluição e o aprimoramento das políticas públicas de proteção.
As tartarugas são atraídas pelo cheiro do plástico que flutua nos oceanos. ... As tartarugas reagiram aos pedaços de polietileno de uma garrafa limpa como se fosse a brisa do mar. A cada ano, vários milhões de toneladas de plástico acabam no mar. Animais marinhos se deparam com esses resíduos e até os comem.
Restos de redes e linhas de pesca abandonados no mar também são perigosos, pois permanecem no ambiente matando indiscriminadamente e desnecessariamente não só as tartarugas marinhas como outros animais que se enroscam e morrem enforcados, por asfixia ou por inanição.
Além disso, o canudinho é composto por polipropileno e poliestireno (plásticos), elementos não biodegradáveis, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente!
Os números impressionam: só nos Estados Unidos, mais de 500 milhões de canudos plásticos são utilizados diariamente, de acordo com uma pesquisa do governo. O Fórum Econômico Mundial relata a existência de 150 milhões de toneladas métricas de plásticos nos oceanos.
A cada ano, oito milhões de toneladas de plástico vão parar nas águas dos oceanos, levando 100 mil animais marinhos à morte, conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU).
Anualmente, o número estimado de animais mortos para consumo humano é de 56 bilhões, sem contar os coletados para pesca, pois torna-se um número incontável, no Brasil são mortos 5 bilhões de animais por ano, em média 14 milhões por dia, no mundo a soma ultrapassada 153 milhões de animais por dia.
O boto vaquinha não é apenas o menor mamífero marinho que habita o planeta: os especialistas o descrevem como o “mais raro”. É difícil observá-lo em seu habitat, é esquivo e tímido, e se afasta se perceber a presença de barcos. É endêmico do Golfo da Califórnia ou do Mar de Cortez, o que significa que só vive lá.
A fotopoluição é a poluição causada por luzes artificiais nas praias e afeta as fêmeas e filhotes de tartarugas.
Luz artificial
As fêmeas deixam de desovar, evitando o litoral, se a praia está iluminada inadequadamente. Os filhotes, por sua vez, ficam desorientados.
Uma enorme quantidade de resíduos plásticos cobrindo e afetando diversos ecossistemas no oceano. ... Um estudo realizado recentemente na Austrália comprovou a drástica e perigosa diminuição da população de tartarugas-verdes, espécie ameaçada de extinção, em consequência da ingestão de restos de produtos plásticos.
Segundo a equipe de veterinários ingleses, praticamente todas as tartarugas que passaram por uma necrópsia tinham plástico em seus estômagos. ... Eles estimam que milhares delas morram por esta razão todos os anos. E não são só elas.
Praticamente todas as 7 espécies de tartarugas marinhas estão ameaçadas de extinção e todos nós devemos tentar ao máximo ajudar a conservá-las. 1️⃣ Compre o pescado de fontes sustentáveis. 2️⃣ Apoie o #ecoturismo de tartarugas. 3️⃣ Quando deixar a #praia, nivele a areia para facilitar a subida das tartarugas.
Como ser bom no Fortnite Xbox One?
Como é calculado o valor patrimonial de um FII?
Quando vai ser a prova do Encceja 2020?
Como tirar a numeração da página de referência?
Como ensinar tabuada de forma criativa?
Como ver o código fonte de uma página?
Como tirar fotos na praia com celular?
Como saber todas as contas vinculadas ao meu E-mail?
Como saber o valor venal de um imóvel em Salvador?
Como fica o saco após vasectomia?
Como saber a versão do TV Box?
O que é o volume de uma solução?
Como calcular o volume ocupado por um objeto?
Como achar vazamento na piscina de fibra?
Como colocar o índice h no Lattes?
Como saber meus números da sorte para jogar?