A primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos ocorreu nos Jogos Olímpicos de 1920, em Antuérpia, Bélgica. Participou de cada edição desde então, com exceção dos jogos de 1928, em Amsterdã, na Holanda. A crise econômica que o país atravessava impediu que houvesse recursos suficientes para enviar uma delegação.
O judô é o esporte individual que mais deu medalhas olímpicas para o Brasil. São 22, sendo 4 ouros, três pratas e 15 bronzes. Essa vitoriosa história começou em 1972 quando o japonês naturalizado brasileiro Chiaki Ishii conquistou o bronze nos Jogos de Munique na categoria meio pesado.
Cinco anos depois de competir em casa, o Brasil obteve do outro lado do mundo, nos Jogos de Tóquio, seu recorde de medalhas em uma única edição olímpica. No total, a delegação brasileira encerrou a participação no Japão com 21 pódios.
Judô é a modalidade mais premiada do Brasil
O esporte de luta de origem japonesa foi o que mais assegurou medalhas na trajetória brasileira nos Jogos Olímpicos: são quatro ouros, três pratas e 15 bronzes.
Em Tóquio, elas ganharam uma medalha de ouro, três de prata e duas de bronze, com outras medalhas de bronze de Teddy Riner e ouro na Equipe Mista.
37 curiosidades que você vai gostar
A sexta medalha do Brasil veio com a vitória de Mayra contra a sul-coreana Hyunji Yoon, que foi imobilizada por 20 segundos no Nippon Budokan, templo das artes marciais na capital japonesa. A judoca se tornou a primeira mulher do país a conquistar três medalhas olímpicas em um esporte individual.
O brasileiro Daniel Cargnin conquistou a medalha de bronze no judô, na categoria até 66kg, na Olimpíada de Tóquio-2021, na manhã deste domingo (25). Ele venceu o israelense Baruch Shmailov e ganhou a segunda medalha do Brasil nesses Jogos - a primeira foi de Kelvin Hoefler no skate street.
Além das quatro medalhas de prata, o país conquistou oito medalhas de bronze. Três delas vieram do judô, com Ketleyn Quadros (que conquistou a primeira medalha olímpica feminina da história do país em disputas individuais), Leandro Guilheiro e Tiago Camilo.
Mayara Aguiar venceu Aleksandra Babintseva, da Rússia, após três punições, na repescagem do judô feminino até 78 kg nas Olimpíadas de Tóquio-2020.
No início de 2021, Mollaei lutou em Israel, onde se encontrou com Sagi Muki, que o apresentou como um "irmão". Também nesta terça-feira, na categoria feminina até 63 kg, a francesa Clarisse Agbegnenou levou a medalha de ouro ao derrotar a eslovena Tina Trstenjak na final.
O Brasil subiu ao pódio mais vezes do que nunca em Tóquio 2020: foram 21 medalhas (duas a mais que a Rio 2016), com sete ouros, seis pratas e oito bronzes. Teve medalha para todos os gostos, dos esportes coletivos aos individuais, dos tradicionais aos estreantes, de homens e de (muitas!) mulheres.
Na cerimônia de encerramento, no domingo (8), a porta-bandeira do Brasil, foi a ginasta Rebeca Andrade, que conquistou o ouro no salto e a prata no individual geral.
Quem são os medalhistas brasileiros?Ana Marcela Cunha — Maratona aquática.Ítalo Ferreira — Surfe.Martine Grael e Kahena Kunze — Vela 49er FX.Rebeca Andrade — Ginástica artística: salto.Isaquias Queiroz — canoagem.Hebert Conceição — boxe peso médio.Seleção masculina de futebol. EPA. ... Kelvin Hoefler — Skate street.
Mayra Aguiar é a maior judoca brasileira de todos os tempos. Lembrando: o judô é o esporte olímpico que mais medalhas deu ao Brasil.
Rafael Silva treina para ser o maior medalhista do Brasil no judôOlimpíadas | Eugenio Goussinsky, do R7.24/04/2019 - 03h00 (Atualizado em 23/08/2021 - 03h32)
A seleção brasileira Júnior de Judô brilhou nos inéditos Jogos Pan-Americanos Sub-21 de Cali e retorna ao Brasil, nesta segunda, 29, com 11 medalhas na bagagem.
Naohisa Takato venceu a final do judô masculino até 60 kg para dar ao Japão a sua primeira medalha de ouro nas Olimpíadas de 2020, neste sábado (24), derrotando Yang Yung-wei, de Taiwan, na final. A vitória de Takato ressaltou a força do Japão em um esporte que se originou no país.
A França fez história na manhã deste sábado nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Os europeus venceram o Japão por 4 a 1 na primeira competição por equipes mistas do judô olímpico e, em pleno templo Nippon Budokan, impuseram a primeira derrota dos japoneses numa grande final.
Disputada por categorias de acordo com o peso, a definição dos ganhadores das medalhas de ouro e prata são conhecidos após os combates em eliminação simples, seguindo o cruzamento. Duas medalhas de bronze são distribuídas no sistema de repescagem. Em 2020 foi incluído o evento por equipes mistas.
com 100 medalhas. Entrevista coletiva com nadador Cesar Cielo na Casa Brasil.
Aos 14 anos, Alana descobriu a Doença de Stargardt, que causa perda progressiva da visão. Judoca desde os quatro anos, ela então entrou para o judô paralímpico quando entrou para a faculdade.
2012 (Londres/GBR): Sarah Menezes(-48kg, ouro), Mayra Aguiar(-78kg, bronze) Felipe Kitadai(-60kg, bronze) Rafael Silva(+100kg, bronze) 2016 (Rio de Janeiro/BRA) Rafaela Silva (-57kg, ouro) ... 2020 (Tóquio/JPN) Daniel Cargnin (-66kg/bronze) Mayra Aguiar (-78kg, bronze)5 MEDALHAS - 1 OUROS / 2 PRATAS / 2 BRONZES.
Como identificar uma pessoa esquizoide?
Como usar o celular como controle de vídeo game?
Como fazer a formatação de parágrafos na ABNT?
Qual a marca do creme nova pele?
Quantos kg posso mandar pelo correio?
Como usar celular como microfone Bluetooth?
Como funciona luz do alternador?
Como organizar figurinhas WhatsApp em pastas?
Pode dormir com colete de Putti?
Como sacar o limite do cartão de crédito Santander?
Como usar o celular iOS como webcam no PC?
Como salvar automático no OneDrive?
Como salvar as alterações no Lattes?
Como salvar o Spotlight do Google Fotos?
Como Salvar arquivo cartão de visita para impressão?
Como iniciar um programa com prioridade alta?
Como tirar o Facebook de um jogo?