Publicado no Microbiome, o estudo mostrou que os casais “beijoqueiros” – mais de nove vezes por dia – acabam adquirindo as mesmas colônias de bactérias. Além disso, perceberam que cerca de 80 milhões de microrganismos são “trocados” ao longo de um beijo.
São Paulo - Cerca de 80 milhões de bactérias migram de uma boca para a outra durante um beijo de 10 segundos. A descoberta é de cientistas holandeses. Um estudo sobre o assunto foi divulgado na publicação de ciência Microbiome.
Você sabia? - Em uma única gota de saliva tem mais de 2 bilhões de bactérias!
As principais doenças que podem ser transmitidas pelo beijo são:Mononucleose. Essa doença normalmente é conhecida como a “doença do beijo” é causada pelo vírus Epstein-Barr. ... Herpes labial. ... Gripe e resfriados. ... Catapora. ... Caxumba. ... Sífilis.
Quando duas pessoas se beijam na boca de forma intensa trocam entre si bactérias, saliva e também informação genética! Uma equipa de cientistas descobriu que esta informação fica presente e pode ser detetada até uma hora depois do beijo.
36 curiosidades que você vai gostar
A Genética é a área do conhecimento médico que mais emprega a coleta de saliva para obtenção de amostra de DNA, prática empregada há muitos anos para os estudos forenses e que, mais recentemente, ingressou também nas análises de polimorfismos de nucleotídeo único em busca de mutações relacionadas com algumas doenças ...
O processo é bem simples e indolor: você só precisa esfregar um swab (uma espécie de cotonete gigante) na parte interior da sua bochecha, seguindo nosso manual de instruções, e pronto! DNA coletado. A outra opção é fazer a coleta do DNA presencialmente, em um de nossos laboratórios parceiros.
Doenças como mononucleose, citomegalovírus, herpes, cárie, candidíase, sífilis, caxumba, hepatite B, gripe, catapora e outras tantas podem ser transmissíveis em um único beijo.
Assim como a herpes, a sífilis, Infecção Sexualmente Transmissível (IST), podem ser transmitidas também através do beijo, diz o infectologista Marco Aurélio. “No beijo, geralmente ocorre quando IST está na fase aguda formando feridinhas.