Com um crescimento muito lento e o ritmo da exploração intenso, as mais de 70 milhões de árvores distribuídas em território nacional no período da colonização foram dizimadas. O impacto foi tamanho que a espécie passou a ser considerada extinta na natureza. Apenas em 1928 novos exemplares foram redescobertos.
Original da Mata Atlântica, a espécie começou a ser explorada em 1503 e quase foi à extinção pela procura econômica exaustiva. Redescoberta em 1928, são poucos os exemplares que ainda existem no território.
A essa altura, o pau-brasil já era uma espécie em extinção, praticamente “varrida” da flora brasileira. Hoje, graças à ações de preservação e conscientização, é possível encontrar pau-brasil em todo o território brasileiro, apesar de ser impossível atingir a quantidade abundante da época da colonização.
O pau-brasil é uma árvore típica da Mata Atlântica (Paubrasilia echinata) e que no século XVI era conhecida pelos índios tupis de ibirapitanga. É uma árvore que pode alcançar até 15 metros e possui galhos com espinhos.
A árvore Pau-Brasil cujo nome científico é Caesalpinia echinata, é uma espécie nativa das florestas tropicais brasileiras, presente no bioma da Mata Atlântica, se estendendo desde o litoral do Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro.
35 curiosidades que você vai gostar
Esta espécie, símbolo do Brasil, é endêmica da Mata Atlântica brasileira e foi explorada à exaustão desde os primórdios da colonização do país.
A árvore do pau-brasil tem copa densa. O tronco do pau-brasil tem acúleos (estruturas semelhantes a espinhos). O miolo vermelho é coberto por uma casca marrom-acinzentada ou marrom-rosada. O pau-brasil costuma atingir entre 8 e 12 metros de altura, mas alguns podem crescer mais.
Os produtores pensam nos benefícios ambientais do plantio da árvore, mas também olham para o futuro e visualizam a rentabilidade, já que o metro cúbico do pau-brasil custa R$ 10 mil. Porém, os produtores precisam esperar, já que o pau-brasil é vendido como madeira nobre quando atinge 25 anos.
Raiz: Tabular. Copa: Entre irregular e arredondada. Sombreamento: Denso. Tipo de caule: Tronco com tortuosidades e ramificações desde baixo.
Nomes Populares: Arabutã, Brasilete, Árvore-do-Brasil, Ibirapitanga, Ibiripitinga, Imirá-Piranga, Muirapiranga, Orabutã, Pau-Pernambuco, Pau-Rosado, Pau-Vermelho e Sapão.
Hoje sua madeira é empregada na confecção de arcos de violino. O corante extraído de seu tronco, a brasilina, foi muito utilizado para tingir tecidos e fabricar tinta para escrita. Atualmente poucos exemplares desta espécie são encontrados em estado nativo devido à intensa exploração extrativista.
O pau-ferro possui madeira dura, densa, durável, resistente, de excelente qualidade para a fabricação de violões e violinos e para construção civil. Alguns a chamam de "ébano brasileiro”, por causa de sua alta densidade. A Câmara dos Deputados possui um único exemplar adulto desta árvore.
A madeira era cortada pelos índios e empilhada nas praias em grandes armazéns. Os navios que aqui chegavam levavam-na para a Europa. ... As notícias sobre a grande quantidade de pau-brasil existente no litoral, passaram a atrair outros países europeus.
Localizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, a jequitibá-rosa Também conhecida como “Patriarca da Floresta” com idade estimada de 600 anos, é considerada a árvore mais antiga do brasil.
A notável é da espécie angelim-vermelho, tendo 85,44 metros de altura, 9,45 metros de circunferência 3 metros de diâmetro. O achado é um marco e empolgou pesquisadores que a localizaram (assista no vídeo acima). Em 2019 foi descoberta a árvore mais alta da Amazônia, de 88 metros, na divisa entre o Amapá e o Pará.
“É uma árvore anciã”, reforça. “Nós não somos cientistas da área, nossa pesquisa é de remanescentes da Mata Atlântica, então usamos medições de outros cientistas. E usamos como parâmetro o fato de que o outro pau-brasil [o Rei], que possui a metade da grossura, tem idade estimada por especialistas em 500 anos.
Árvore pau brasil de idade aproximada de 600 anos.
1. Velha Tjikko. Localizado na montanha Fulufjället, na província de Dalarna, Suécia, o abeto norueguês de 9.550 anos ficou conhecido por ser a "árvore mais velha do mundo". Entrentanto, a Velha Tjikko, como é chamada, é uma árvore clonal que gerou novos troncos, galhos e raízes ao longo dos milênios.
Quem quiser vender pau-brasil a partir de agora precisará de certificado da Cites. O corte da árvore vermelha já era limitado no país desde 1992, quando ela foi considerada oficialmente ameaçada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Mogno, jacarandá e ipê são madeiras mais cobiçadas.
Durante o período colonial sua madeira era uma das principais fontes de renda do País. Atualmente o pau-brasil tem sido mais utilizado em projetos paisagísticos, devido à sua beleza plástica. Essa árvore floresce de setembro a outubro, período em que as cores da bandeira do Brasil ficam mais evidentes na sua estampa.
Mas por que o pau-brasil se chama pau-brasil? O nome da árvore que batiza a pátria amada, idolatrada, salve, salve, vem do substantivo “brasa”. Isso porque a madeira da espécie (Caesalpinia echinata) tem a cor avermelhada, que lembra a cor de brasa das fogueiras.
O pau-brasil pode ser plantado em calçadas? A árvore pode ser plantada na calçada, desde que no lado sem fiação, fazendo-se uma cova profunda e deixando abertura para entrada de água (não cimentar até o tronco da árvore). ... Para plantio, a muda deve ter mais de 40 cm.
Quando ocorreu a institucionalização oficial da Educação Especial no Brasil?
Como o plástico afeta o aquecimento global?
Como se faz uma denúncia anônima?
O que significa manifestação da parte autora?
Qual a garantia de serviços mecânicos?
Como saber se o requerimento do INSS foi aprovado?
O que causa crise de fibromialgia?
O que é frequência fundamental da voz?
O que você sabe sobre a Terra?
Como amolecer o coração de uma pessoa fria?
É possível mudar a Cor do iPhone?
Quais as três etapas do planejamento escolar?