Dentro do círculo azul, que fica no centro da bandeira, tem uma faixa branca atravessada na horizontal, contendo a frase de lema nacional com letras maiúsculas e na cor verde: “Ordem e Progresso”. A bandeira possui 27 estrelas, que representam os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal.
Tanto é que, em sua primeira versão, a bandeira brasileira tinha apenas 21 estrelas brancas antes da criação dos novos estados. Hoje são 27 estrelas. E engana-se quem pensa que a única estrela que fica na parte superior da esfera representa o Distrito Federal.
O lema "Ordem e Progresso”:
O Brasão é um escudo redondo, constituído de um campo azul-celeste, contendo cinco estrelas na forma da constelação do Cruzeiro do Sul, circundada por estrelas que representam cada um dos Estados da Federação.
As estrelas mais brilhantes das constelações estampadas na bandeira, as alfas, representam os seguintes estados: Pará (Spica, Virgem), Amazonas (Procyon, Cão Menor), Mato Grosso do Sul (Alphard, Hidra), Mato Grosso (Sírius, Cão Maior), Goiás (Canopus, Carina), São Paulo (Estrela de Magalhães, Cruzeiro do Sul), Piauí ( ...
A única estrela a figurar acima do lema "Ordem e Progresso" representa o estado do Pará. Isso por que em 1889, o Pará era o estado com cuja capital estava mais ao norte do país.
38 curiosidades que você vai gostar
Das estrelas, os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo estão representados pela constelação do Cruzeiro do Sul. Enquanto isso, a cidade de Brasília, atual capital do Brasil, é representada na ocasião pela estrela sigma do Octante, também conhecida como Polar do Sul.
Elas não têm nada a ver com o futebol. São uma homenagem a Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico e atleta do clube, pelos dois recordes mundiais no salto triplo que ele obteve em 1952 e 1955. Quatro estrelas se referem aos campeonatos brasileiros de 1974, 1989, 1997 e 2000.
A bandeira do Brasil nem sempre foi do jeito que conhecemos hoje. O país já teve 13 bandeiras --a cada mudança que acontecia, um novo símbolo nacional era criado. Em 1815, por exemplo, quando o país deixou de ser colônia de Portugal, adotou a bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve.
Ou seja, aquela estrela que vemos sozinha na parte de cima da bandeira (responsável por despertar a curiosidade de tanta gente) é a estrela que representa o Estado do Pará - a Spica (α Virginis), da constelação de Virgem.
Quantos filhos Rony e Hermione tiveram?
Quando volta a funcionar o Detran de São Paulo?
Como colocar perfis no Prime vídeo?
Quais artérias fazem a irrigação do miocárdio?
Tem como sacar dinheiro só com o número da conta?
O que é uma peça Reindustrializada?
Como apagar mensagens antigas do WhatsApp para todos?
Qual tamanho de pedra no rim para fazer cirurgia?
Quais os riscos da osteopatia?
Que chá tomar para dor de garganta?
Como ver aula gravada no Meet?
Onde diz que a educação é direito de todos?