Menos de 30 gramas de chocolate amargo pode ser suficiente para envenenar um cão de 20 quilos.
O chocolate é altamente tóxico para os cães devido a duas substâncias: a teobromina e a cafeína. E qualquer quantidade de chocolate pode levar o cão à morte! A intoxicação por chocolate em cachorros está entre os tipos de envenenamentos mais comuns na clínica de pequenos animais.
O branco tem a menor quantidade de teobromina - cerca de 0,1 miligrama por grama de chocolate (0,1mg/grama). Já o chocolate ao leite tem aproximadamente 2 mg/grama.
O chocolate amargo é a melhor fonte de teobromina entre os tipos de chocolate, pois ele é a versão mais próxima do cacau. Sendo assim, geralmente contém 5,5 miligramas do estimulante, ao passo que a versão ao leite costuma conter apenas 2,4 miligramas. Além disso, o chocolate amargo é uma melhor fonte de antioxidantes.
Teobromina é um alcalóide da família das metilxantinas, da qual também fazem parte a teofilina e a cafeína. É uma substância normalmente encontrada no fruto do Theobroma cacao, e por isso este composto é normalmente encontrado no chocolate. Está presente também na semente do guaraná.
20 curiosidades que você vai gostar
Sintomas clínicos dos cães com intoxicação por chocolate
Estes aparecerão entre 6 e 12 horas após a ingestão. Os achados clínicos mais comuns são aumento de contrações musculares, vômitos, diarreia, aumento da ingestão de água, distensão abdominal e excitação nervosa seguida de convulsões.
Se um cão comer um pedaço de bolo de chocolate, é melhor contatar um veterinário imediatamente, se possível o veterinário habitual do cão. Não tente fazer com que ele vomite em casa. Se for necessário, o veterinário irá administrar carvão ou outro químico para induzir o vômito.
Trata-se de uma emergência médica. Se a ingestão for recente (até 3 horas) o veterinário deve tentar fazer o animal vomitar o que comeu. Normalmente, devido aos vômitos e diarreia, o soro na veia deve ser instituído e por isso, muitas vezes, tem que ficar internado até controlar os sintomas.
Carvão ativado: ele pode ajudar a desintoxicar o pet
Samuel Teófilo. Para melhores resultados, o veterinário recomenda que o carvão ativado seja administrado entre 30 a 60 minutos após a ingestão da substância tóxica. Em farmácias veterinárias, esse remédio para desintoxicar cachorro é vendido em sachês.
O que é identificação bioquímica bacteriana?
Como melhorar minha voz na hora de cantar?
Como lavar sutiã na máquina sem estragar?
Como usar o WhatsApp para atendimento ao cliente?
Como funciona as aulas do CFC?
Como será às quartas de final da Copa do Brasil?
Qual sabão usar na máquina de lavar roupa?
O que passar no corte da cirurgia?
Quanto tempo lavar toalha de banho?
O que passar no cabelo orgânico para não embolar?
É possível criar uma nova Constituição?
O que colocar em uma proposta de emprego?