Ao final, o placar macabro de bombas nucleares detonadas: duas pelo Paquistão, quatro pela Índia, 45 pela China, 45 pelo Reino Unido, 210 pela França, 715 pela União Soviética e 1032 pelos Estados Unidos. Isso totaliza 2053 bombas detonadas no nosso planeta.
E é um número significativo: das 12.700 que existem no planeta, estima-se que 90% pertença a esses dois países, um legado do que foi vivido no último século, quando as duas nações estavam na iminência de um conflito, o que levou a uma corrida nuclear. Na contagem atual, a Rússia tem 6.000, e os Estados Unidos, 5.500.
Duas mil, cento e cinquenta e três. Ainda que apenas duas bombas tenham sido utilizadas contra alvos humanos (Hiroshima e Nagasaki), centenas foram testadas em desertos e oceanos desde então por EUA, URSS e outras potências mundiais. Os últimos testes ocorreram em 2009, pela Coréia do Norte.
Tipos de bomba atômicaBomba suja.Bomba de nêutrons.Bombas de fusão nuclear.Bombas de fissão nuclear.
Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram as duas únicas bombas nucleares já usadas em uma guerra, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão. Juntas, elas causaram os ataques mais mortais que já ocorreram, nos quais cerca de 200 mil pessoas foram mortas.
41 curiosidades que você vai gostar
A bomba atômica de urânio (Little Boy) foi lançada sobre Hiroshima em 6 de agosto de 1945, seguido por uma explosão de uma bomba nuclear de plutônio (Fat Man) sobre a cidade de Nagasaki em 9 de agosto.
A Tsar Bomb, ou bomba RDS-220, de fabricação soviética, foi a bomba termonuclear mais potente já construída, tendo sido detonada em 1961. Tsar Bomb foi o nome dado à bomba de Hidrogênio, ou bomba termonuclear, RDS 220, fabricada pela União Soviética e testada em 30 de outubro de 1961.
No entanto, o Brasil ainda não possui armas nucleares, enquanto que Reino Unido já possui um arsenal dessas armas (oficialmente, cerca de 225 ogivas nucleares) e é um dos cinco "Estados com armas nucleares" de acordo com o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.
É a Tsar Bomba. Trata-se de uma bomba termonuclear com duas detonações (fissão e fusão nuclear). Também chamada de “Grande Ivan” ou bomba H, ela libera uma energia explosiva tão alta que foi usada uma única vez, em 30 de outubro de 1962, em um arquipélago no Oceano Ártico.
Como se faz uma história interativa?
Quais carro posso dirigir com a categoria D?
O que é ser uma pessoa resistente?
Como Treinar evolução de enfermagem?
Como fazer um trabalho de exegese?
Como criar sua própria ficha de RPG?
Quais fios eu posso usar para fazer uma extensão elétrica?
Como se faz uma estrela ninja de papel?
Como se faz uma crônica passo a passo?
Como fazer uma mistura heterogênea?
O que é respiração celular e onde ocorre?
Como ocorre uma resposta cardíaca do tipo lenta?
Como ocorre o retorno do sangue para o coração?
Como lidar com o filho doente?