Mais de 470 milhões de árvores já foram cortadas em 2021, de acordo com o monitoramento. O desmatamento na Amazônia avança a passos largos e devasta a maior floresta tropical da Terra.
“A devastação de 2021, terceiro ano na conta de Bolsonaro, ceifou um total aproximado de 800 milhões de árvores, ou 3,75 por habitante”, escreveu na Folha. Mas a conta ainda pode ser maior: “É possível que, para cada quatro árvores derrubadas, outra morra no interior das áreas ainda com cobertura vegetal.
Na publicação desta reportagem, em 5 de novembro, marcava 470 milhões de árvores derrubadas por desmatamento em 2021. [+]do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A área derrubada equivale à da cidade de São Paulo e Região Metropolitana, que reúne 39 municípios.
Segundo o estudo, 15,3 bilhões de árvores são derrubadas por ano. Em outras palavras, é como se todo ano você perdesse duas de suas 422 árvores. O estudo foi liderado pelo pesquisador Thomas Crowther, da Yale School of Forestry & Environmental Studies, e publicado na quarta-feira (2) na revista Nature.
O desmatamento na maior floresta tropical do planeta totalizou 13.235 km2 no período 2020-2021, o maior valor desde 2005-2006 (14.286 km2), segundo registros do sistema de monitoramento Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
35 curiosidades que você vai gostar
A Amazônia Legal perdeu 10.476 km² de floresta entre agosto de 2020 e julho de 2021, meses em que se mede a temporada do desmatamento. A taxa é 57% maior que a da temporada passada, além de ser a pior dos últimos dez anos, aponta o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
O relatório também apresenta um inédito cálculo da velocidade do desmatamento: pela primeira vez foi possível estimar quanto o Brasil perdeu de cobertura vegetal nativa a cada dia de 2020: foram 3.795 hectares desmatados em média, o que dá uma perda de 24 árvores a cada segundo durante todo o ano.
O painel, que contabiliza em tempo real as árvores derrubadas por ação do homem, aponta que já foram mais de 474,8 milhões de árvores desmatadas no país, apenas neste ano. Isso corresponde a um desmatamento de mais de 792 mil hectares. Por dia, em média, são destruídas mais de 1,5 milhão de árvores.
“Atualmente, as maiores plantações de floresta do mundo somam uma média de plantio de 42 milhões de arvores por ano.
Os dados fazem parte de um relatório do órgão divulgado nesta sexta-feira, que mostra que o número de alertas de desmatamento explodiu em 2020: foram 74.218, um aumento de 30% em relação a 2019. Os desmatadores passaram a boiada por 13.853 km2 (1.385.300 hectares), uma área nove vezes maior que a cidade de São Paulo.
A área desmatada em 2020 representa a perda de 443 milhões a 832 milhões de árvores, considerando uma densidade de 400 a 750 árvores por hectare de floresta de terra firme (Ter Steege et al., 2003).
O relatório também apresenta um inédito cálculo da velocidade da destruição: pela primeira vez foi possível estimar quanto o Brasil perdeu de cobertura vegetal nativa a cada dia de 2020: foram 3.795 hectares desmatados em média, o que dá uma perda de 24 árvores a cada segundo durante todo o ano.
A população mundial passou de 1 bilhão em 1800 para quase 8 bilhões de habitantes em 2020, enquanto o número de árvores no mundo caiu de 6 trilhões para 3 trilhões de unidades, segundo o estudo de Bastin et. al.
RE: Um eucalipto rende de 20 a 24 mil folhas de papel A4 (75 g/m2 de gramatura), aquele comum, usado em casa e nos escritórios. Como são necessárias 11 árvores para produzir uma tonelada de papel, e o consumo do brasileiro é de 44 kg por ano, cada um de nós consome em média meia árvore por ano.
Os diferentes climas, relevos e solos presentes no Brasil proporcionam que o território brasileiro seja a base da mais rica flora do mundo, com mais de 56.000 espécies nativas de plantas. As plantas arbóreas nativas estão intimamente ligadas à história e ao desenvolvimento econômico do nosso país.
O país possui a segunda maior cobertura vegetal do planeta, entretanto, também é um dos campeões de desflorestamento. Assim, pela importância das florestas brasileiras ao ecossistema, o cenário do país passou a ser uma pauta global de meio ambiente. Neste post, o Politize!
São mais de 9 milhões de hectares de árvores plantadas no Brasil, responsáveis por 36% da produção de papel e celulose do país. Dos mais de 9 milhões de hectares, 7,4 milhões são certificados na modalidade manejo florestal.
A boa notícia é que todos nós podemos ajudar a controlar as mudanças climáticas com uma ação tão simples quanto plantar árvores. Apenas o plantio de seis árvores por mês é suficiente para compensar as emissões de CO2 que produzimos, levando em consideração a média anual global de cerca de 6 toneladas de CO2 por pessoa.
1,2 trilhão de árvores precisam ser plantadas para conter o aquecimento.
Grandes áreas de floresta são abatidas por um processo chamado corte. Máquinas ou seres humanos abatem centenas ou milhares de árvores e as transportam para fazer uso da madeira. Um lenhador corta uma árvore com a ajuda de uma motosserra.
As principais consequências dessas ações são a perda de biodiversidade, erosão dos solos, mudanças climáticas, desertificação e perda de recursos naturais.
Se uma árvore é capaz de dar vida a 10 mil dessas folhas, isso significa que para produzir uma folha de papel é necessário 1/10.000 de árvore.
Em 2021, foram devastados 507 km² de mata nativa dentro dessas áreas protegidas, 10% a mais do que no ano anterior. Nesses territórios, a devastação também atingiu o pior patamar da década. “Para combater o desmatamento, é necessário intensificar a fiscalização, principalmente nas áreas mais críticas.
Estados que lideram no índice de desmatamento
“Líder histórico, o Pará manteve a primeira colocação no ranking dos que mais desmatam, com 4.037 km² devastados, 39% do registrado em toda a Amazônia. No estado, houve aumento da derrubada da floresta tanto em áreas federais quanto estaduais.
São Paulo – O desmatamento no Brasil cresceu 13,6% em 2020, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo sistema MapBiomas Alerta. Foram 1.385.300 hectares (13.853 km²), área nove vezes maior que a cidade de São Paulo, ou 24 árvores por segundo.
O que fazer no meu tempo livre para ganhar dinheiro?
Como Ver tempo de jogo The Witcher 3 PS4?
Como saber a frequência da minha memória RAM?
Quais os sintomas de um edema cerebral?
Como faço para saber a curvatura do meu olho?
Como saber se um dentista tem processo?
Como tratar granuloma piogênico na unha?
Como encontrar o humor no texto?
Como saber se as fotos do iPhone estão no iCloud?
Como encontrar ou descobrir e instalar todos os drivers para seu PC?
O que as pessoas mais procuram na internet?
Como testar todas as portas do roteador?
Como ir no show do BTS sendo pobre?
Como pegar verme de gato em humanos?
Quais programas posso desinstalar do notebook?
Como é feita a drenagem de abscesso na mama?