Cada hectare necessita de duas a três caixas de abelhas para assegurar uma polinização eficaz.
Geralmente, a densidade de colmeias e a capacidade de suporte de uma região apícola são calculadas pelo número de colmeias por hectare (10 mil metros quadrados) de florada e o indicativo de 1 colmeia por hectare é apontado como adequado para um apiário ser produtivo numa região.
Com duas caixas, o apicultor pode colher mais de 40 kg de mel por ano. Para isso, os cuidados se resumem a uma inspeção a cada duas ou três semanas durante o ano, além da semanal durante florada -quando o mel é retirado.
As abelhas com ferrão formam enxames de 70 mil a 90 mil indivíduos, em média, e produzem de 30 kg a 40 kg de mel por caixa por ano em apiários fixos.
O agricultor criar seus bois, tem cavalo etc. No mesmo espaço, ele pode colocar as abelhas. Enquanto ele necessita o equivalente a meio hectare de área para produzir um terneiro por ano, uma colmeia exige apenas um metro quadrado.
21 curiosidades que você vai gostar
Na montagem do meliponário devemos obedecer uma distância mínima entre as colméias, ou seja de 1 metro para as abelhas pequenas e 2 metros para as abelhas médias e grandes.
O apiário – a quantidade de colmeias por apiário é determinada pela flora apícola da região. As regiões do lavrado suportam em torno de 20 colmeias, já na mata pode-se chegar a 50 colmeias ou mais. O apicultor deve aumentar o número de colmeias até perceber uma redução na produção por colmeia.
Os principais meses da safra de mel vão de maio a junho e de outubro a janeiro. Mas pode ser colhido mel o ano todo, seguindo alguns fatores são essenciais - como local do apiário próximo a flora, boas práticas de manejo das abelhas, escolha e manutenção das melhores colmeias e rainhas e criação migratória.
Uma colméia considerada saudável tem uma população oscilando entre 40 e 60 mil abelhas, explica Kraft. Sua produção por florada, que dura em média 60 dias, é de 60 a 70 quilos de mel.
Tem capacidade de armazenagem 30 litros, ou 45 quilos de mel.
O apiário deve estar localizado a uma distância mínima de 300-500 metros de casas, escolas, estradas movimentadas e instalações para animais, evitando-se situações que possam representar perigo às pessoas e animais.
Cada colmeia de abelhas nativas, como a uruçu, por exemplo, tem entre 3 e 4 mil indivíduos, produzindo cerca de 8 kg de por caixa. No caso das abelhas europeias ou africanizadas, são até 80 mil em cada colmeia, e a produção de até 80 kg de mel por ano em cada colmeia.
Para começar a criação de abelhas é necessário dispor de uma área verde para a instalação do apiário, de preferência na zona rural e com pelo menos 1500 m², uma vez que as abelhas se afastam da colmeia para buscar flores. Além disso, deve haver uma fonte de água a menos de 500 metros da colmeia.
Para o apicultor básico, é muito viável a atividade da apicultura como renda secundária (desde que, proporcionando uma renda extra de até R$ 833,93/mês.
Na apicultura tradicional, o produtor colhe o mel apenas uma vez por ano, sendo cerca de 15 quilos por colmeia.
Além do mel temos própolis, pólen, geleia real, entre outros. O mel é um alimento doce e natural, produzido pelas abelhas, a partir do néctar que elas coletam das flores e o transformam neste líquido viscoso que conhecemos.
Produção de mel é opção de renda para o produtor rural
A produtividade das abelhas Jataí é de 0,5 kg a 1,5 kg de mel por caixa de abelha por ano, quantidade baixa se comparada à produção da abelha com ferrão, de 25 kg a 30 kg por ano por caixa.
Os mais comuns e com boa eficiência são açúcares cristal e VHP (menos processado), fubá de milho, proteína de soja e até mesmo o mel, entre outros. Os alimentos são fornecidos em misturas, em diferentes proporções e em formas distintas, podendo ser sólido, líquido ou pastoso, explica.
Distância mínima de 3 km de apiários vizinhos para evitar o superpovoamento; ... Riqueza e abundância de plantas com flores no raio de 3 km, pois as operárias podem coletar alimento em até 50 espécies de plantas durante o ano; Fácil acesso para o apicultor.
Povoamento da Colmeia
Para povoar o apiário, o apicultor poderá comprar colmeias povoadas, dividir famílias fortes ou capturar enxames.
O apicultor deve estar atento a alimentação. Além disso, as colmeias costumam enfraquecer na época da baixa florada. Para minimizar esse problema a dica é uni-las, para que fiquem mais populosas.
Para obter rendimentos excelentes, o local ideal para o apiário é aquele onde o pasto apícola (o conjunto de flores que fornecerão o pólen e o néctar às abelhas) está próximo, é abundante e não apresenta interrupções durante o ano. Para as abelhas esta proximidade é um raio de 500 metros a dois quilômetros.
Como Flash volta no tempo Snyder CUT?
Como o geoprocessamento ajuda o meio ambiente?
Como enrijecer os músculos da face?
Quais são as condições para que o consumidor opte por consumir determinado produto ou serviço?
Quais as formas de um homem pegar HPV?
Como o homem aprendeu a agricultura?
O que é o princípio da propagação retilínea da luz?
Como o homem passou a ser visto é representado no período do humanismo?
Como medir a capacidade de uma fábrica a meta?
O que o Brasil fez para conter a crise de 2008?
O que é ser uma pessoa mesquinha?
Como jogar Pokémon Red e Blue no celular?
Como funciona o sistema de pontuação no boxe?
Como funciona site meus dividendos?
Como lidar com a birra do bebê de 8 meses?
Qual é o tipo de respiração dos mamíferos?