E os agrotóxicos podem ser principal causa. Os terríveis efeitos do uso desenfreado de agrotóxicos e pesticidas na agricultura brasileira não são medidos somente nos males sobre a saúde humana, mas sobre toda a natureza em seus complexos ecossistemas.
Meio bilhão de abelhas de mortes de abelhas foram estimadas entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019 no sul do Brasil. Machado, vice-presidente da Federação Apícola do Rio Grande do Sul, recebe relatórios de mortes em massa desde 2013.
Estudos reunidos pela UE alertaram para o declínio da população desses animais em todo mundo. Em 2020, o Instituto de Agricultura da Colômbia (ICA) foi notificado pelos apicultores sobre 256 intoxicações em colmeias somente em Quindío. Dez milhões de abelhas morreram. O ICA coletou amostras de seis apiários afetados.
Conforme dois apicultores consultados pela reportagem do Diário, em 2021, não foram registrados casos de morte de abelhas na cidade.
Existem diversos fatores que contribuem para essa perda na população das abelhas, como a mudança climática, aquecimento global e a poluição. No entanto, Existe uma causa para essas mortes que muitas vezes é esquecida: os pesticidas e produtos químicos que contaminam o meio ambiente.
41 curiosidades que você vai gostar
Estudo apontou presença do ingrediente ativo fipronil, inseticida utilizado em vários tipos de culturas, e até mesmo de outras substâncias de uso proibido.
Deixe as abelhas a sós a maior parte do tempo.
Ela pode simplesmente estar descansando, e é melhor que ela fique sozinha. Isso se aplica a abelhas com asas gastas, também. Se você sentir que deve oferecer à abelha um pouco de água e mel, não há problema em fazê-lo.
Quase meio bilhão de mortes
Segundo a Repórter Brasil e a Agência Pública, o fipronil e neonicotinoides (inseticidas derivados de nicotina) foram responsáveis pela morte de 400 milhões de abelhas no Rio Grande do Sul, 45 milhões no Mato Grosso do Sul e 7 milhões em São Paulo entre o Natal de 2018 e fevereiro deste ano.
Para afastar abelhas dos plantios podem ser utilizados “atrativos artificiais”, tais como água com mel, água com açúcar, café com açúcar ou chás. Café com açúcar parece ser mais eficiente, quando comparado à água com açúcar e chás (Siqueira et al., 2014; Viana et al., 2014).
"No Brasil, ocorrem de 10 a 15 mil acidentes com abelhas e 40 a 50 pessoas morrem por ano.
Existem 25 mil espécies de abelha e, para a lista, entraram sete: Hylaeus anthracinus, Hylaeus longiceps, Hylaeus assimulans, Hylaeus facilis, Hylaeus hilaris, Hylaeus kuakea, e Hylaeus mana – todas amarelinhas, parecidas com as espécies daqui do Brasil.
Normalmente, não há nenhum motivo para se matar uma abelha, mas o mesmo não pode se dizer de vespas e vespulas, pois elas são perigosas. Aprenda a diferenciar os insetos para lidar com eles de modo responsável.
As aplicações devem ser feitas, preventivamente, durante todo o período de desenvolvimento do fruto, e suspensas antes do seu amadurecimento. Os produtos com bons resultados no controle são triclorfon (0,30%) e fention (0,1%). A abelha arapuá está causando prejuízo aos pés de coco da minha propriedade.
Plantas para espantar vespas e abelhas
Hortelã-verde. Menta. Jasmim. Citronela.
O desaparecimento dos polinizadores dos agroecossistemas deve-se principalmente ao uso incorreto e excessivo de agrotóxicos, que coloca em risco colônias de abelhas de matas próximas que visitam esse local ou que polinizam áreas de cultivo, pois seus resíduos ficam nas flores e contaminam o néctar e o pólen.
Conhecido como apitoxina, o veneno de abelha já é usado como medicamento para doenças como nevrites, traumas, tendinite, bursite e inflamações comuns.
Detectada em 2007 nos EUA e na Europa, a mortandade de colmeias inteiras, denominada “síndrome do colapso das colmeias”, é associada ao uso sem controle de venenos agrícolas. A causa de tamanho desarranjo seria a absorção pelas abelhas de partículas de agrotóxicos.
É importante oferecer água fresca, a água deve ser trocada todos os dias ou em dias alternados, ou colocar uma torneira ao ar livre com pingando lentamente água é um bom recurso para dar água para as abelhas.
As abelhas acabam morrendo porque, depois de deixar o ferrão — estrutura que está ligada ao abdome desses insetos — preso na vítima, quase sempre elas acabam perdendo parte do seu tecido abdominal, morrendo de 15 a 30 minutos mais tarde.
Colocar gelo no local, tomar um analgésico na hora e ir ao hospital são as recomendações. Também é importante lembrar que você não pode cortar o local da picada, nunca chupar o veneno, não passar álcool e não tomar leite.
10 coisas que você pode fazer para salvar as abelhasApoie os agricultores orgânicos locais. ... Pratique jardinagem orgânica em casa. ... Plantas e flores que atraem abelha. ... Compre mel local. ... Torne-se um apicultor. ... Adote uma colmeia. ... Montar um bebedouro para as abelhas. ... Saiba mais sobre essas criaturas cativantes.
O que é perigo iminente? Risco à vida, idosos sem mobilidade, concentração permanente de crianças (salas de aula de escolas) e outros, pois em se tratando de abelhas o manejo correto não gera risco.
Qual o prazo para limpar matas e terrenos?
Como apagar mensagem no Chat do Google Meet?
Como tirar as vísceras de um frango?
Como tirar queimado de panela de cobre?
O que é bom passar no umbigo inflamado?
Como tirar mancha do vaso sanitário com bicarbonato de sódio?
Como jogar contra Yasuo de Jax?
Como lidar com o irmão mais novo?
O que é uma pessoa com complexo?
Como instalar Pixel Facebook Ads?
Como lidar com uma pessoa do signo de Câncer?
O que significa ter a Lua em Escorpião?
Como tratar transtorno de ansiedade em TCC?
Como faz uma ligação elétrica no chuveiro?
O que fazer quando os pais não gostam do seu namorado?