No total são 12 estátuas representando os doze profetas judeus, desde Isaías até Habacuque e Naum, todas esculpidas em pedra-sabão. Aleijadinho contou ainda com a ajuda de escravos que ele mesmo comprava, que lhe adaptavam os instrumentos de escultura às mãos.
Capela 5: Subida do Calvário (Carregamento da Cruz).
É uma cena complexa, com onze imagens. Ao centro, Jesus, com expressão de sofrimento, carrega uma grande cruz.
Aleijadinho representou Amós, Abdias, Jonas, Baruque, Isaías, Daniel, Jeremias, Oseias, Ezequiel, Joel, Habacuque e Naum. Assim, o adro do Santuário, em forma de terraço, é ornado por 12 estátuas dos profetas um pouco maiores que o tamanho natural.
Veja, abaixo, nossa lista com algumas das obras mais importantes de Aleijadinho em Minas Gerais:Igreja de São João Batista, em Barão de Cocais. ... Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto. ... Estátuas da Via Sacra e 12 Profetas, no Santuário de Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas.
Ilustrou os seguintes livros: Os diálogos de São Gregório Magno (Alemanha), Vida de Santo Antônio (Itália), Músicas natalinas para crianças (Itália), A Virgem de Guadalupe (Alemanha, Espanha e Brasil), entre outros.
36 curiosidades que você vai gostar
Por três anos, entre 1º de agosto de 1796 e 31 de dezembro de 1799, ele executou, ao lado dos ajudantes de seu ateliê, as 66 figuras em cedro instaladas em grupos: ceia, horto, prisão, flagelação, coroação de espinhos, cruz às costas e crucificação.
Quantas figuras contém no conjunto de esculturas da subida para o Calvário ou Cruz as costas? As 66 figuras de madeira ilustram os passos da Ceia, do Horto, da Prisão, da Flagelação e Coroação de Espinhos, da Subida ao Calvário e da Crucificação de Cristo.
Construído na segunda metade do século 18, o conjunto é singular por reunir, em um só lugar, uma magnífica igreja em estilo rococó e obra-prima de Aleijadinho: os 12 profetas e as 64 estátuas com a representação dos passos da Paixão de Cristo.
No início dos anos 1790, passa a ser chamado pelo apelido Aleijadinho, por causa da sua doença. Em 1796, conclui 64 esculturas de madeira que representam cenas da Paixão de Cristo, em Congonhas do Campo, Minas Gerais.
O Aleijadinho tinha mais de sessenta anos quando, em Congonhas do Campo, realizou suas obras-primas: as estátuas em pedra-sabão dos 12 profetas (1800-1805), no adro da igreja, e as 66 figuras em cedro que compõem os passos da Via Crucis (1796), no espaço do santuário de Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Os doze profetas esculpidos em tamanho real estão entre as obras-primas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Difícil não ficar impressionado ao ver as esculturas em pedra sabão que adornam o adro do Santuário do Bom Jesus dos Matosinhos, em Congonhas.
“Doze profetas” no adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, foi construído por Aleijadinho entre 1800 e 1805. Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho foi um importante escultor e arquiteto que viveu no Brasil durante o século XVIII.
O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan, atual Iphan) tombou o conjunto do Santuário em 1938. Endossando e concedendo relevância ainda maior ao reconhecimento dado pelo Sphan, a Unesco tombou o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em 1985, como Bem Cultural.
O conjunto arquitetônico é composto pela Basílica de Bom Jesus de Matosinhos, um adro onde figuram ao ar livre 12 esculturas em pedra sabão de profetas e seis capelas que marcam os passos da Via Sacra com 66 esculturas em cedro. As obras datam do fim do século 18 e início do século 19.
O Carregamento da Cruz faz parte do conjunto de 66 obras da Via Sacra, que estão expostas em seis capelas independentes. As esculturas do conjunto possuem um tamanho natural e são extremamente dramáticas, registrando todos os passos de Jesus Cristo até a sua ressurreição.
As principais características das obras de Aleijadinho são: panejamento (vestimenta das figuras) em ângulos sinuosos, golas das roupas em V, punhos dobrados, cabelos partidos na testa em forma de vírgulas invertidas, nariz estreito, longo e saliente, com narinas bem delineadas e profundas, olhos amendo- ados, ...
Com painéis adornados de roxo, cor que simboliza o luto e a penitência do período da Quaresma, as peças expostas representam cenas da via sacra de Jesus, composta por seis passos: Ceia, Horto, Prisão, Flagelação/Coroação de Espinhos, Calvário e Crucificação.
O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de catorze estações, no século XVI. O exercício da via-sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices da Igreja Católica, pois proporciona uma frutuosa meditação da paixão e morte de Jesus Cristo.
Sua obra mistura diversos estilos barrocos além de concentrar um estilo bastante singular. É possível salientar algumas características do estilo de Aleijadinho como: expressividade acentuada; queixo dividido; nariz proeminente, olhos amendoados e pupilas planas; boca entreaberta; braços curtos; entre outros.
Pastro é autor de obras como o nicho que abriga a imagem de Nossa Senhora na Basílica Nacional. Ele também é responsável pelos desenhos no altar central e do mosaico na cúpula central do Santuário. ... Com mais de quatro metros de altura, a peça feita em aço, remonta o encontro, com a imagem dos pescadores e da imagem.
Grande devoto da espiritualidade beneditina, Pastro tem suas peças baseadas no Concílio Ecumênico Vaticano II. Na infância, o artista usava papéis de saco de pão para desenhar. Suas primeiras obras como profissional foram na capela do Mosteiro Nossa Senhora da Paz, em São Paulo.
Enquadram o conceito de arte sacra as obras de arte de caráter religioso destinadas ao culto.
Aleijadinho (1738-1814) foi um escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial. Suas obras estão espalhadas pelas cidades de Ouro Preto (antiga Vila Rica), Tiradentes, São João Del-Rei, Mariana, Sabará, Morro Grande e Congonhas do Campo.
O conjunto edificado e escultórico conserva seus valores intrínsecos: a Igreja do Bom Jesus; o adro com as estátuas dos profetas em pedra sabão; os passos e capelas com suas sete estações ambos concluídos em 1805 e expressivo conjunto escultórico representativo da Paixão de Cristo.
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