Em terra, nosso corpo suporta sem problemas uma pressão de 1 atm, que é a chamada pressão atmosférica ou pressão normal. Mas a cada 10 metros de profundidade que descemos num líquido como a água, é como se outra pressão atmosférica se juntasse a esta pré-existente.
Uma boa aparência nem sempre é sinônimo de saúde. A busca por um corpo perfeito pode fazer com que o homem ultrapasse os próprios limites. Esse exagero provém da falta de consciência da própria imagem e hoje é diagnosticado como vigorexia. Ela se caracteriza pelo excesso de exercícios físicos somado ao culto ao corpo.
Os limites físicos são aqueles ditados pelas características do indivíduo: sexo, altura, peso e biotipo. Caso uma dada tarefa exija que você ultrapasse esses limites, então, você precisa de ajuda.
Mas quais são os sintomas? Muitas pessoas que vivem ao nível do mar quando ascendem a uma altitude moderada (2.400 metros) em 1 ou 2 dias apresentam falta de ar, aumento da frequência cardíaca e cansaço fácil. Aproximadamente 20% delas também apresenta dor de cabeça, náusea ou vômito e distúrbios do sono.
“A pressão atmosférica, que nada mais é do que o peso do ar sobre nós, diminui com o aumento da altitude, ou seja, quanto mais alto estamos, menor é a pressão do ar sobre a gente.
A principal mudança é o alargamento dos limites considerados para pessoas acima de 60 anos. A partir de agora, o nível máximo aceito para esse grupo é de 150 mmHg para a pressão sistólica (o número mais alto). Antes, era de 140 mmHg. A pressão diastólica (o valor menor) foi mantida em 90 mmHg.
Recorde de mergulho: de acordo com o Guinness Book, o livro dos recordes, o mergulhador de combate egípcio, Ahmed Gamal Gabr, bateu o recorde de mergulho em profundidade ao atingir com equipamento autônomo os 332,35 metros.
Qual o limite do nosso corpo? Correr mais do que as pernas aguentam, levantar mais peso do que os braços suportam ou sentir o corpo gritar de dor dias depois da atividade física não é normal. E não faz bem. Respeitar os próprios limites é fundamental para garantir que o exercício físico seja sinônimo de saúde
"Entender e analisar os limites do corpo é um conteúdo importante, que deve ser abordado nas séries finais do Ensino Fundamental", ressalta Fábio D'Angelo, coordenador pedagógico do Instituto Esporte e Educação, em São Paulo, e selecionador do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.
O Ciência & Saúde desta semana discute com profissionais da saúde até que ponto o nosso corpo aguenta ir ao extremo e mostra casos de quem gosta de ser exercitar no limite – com ou sem cuidado. Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
Veja abaixo alguns dos nossos limites físicos. O que acontece: Altitude máxima com comunidades permanentes estabelecidas O que acontece: A chamada “zona da morte”. Quem passa dessa altura tem boas chances de sofrer do misterioso mal das montanhas, que causa euforia, tonturas e pode matar rápido
Como limpar dentes com contenção?
O que acontece se misturar água oxigenada e bicarbonato?
Como saber se a prótese está encapsulando?
Como limpar vidro de cobertura?
Como saber se a placa e onboard ou offboard notebook?
Como apagar arquivos da pasta de download?
Como apagar histórico da Netflix 2020?
Como saber se a prótese furou?
Que que é bom para tirar tártaro do dente?
Quando escovar os dentinhos do bebê?
Como imprimir IPVA atrasado CE?
Como saber se minha placa de rede e 100 ou 1000?
Como apagar emoji do Instagram?
Como limpar esquadro magnético?
Como fazer busca de procuração?
Como imprimir 4 páginas em uma folha Word?
Como jogar jogos na nuvem pelo celular?