Estudos reunidos pela UE alertaram para o declínio da população desses animais em todo mundo. Em 2020, o Instituto de Agricultura da Colômbia (ICA) foi notificado pelos apicultores sobre 256 intoxicações em colmeias somente em Quindío. Dez milhões de abelhas morreram. O ICA coletou amostras de seis apiários afetados.
Conforme dois apicultores consultados pela reportagem do Diário, em 2021, não foram registrados casos de morte de abelhas na cidade.
Meio bilhão de abelhas de mortes de abelhas foram estimadas entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019 no sul do Brasil. Machado, vice-presidente da Federação Apícola do Rio Grande do Sul, recebe relatórios de mortes em massa desde 2013.
Existem diversos fatores que contribuem para essa perda na população das abelhas, como a mudança climática, aquecimento global e a poluição. No entanto, Existe uma causa para essas mortes que muitas vezes é esquecida: os pesticidas e produtos químicos que contaminam o meio ambiente.
"No Brasil, ocorrem de 10 a 15 mil acidentes com abelhas e 40 a 50 pessoas morrem por ano.
24 curiosidades que você vai gostar
Reação anafilática
Existem muitas substâncias capazes de desencadear reações alérgicas, entre elas o veneno de abelha. Alguns dos sinais clássicos do choque anafilático são a dificuldade para respirar, coceira e vermelhidão na pele, aumento dos batimentos cardíacos, tonturas e sensação de desmaio.
Pode causar uma dor intensa, reação inflamatória local, eritema e calor, que podem durar dias ou evoluir para sintomas mais graves como reação da hipersensibilidade imediata, com sinais e sintomas de anafilaxia em pacientes previamente sensibilizados”, destaca a bioquímica Sandra.
10 coisas que você pode fazer para salvar as abelhasApoie os agricultores orgânicos locais. ... Pratique jardinagem orgânica em casa. ... Plantas e flores que atraem abelha. ... Compre mel local. ... Torne-se um apicultor. ... Adote uma colmeia. ... Montar um bebedouro para as abelhas. ... Saiba mais sobre essas criaturas cativantes.
Existem 25 mil espécies de abelha e, para a lista, entraram sete: Hylaeus anthracinus, Hylaeus longiceps, Hylaeus assimulans, Hylaeus facilis, Hylaeus hilaris, Hylaeus kuakea, e Hylaeus mana – todas amarelinhas, parecidas com as espécies daqui do Brasil.
Normalmente, não há nenhum motivo para se matar uma abelha, mas o mesmo não pode se dizer de vespas e vespulas, pois elas são perigosas. Aprenda a diferenciar os insetos para lidar com eles de modo responsável.
Só as abelhas obreiras morrem quando picam, as outras não. A maior parte das abelhas que picam, têm o aguilhão liso e, ao picar, esse aguilhão sai completamente da tua carne.
Estudo apontou presença do ingrediente ativo fipronil, inseticida utilizado em vários tipos de culturas, e até mesmo de outras substâncias de uso proibido.
Quase meio bilhão de mortes
Segundo a Repórter Brasil e a Agência Pública, o fipronil e neonicotinoides (inseticidas derivados de nicotina) foram responsáveis pela morte de 400 milhões de abelhas no Rio Grande do Sul, 45 milhões no Mato Grosso do Sul e 7 milhões em São Paulo entre o Natal de 2018 e fevereiro deste ano.
Para afastar abelhas dos plantios podem ser utilizados “atrativos artificiais”, tais como água com mel, água com açúcar, café com açúcar ou chás. Café com açúcar parece ser mais eficiente, quando comparado à água com açúcar e chás (Siqueira et al., 2014; Viana et al., 2014).
E, finalmente, as grande responsáveis pelo funcionamento da sociedade, as operárias, em um número que varia de 60 a 100 mil indivíduos, que vivem de 30 a 50 dias e que se dividem em: a) Faxineiras: idade de um a três dias.
As operárias podem viver em média 45 dias e os machos, quando não acasalam com uma princesa, podem viver até 80 dias.
No mundo, existem mais de 20 mil espécies de abelhas, que são importantes polinizadores, responsáveis por ajudar na reprodução das plantas e aumentar a produtividade das lavouras. Uma colônia de abelhas pode polinizar 300 milhões de flores por dia! Por isso, é muito importante proteger as abelhas.
A causa exata desse fenômeno é desconhecida, mas acredita-se que ocorra por uma combinação de fatores, que incluem uso inadequado de pesticidas. Além disso, há outras razões que explicam a redução da diversidade de abelhas, como perda de habitat natural, mudanças climáticas e más práticas agrícolas.
É importante oferecer água fresca, a água deve ser trocada todos os dias ou em dias alternados, ou colocar uma torneira ao ar livre com pingando lentamente água é um bom recurso para dar água para as abelhas.
Na maioria dos casos, a dor e o inchaço desaparecem em no máximo um ou dois dias. Em 10% dos casos o paciente desenvolve uma reação maior às picadas, com intensa dor e inchaços que podem chegar a 10 cm de diâmetro e demoram até 10 dias para desaparecer.
Passe um antisséptico na pele, como iodopovidona, por exemplo; Aplique uma pedrinha de gelo enrolada em papel toalha ou pano para reduzir o inchaço e aliviar a dor; Passe uma pomada para picada de inseto na região afetada e deixe secar sem cobrir a pele, caso a vermelhidão não melhore.
O mais comum é ocasionar uma infecção local com formação de pus como forma de defesa e expulsão do fragmento do ferrão não retirado.
Um pequeno enxame de abelha pode ter 20 mil abelhas, um cavalo pode morrer com apenas 400 picadas e nós estamos falando de um animal de 600 quilos. Então dependendo do grau de alergia, da idade, da resistência física, uma única picada de abelha é capaz de matar um ser humano.
Quais as intervenções para reduzir o estresse ocupacional?
Como é o nome da fobia de beijo?
O que diz o artigo 83 da Constituição Federal?
Quantos fonemas tem a palavra chapéu?
Como calcular férias proporcionais 9 meses?
Qual o tempo de secagem de um reboco?
Qual remédio faz nascer cabelo?
Como calcular a distância de um ponto ao outro?
Tem como usar 2 iCloud no iPhone?
Qual a diferença de frutos para produtos no direito civil Cite exemplos?
Qual é a coisa mais brilhante do mundo?
Qual o tratamento para virose?
Quais os tipos de câncer é possível identificar com mapeamento genético?
Por que às vezes acordamos de mal humor?
Quantos anos o povo comeu maná?
Como funciona o Pré-universitário?