Após quase mil anos, entretanto, cada vez mais islandeses estão interessados em retornar às suas raízes culturais: atualmente, quase 3,9 mil pessoas que vivem na ilha professam a tradição nórdica — como a população total da Islândia é de pouco mais de 350 mil habitantes, essa já é a segunda maior religião do país.
Possuíam como principal deus Odin, considerado o deus mais poderoso da religião nórdica e chamado de “pai dos deuses”. Conforme Johnni Langer: “Odin era uma deidade assustadora, furiosa, violenta, cruel, cínica, enganadora, mas ao mesmo tempo também era inspirador das poesias e da magia.
A origem familiar de Odin
O primeiro deus de todo o universo, segundo a mitologia nórdica, teria sido Buri, que foi pai de Bor e avô de Odin.
A religião dos povos vikings era de base politeísta, ou seja, acreditavam na existência de mais de um deus. Não existe um termo específico para definir a religião ou crenças praticadas pelos vikings, portanto, os historiadores costumam referir-se à religiosidade viking como paganismo nórdico.
A Asatru é uma religião politeísta com vários deuses e deusas - na Islândia, os mais populares são Thor, o deus dos céus e dos trovões, e Freyja, deusa do amor e da fertilidade. Seus princípios são não autoritários e descentralizados, sem um texto sagrado ou fundador oficial.
25 curiosidades que você vai gostar
Após quase mil anos, entretanto, cada vez mais islandeses estão interessados em retornar às suas raízes culturais: atualmente, quase 3,9 mil pessoas que vivem na ilha professam a tradição nórdica — como a população total da Islândia é de pouco mais de 350 mil habitantes, essa já é a segunda maior religião do país.
Skol é uma palavra derivada das línguas escandinavas e usada pelos nórdicos para fazer um brinde. Corresponde ao Português "Saúde!". Em Sueco escreve-se “skål” e no Dinamarquês e Norueguês “skaal”, sendo que o significado literal é "tigela, copo".
Por fim, dentro da mitologia nórdica, existiam vários deuses, como Odin, Thor, Balder, Týr, Heimdall, Freyja, Njord e Loki. Destacaram-se Odin, cultuado principalmente pela classe de nobres e pelos reis, e Thor, que era o mais conhecido dos deuses e seu culto era realizado principalmente pelos camponeses.
Na mitologia nórdica, Jotunheim ou Jötunheimr é o mundo dos gigantes (de dois tipos: rocha e neve, chamados coletivamente de Jotuns). A partir deste mundo, os gigantes ameaçavam os seres humanos em Midgard e os deuses em Asgard (cujos mundos são separados pelo rio Iving).
Veja abaixo os principais deuses que compõem a mitologia nórdica:Odin: maior dos deuses vikings, o pai dos deuses.Freyr: deus da abundância e irmão de Freyja.Frigga: deusa da fertilidade e mulher de Odin.Tyr: deus do combate e filho de Odin e Frigg.Vidar: deus da vingança, filho de Odin.
Odin é o deus nórdico correspondente a Zeus, sendo o deus supremo e o principal deus do clã dos deuses Asses, que são os deuses mais importantes da mitologia nórdica. Ele também era conhecido como o “Pai de Todos” e “O enviado pelo Senhor da Guerra”.
Kratos, no entanto, mata Hércules e também a própria Hera (um ato que mata toda vida abórea) por zombar de Pandora a quem Kratos ficou ligado. Hermes: O Deus do Comércio, Mensageiro dos Deuses, e pai de Ceryx. Hermes provoca Kratos sobre o assassinato de sua família, levando à uma perseguição pelo Olimpo.
Odin é considerado o deus da sabedoria, da magia, da poesia e da guerra. É protetor dos mortos em batalha e dos magos. Odin conhece os mistérios das runas e de outras magias.
Odin é um deus nórdico, senhor da cura, da vida e da morte. Seu culto se espalhou pelo norte da Europa e é chamado de Wotan na mitologia germânica. Retratado como um homem velho, de longas barbas brancas, mas robusto, Odin por vezes aparece vestido como simples peregrino ou com suas armas de guerreiro.
Os países nórdicos recebem este nome por estarem na porção mais setentrional (ou seja, ao norte) da Europa. O termo “norden” (no português, “nórdico”) é utilizado para representar tudo relativo ao ponto cardeal norte, como a região em que estão Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Islândia.
Na mitologia nórdica, os Jotun (em português gigantes, em nórdico antigo Jotun ou Jötunn) são uma raça mitológica com força sobre-humana e se manifestam sempre em oposição aos deuses, embora frequentemente eles se misturassem ou até mesmo tomassem por matrimônio alguns deles, tanto os Æsir e os Vanir.
Odin: o maioral. Odin era considerado pelos vikings o criador do Universo e era o chefe do clã dos deuses guerreiros, os aesir. Mas ele reunia também superpoderes, como a vidência, associados ao outro grupo dos deuses, os vanir.
Ainda segundo a mitologia, os deuses gregos viviam no monte Olimpo, a montanha mais alta da Grécia, e respeitavam uma hierarquia. Dentre as principais divindades olímpicas, estão: Zeus: líder das divindades do Olimpo; o deus supremo e mais poderoso para os gregos.
O paganismo nórdico, além de ser politeísta, acredita-se fortemente na presença de diversos seres sobrenaturais que habitam os mais diversos lugares, desde florestas, montes, lares e outras moradas ao longo dos mundos, como os Álfar (elfos), os Dvergar (Anões) e os Jötnar (gigantes), entre outros.
Conheça os Deuses da MorteAnúbis. Proveniente da mitologia egípcia, Anúbis é o deus da mumificação, dos mortos e moribundos, o famoso responsável por conduzir a alma dos mortos ao submundo para então serem cuidados por Osíris. ... Hades. ... Freyja. ... Meng Po. ... Morrigan. ... Whiro. ... Adro. ... Shiva.
5 Mais forte: Zeus
Tire a Força Odin, e ele provavelmente supera até o Pai Todo-Asgardiano no poder. Thanos, que sabe um pouco sobre o poder, colocou o Skyfather grego no mesmo nível que Galactus, que coincidentemente Zeus venceu.
Vem da palavra skål, originada na Escandinávia (Dinamarca, Noruega e Suécia). "No nórdico antigo, significa basicamente um brinde ou uma saudação à boa saúde de um amigo.
Em 1964, a Skol, então sob licença da cervejaria dinamarquesa Carlsberg, foi trazida ao Brasil por um grupo de empresários portugueses. Três anos depois, sob licença da pequena Cervejaria Rio Claro, a Skol Pielsen foi lançada em terras tupiniquins.
Na época dos Vikings, cada família tinha sua própria vara de cerveja que eles usavam para agitar a bebida durante a produção. Estas varas de cerveja eram consideradas herança de família, porque era o uso da vara que garantia que a cerveja daria certo.
Quais são os principais artistas do Barroco e suas obras de destaques?
O que acontece quando os animais morrem espiritismo?
Quais benefícios Uma pessoa que pratica a natação com regularidade pode obter com a sua prática?
Como corrigir um texto automaticamente?
O que é argumentação filosófica?
Quais são os responsáveis por ajudar os prefeitos a governar o município?
O que é um pronomes demonstrativos?
Quais atitudes sustentáveis podemos ter ou modificar no nosso Dia-a-dia?
Quem trabalha de segunda a sábado tem direito a folga?
O que seria uma conciliação bancária?
Qual e o conceito de eletricidade?
O que fazer em Maragogi em três dias?
Quantos anos Jim Morrison tinha quando morreu?
Como são classificados os crimes?