O Ideal é entre 24 e 48 horas, para que haja um crescimento muscular adequado.
Portanto, para que os ganhos sejam reais é importante, além de uma rotina de treino e alimentação saudável, boas horas de sono com qualidade. Uma noite bem dormida, de aproximadamente 8 horas, além do ganho muscular, recompõe funções orgânicas e neurológicas.
Em geral, para hipertrofia, o mais indicado é que se descanse de 36 a 48 horas antes de trabalhar um mesmo grupo muscular —ou seja, se treinou perna hoje, você não precisa ficar sem ir para a academia amanhã, basta malhar outra parte do corpo (peito, costas etc.).
Durante o descanso proporcionado por uma boa noite de sono, as fibras são irrigadas e, neste momento, os músculos crescem e ficam mais fortes. Além disso, dormir bem estimula a produção e liberação de hormônios em nosso corpo que auxiliam na queima de gordura.
O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.
22 curiosidades que você vai gostar
O que realmente acontece com seu corpo durante o sono
Durante o período de sono, os músculos estão passando por um processo regenerativo e, isso acontece em diferentes níveis. Ao dormir, o tecido muscular se recupera, mas a maneira de recuperação depende de como você está se exercitando.
Enquanto dormimos, além de haver uma diminuição do ritmo cardíaco, a respiração fica mais lenta e mantém-se regular. Uma das principais funções do sono é economizar energia. É por isso que a temperatura do corpo diminui até 10%.
Quando acordamos, nossos músculos estão mais rígidos e todo o nosso sistema circulatório está funcionando no ritmo do nosso sono, já que tudo estava há algumas horas na mesma posição.
8 dicas para ganhar massa muscular mais rápidoFazer cada exercício de forma lenta. ... Não parar o exercício assim que começar a sentir dor. ... Treinar de 3 a 5 vezes por semana. ... Ter uma alimentação rica em proteínas. ... Treinar de forma intensa. ... Trocar de treino de forma regular.