A massa corrida deve ser aplicada em duas de mãos, sendo a primeira para fazer as correções das imperfeições maiores, depois você lixa e por fim aplica uma segunda mão para fazer as correções menores que ainda ficaram na parede.
Processo de lixar paredes: antes ou depois da massa corrida? Uma parede que esteja irregular, com fissuras, rachados e tinta descascando, deverá ser lixada antes de ser pintada. Agora, se a parede está apenas no reboco grosso, lixar pode ser desnecessário, caso esta parede não receba a aplicação de massa corrida.
Quanto tempo tem que esperar para lixar a massa corrida? A massa corrida leva aproximadamente 30 minutos para secar. Entre demãos, leva cerca de 3 horas. A secagem final leva de 4 a 5 horas.
Não. A lixa deve ser corrida inclusive em cima da massa corrida. Se a opção for pintar a parede sem a aplicação de massa não se faz necessário lixar, basta neste caso aplicar um fundo preparador, selador e a tinta. ... Isto é bom e deve ser feito antes da pintura ou também antes de aplicar a massa corrida.
Em muitos casos, é preciso utilizar lixas de várias granas/numerações para melhorar o acabamento da massa, por exemplo, pode-se lixar a massa corrida com lixa de grana 150, porém se a lixa estiver “arranhando” muito, é melhor usar numerações mais altas como 180, 220 ou até mesmo 360 e 400.
20 curiosidades que você vai gostar
Aplicação de massa corrida em áreas sujeitas ao contato com água. A massa corrida não suporta bem a presença de água. Quando isso acontece, ela passa a absorver muita água e acaba se “desmanchando”. Toda essa água absorvida tenta evaporar e acaba “empurrando” a tinta, dando surgimento às bolhas.
A secagem da massa acrílica é rápida, variando de 1 a 4 horas. Fatores como a temperatura no dia da aplicação pode fazer com que o tempo seja maior ou menor.
Para aplicar massa corrida em gesso , primeiro aplica uma demão seladora pra gesso depois dar uma quebrada de lixa e aplicar duas demãos de massa corrida,mas como vc já aplicou massa corrida , agora tem que passar massa só nas iregularidades corrigindo e depois aplicar por completo.
A massa corrida PVA, por sua vez, não é resistente à umidade, portanto, deve ser utilizada em ambientes internos e secos, como quartos e salas. Para garantir uma aplicação correta, lixe e lave a parede antes de passar a massa, certifique-se de que a superfície esteja limpa e livre de qualquer resíduo.
A tintas Sulvinil, por exemplo, utiliza os valores 30 minutos para toque e 4 horas entre as demãos e também final. Sendo assim e considerando este valor é possível afirmar que o correto é você esperar 4 horas para aplicar uma segunda ou terceira demão de tinta.
Retirar todas as sujeiras, lixar e aplicar um selador, mas só se recomenda o uso do selador em casos onde a parede já é pintada. A parede precisa estar bem seca. Se for um reboco novo, deve ter sido feito no mínimo 30 dias antes.
Caso opte por lixar manualmente, não tem problema! Você só vai ter um pouco mais de trabalho para conseguir que a superfície fique lisinha. Para facilitar o processo, faça movimentos circulares com a lixa. Após retirar as camadas antigas de tinta e lixar a parede, é preciso limpá-la.
Depois do selador é necessário aplicar a primeira demão de massa corrida, usando espátula e desempenadeira de aço. Se a parede foi bem rebocada e não contém muitas imperfeições a aplicação é mais tranquila e uma fina camada já é o suficiente.
A massa corrida já pronta, a forma mais comum dela, contém água. ... Quando a água evapora, a massa encolhe porque as partículas restantes ocupam menos espaço. Isso faz com que rachaduras pequenas e superficiais se desenvolvam ao longo da superfície da massa corrida aplicada.
Retirar toda a tinta que se está a soltar ou com má aderência, lixar toda a área para a uniformizar, aplicar um primário promotor de aderência indicado para este tipo de suportes, deixar secar, e depois pintar com uma tinta adequada, lixando suavemente entre demãos.
Procure deixar a massa corrida em pequeninos pedaços. Adicione cerca de ¼ de uma xícara de água morna no recipiente. Misture a massa e quebre-a em pedaços cada vez menores. Continue mexendo, até que os pedaços da massa corrida desapareçam e ela se torne novamente uma só massa, uniforme.
Em geral, se uma parede está sem nenhum dano estrutural e não tem sobras de reboco, as lixas mais finas (gramatura 220 ou 240) vão fazer bem o trabalho de preparação. Já as paredes que estão mais “brutas” precisam de lixa para parede grossa com gramatura de 80 ou 100 para fazer o trabalho pesado.
Lembre-se que a massa acrílica é usada em ambientes internos ou externos e a massa PVA apenas em ambientes internos secos. Depois que a massa estiver seca, lixe a parede utilizando uma lixa média, por exemplo, de gramatura 150.
Segundo Caroline Valadão, engenharia civil e professora da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie o segredo é lixar as paredes com lixa 220 ou 240 (mais finas), se a superfície estiver firme e sem muito excesso no reboco, ou lixa 80 ou 100 (mais grossa), nas partes em que a superfície estiver mais ...
Como emassar parede: passo a passoCubra os móveis e pisos com papelão.Lixe toda a parede e tire o excesso de poeira.Aplique o selador.Aplique a primeira e a segunda demão de argamassa.Faça a finalização passando a lixa novamente e tirando o excesso de poeira.