O período entre 11 e 14 semanas de gestação é muito importante. É o primeiro momento para se observar com maior detalhe a anatomia do bebê e estimar riscos de doenças.
Primeira consulta – perguntas a fazer ao obstetra: – Como calculo minha idade gestacional (em semanas e meses)? – Quando é minha data provável do parto (DPP)?
Primeiro ultrassom do bebê A partir da 12ª semana, a via abdominal é a mais indicada. O primeiro ultrassom da gestação pode ser realizado já a partir da 5ª semana de gravidez, época em que já possível visualizar o saco gestacional, primeira estrutura identificável de uma gravidez.
O indicado pelos obstetras é que a gestante aguarde até completar a 7º semana para poder realizar o primeiro ultrassom na gravidez. A partir desta semana gestacional já é possível analisar o saco gestacional, medidas do embrião e a vesícula vitelínica e escutar nitidamente os seus batimentos cardíacos.
Primeiro trimestre Nessa primeira fase da gravidez, o ultrassom transvaginal ou endovaginal é o mais comum, sendo realizado entre a 7ª e 8ª semana de gestação.
Isso acontece pois, em geral, só é possível ouvir o coração do bebê em um ultrassom transvaginal a partir da 6a semana de gestação, que é contada a partir da data da última menstruação.
Preparação da gestante para o exame Este procedimento não requer preparação especial. Uma vez que apenas a área abdominal inferior precisa ser exposta para este exame, você pode usar uma roupa folgada de duas peças.
15 perguntas de gestantes mais ouvidas pelos obstetras
O ultrassom obstétrico é um exame de acompanhamento do desenvolvimento do bebê durante a gestação. Ele serve para auxiliar no diagnóstico de possíveis malformações fetais ou detectar a gestação de múltiplos.
Antes da 4ª semana não adianta fazer ultrassom, pois ele não é capaz de identificar nenhum sinal de gestação. Alguns dias após o início da 5ª semana de gestação já é possível identificar, dentro do saco gestacional, a vesícula vitelina, estrutura que fornece nutrientes para o embrião.
Esperei ansiosa o dia da ultrassom e acho que isso é normal, já que realmente se constata a gravidez visualmente (pra ficha cair realmente) que meu bebê estava dentro de mim de verdade e bem de saúde. Chegado o dia do exame, fomos meu marido e eu, eu estava feliz porém receosa.
Um ultrassom feito no primeiro trimestre ajuda a confirmar a idade gestacional, e é especialmente útil quando a mulher não sabe a data de sua última menstruação ou quando há suspeita de ovulação tardia.
Durante a Segunda Guerra Mundial, foi aprimorado o estudo da utilidade do ultrassom para fins militares com o desenvolvimento do SONAR (Sound Navigation and Ranging) para a navegação e determinação da distância pelo som.