Além da função alimentar, a sonda pode ser utilizada para lavagem gástrica, na preparação para cirurgias, para o estancamento de hemorragias e na drenagem de líquidos. Ademais, seu uso também é possível na administração de medicamentos de quimioterapia no tratamento oncológico.
Geralmente, as sondas enterais são recomendadas quando a alimentação pela boca é insuficiente, por falta de apetite ou dificuldade para mastigar ou engolir. É indicada também em casos de tumores em região oral, esôfago e estômago quando há um bloqueio parcial ou total na passagem do alimento.
Fazer refeições por meio de sonda, é o ato de usar um tubo fino — que é inserida no nariz ou outras vias, levando o alimento ao estômago. Dessa forma, a sonda se torna uma condutora dos nutrientes que o paciente necessita.
INDICAÇÃO DE NUTRIÇÃO ENTERAL
A nutrição enteral está indicada para pacientes subnutridos ou em risco de subnutrição (Quadro 1), que possuem capacidade absortiva preservada ou parcialmente comprometida, cuja alimentação oral não é capaz de prover a quantidade adequada de nutrientes4,5(A).
A alimentação por sonda pode ser usada para alimentar pessoas cujo aparelho digestivo está funcionando normalmente, mas que não conseguem comer o suficiente para satisfazer suas necessidades nutricionais. Essas pessoas incluem aquelas com: Falta de apetite por um longo tempo.
16 curiosidades que você vai gostar
A sonda nasogástrica é de grande utilidade no cuidado de pacientes que, porventura, apresentem problemas de deglutição ou não possam se alimentar por via oral, além de ser aplicada também com outras finalidades, como a preparação para cirurgias, e em procedimentos diagnósticos e terapêuticos.
Alimentação forçada ou gavagem é a prática de alimentar é o método de introdução de alimentos líquidos no estômago através de um tubo colocado pelo nariz ou boca. Usado para alimentação de recém-nascidos ou animais de experimentação.
A indicação de nutrição enteral (NE) deve estar associada ao funcionamento do trato gastrointestinal (TGI) + ingestão via oral (IVO) insuficiente + grau de desnutrição/ catabolismo/percentual de perda de peso e presença de disfagia. Em geral, deve ser indicada para indivíduos com IVO <60% da recomendação.
Indicação e Contraindicação
Indicação: pacientes inconscientes e/ou com dificuldade de deglutição. Contra-indicação: pacientes com desvio de septo e TCE.
Quanto tempo antes de nadar devo comer?
Como importar tema para Google apresentações?
O que é inovação e transformação digital?
O que comprar com Cristal Genesis?
Como baixar o Google Chrome grátis?
O que é preciso para tirar passaporte para os usa?
Como dar força para alguém com câncer?
Como se tornar responsável legal por um idoso?
Como trabalhar como pesquisador?
Quais são os requisitos de admissibilidade do recurso de revista?
O que acontece com o Sol durante a noite?
Qual a carne vermelha mais saudável?
Qual é a dimensão espiritual do ser humano?
Para que serve o Clear no CSS?
Qual é a função do ciclo celular?
Como que eu faço para arrumar emprego?