Cana-de-açúcar é um grupo de espécies de gramíneas perenes altas do gênero Saccharum, tribo Andropogoneae, nativas das regiões tropicais do sul da Ásia e da Melanésia e utilizadas principalmente para a produção de açúcar e etanol. Tem caules robustos, fibrosos e articulados que são ricos em sacarose.
No Brasil, até o século XIX, a cana-de-açúcar utilizada para fabricar rapadura era a Crioula. Depois, veio a Caiana, que é mais resistente a pragas, e, posteriormente, surgiram inúmeras outras variedades, como a Cana Rosa, Fita, Bambu, Carangola, Cabocla, Preta, entre outras.
Por fim, a variedade RB036152 é a que tem melhores resultados em solos de média a baixa fertilidade. “Ao longo dos cortes, ela apresenta elevados rendimentos agrícolas e possui teor de sacarose de médio a alto”, explica o professor. Só no estado do Paraná, a área com cultivares RB chegou a 76% na safra 2020.
Luciano Gilberto Costa: Cana Caiana - A Plantação mais doce do mundo.
Outra "dica" para identificação da variedade é a observação da cor do colmo, principalmente na cana adulta. Características das folhas, como largura e arquitetura foliar, também são importantes referências que ajudam no reconhecimento varietal.
37 curiosidades que você vai gostar
Mais cultivadas
De acordo com o professor Ricardo Oliveira, a variedade mais cultivada no país é a RB867515, desenvolvida na Universidade Federal de Viçosa, que pode ser cultivada em vários ambientes rústicos, o que acabou favorecendo a expansão da cultura nos últimos 15 anos.
Melhor variedade para a produção de garapa e rapadura, o plantio da cana-de-açúcarbatizada 3250 está em declínio entre os usineiros, por causa de uma doença chamada ferrugem alaranjada, que ataca as folhas, e pode provocar perdas na produção.
O professor explica que a planta produz açúcar (sacarose) durante a fotossíntese. Essa produção aumenta em condições de calor e umidade elevados. Em situações contrárias (frio e pouca umidade), a planta tende a produzir e consumir menos açúcar, a fim de acumular reservas.
Os principais fatores relacionados à qualidade da cana-de-açúcar são POL (sacarose aparente), pureza, ATR (açúcares redutores totais) na cana, teor de açúcares redutores, percentagem de fibra e tempo de queima e corte.
As principais variedades plantadas em 2019/20 são a CTC4, com 13,4%, a RB867515, com 13,1%, a RB966928, com 12,4%, e a CTC9001, com 10,5%.
A variedade 413, também produzida em Cajuru e apreciada em rodelas – ou rolete – muito vendidas em portas de escolas, é de ótima qualidade, macia e suculenta em razão do baixo teor de fibras.
Dentre todas as matérias-primas do etanol presentes na natureza, a cana-de-açúcar é a mais simples e produtiva, o que dá ao Brasil uma grande vantagem, visto ser esse o principal produto de extração de etanol no país.
Praticamente toda cana-de-açúcar que o mundo produz vira álcool ou açúcar. ... As usinas que trabalham com a cana-de-açúcar aproveitam praticamente tudo da planta. Após retirar o caldo da cana, o que sobra é chamado de bagaço. Atualmente ele é utilizado pelas usinas para gerar energia elétrica e, em menor escala, biogás.
Os árabes introduziram seu cultivo no Egito no século X e pelo Mar Mediterrâneo, em Chipre, na Sicília e na Espanha. Credita-se aos egípcios o desenvolvimento do processo de clarificação do caldo da cana e um açúcar de alta qualidade para a época.
A planta então vegeta nos sete meses subsequentes (setembro a abril), para amadurecer nos meses seguintes. Para cortar a cana, espera-se entre 16 e 18 meses.
Nos primeiros três meses, a planta inicia seu desenvolvimento e, com a chegada da seca e do inverno, o crescimento passa a ser muito lento durante cinco meses (abril a agosto), vegetando nos sete meses subseqüentes (setembro a abril), para, então, amadurecer nos meses seguintes, até completar 16 a 18 meses.
Como as características sensoriais são de extrema importância para se desenvolver um caldo de cana-de-açúcar processado, a variedade IACSP93- 6048 é a mais indicada para este fim.
Armazene a cana no fundo do seu congelador por até duas semanas. Se tiver uma gaveta própria para armazenar frutas e legumes, coloque-a lá.
Caldo de cana ou garapa é o líquido extraído da cana-de-açúcar no processo de moagem.
Para determinar se a cana-de-açúcar encontra-se no ponto de maturação utiliza-se o refratômetro de campo, aparelho que fornece a porcentagem de sólidos solúveis do caldo (chamado de brix), que está ligado ao teor de sacarose da cana-de-açúcar. Após esta medição, é feita uma análise laboratorial.
Cana caiana é uma variedade de Cana-de-açúcar de coloração de colmos arroxeados. É muito suscetivel a doenças em especial ao mosaico da cana, provocado por um vírus. A cana caiana foi muito utilizada para a produção de açúcar, devido à sua qualidade e alto teor de açúcar.
Variedade SP 76-5418 para Cachaças Artesanais
Entre os cinco modelos SP 76-5418, SP 79-1011, SP 80-1842, RB 72-454 e RB 76-5418, o tipo de cana de açúcar que possui o melhor desempenho para produção de cachaça é o SP 76-5418.
Como faço para conferir se a balança está certo?
Como ajustar cadeira executiva?
O que diz a Bíblia sobre as vestes?
Quanto custa para regular uma marcha de bicicleta?
Porque a água do vaso sanitário fica baixa?
O que é um vetor como ele pode ser representado?
Quais são as principais funções das cidades?
Como registrar queixa na delegacia pela internet?
Como regular a tireoide de forma natural?
Como mudar a cor de um elemento no canva?
Quanto tempo leva para uma cobra digerir um boi?
Como ajustar a tinta da impressora Epson l3150?
O que quer dizer que você é de humanas?