O Multiplicador Keynesiano de Gastos Se uma economia estiver com recursos desempregados, um aumento na demanda agregada provocará um aumento da renda nacional mais que proporcional ao aumento da demanda.
O multiplicador keynesiano, em negrito, multiplica o gasto autônomo mais o investimento, determinando a renda. O aumento do gasto autônomo através do investimento provoca tanto um aumento na demanda agregada como uma elevação da renda através da propensão a consumir.
Por exemplo, se as pessoas mudarem seus hábitos e gastarem 95% de cada unidade monetária recebida, o multiplicador será 20. Inversamente, se elas decidirem gastar somente 80% e poupar 20%, o multiplicador passará a ser 5. Tudo isso significa que, quanto menos for poupado, maior será o impacto na produção total.
O mecanismo que pode dar origem a um efeito multiplicador é que um montante inicial de gastos incrementais pode levar a aumento do consumo, aumento da renda e, portanto, aumentar ainda mais o consumo, resultando em um aumento generalizado da renda nacional maior que o montante despendido inicialmente.
Assim, o “efeito multiplicador dos gastos públicos” será tanto maior quanto maio for a propensão marginal a consumir daquela economia; Porque? Justamente porque Y = C + I + G.
A fórmula mais básica para encontrar o valor do multiplicador monetário é a seguinte:
Já os gastos do governo têm impacto pleno sobre a demanda agregada que afetará mais fortemente a produção. O multiplicador do aumento de gastos do governo, financiado integralmente com aumento de impostos, é igual a 1. Essa é a Teoria do Orçamento Equilibrado.
O multiplicador do investimento, que na prática se pode aplicar a outras componentes da despesa de uma economia, como o consumo privado e o consumo público, traduz um efeito de variação positiva do rendimento numa economia derivada de uma variação unitária positiva no seu volume de investimento.
No geral, os preços dos produtos e serviços caem com a crise, mas os salários não, aumentando o desemprego. A solução, para Keynes, seria em voltar a expandir a economia por meio de novas despesas do governo, o que possibilitaria a criação de empregos.
Assim, o “efeito multiplicador dos gastos públicos” será tanto maior quanto maio for a propensão marginal a consumir daquela economia; Porque? Justamente porque Y = C + I + G.
Quanto se gasta para fazer uma revista?
O que é Certidão Negativa de licitantes inidôneos?
Como criar uma rede local com servidor?
Quais as certidões negativas do MEI?
Como montar uma Rede para pequena empresa passo a passo?
O que significa cera preta no ouvido?
Como fazer uma mesa posta para jantar?
Como colocar as páginas do Word uma embaixo da outra?
Como tirar certificação az900?
Como tirar certidão de propriedade de veículo MG?
Como emitir certidão negativa do FGTS?
Como tirar certidão negativa do ITR?
Como tirar tarja de fotos pelo celular?
Onde surgiu a ginástica francesa?
Como surgiu os números história?
Como surgiu a idéia de cidadania presente na sociologia?
Quais são os principais métodos de coletas de dados da pesquisa quantitativa?