O Multiplicador Keynesiano de Gastos Se uma economia estiver com recursos desempregados, um aumento na demanda agregada provocará um aumento da renda nacional mais que proporcional ao aumento da demanda.
O multiplicador keynesiano, em negrito, multiplica o gasto autônomo mais o investimento, determinando a renda. O aumento do gasto autônomo através do investimento provoca tanto um aumento na demanda agregada como uma elevação da renda através da propensão a consumir.
Por exemplo, se as pessoas mudarem seus hábitos e gastarem 95% de cada unidade monetária recebida, o multiplicador será 20. Inversamente, se elas decidirem gastar somente 80% e poupar 20%, o multiplicador passará a ser 5. Tudo isso significa que, quanto menos for poupado, maior será o impacto na produção total.
O mecanismo que pode dar origem a um efeito multiplicador é que um montante inicial de gastos incrementais pode levar a aumento do consumo, aumento da renda e, portanto, aumentar ainda mais o consumo, resultando em um aumento generalizado da renda nacional maior que o montante despendido inicialmente.
Assim, o “efeito multiplicador dos gastos públicos” será tanto maior quanto maio for a propensão marginal a consumir daquela economia; Porque? Justamente porque Y = C + I + G.
A fórmula mais básica para encontrar o valor do multiplicador monetário é a seguinte:
Já os gastos do governo têm impacto pleno sobre a demanda agregada que afetará mais fortemente a produção. O multiplicador do aumento de gastos do governo, financiado integralmente com aumento de impostos, é igual a 1. Essa é a Teoria do Orçamento Equilibrado.
O multiplicador do investimento, que na prática se pode aplicar a outras componentes da despesa de uma economia, como o consumo privado e o consumo público, traduz um efeito de variação positiva do rendimento numa economia derivada de uma variação unitária positiva no seu volume de investimento.
No geral, os preços dos produtos e serviços caem com a crise, mas os salários não, aumentando o desemprego. A solução, para Keynes, seria em voltar a expandir a economia por meio de novas despesas do governo, o que possibilitaria a criação de empregos.
Assim, o “efeito multiplicador dos gastos públicos” será tanto maior quanto maio for a propensão marginal a consumir daquela economia; Porque? Justamente porque Y = C + I + G.
Como usar o primer no rosto da Mary Kay?
O que substitui a palavra mesmo?
Como faço para substituir uma Nota Fiscal Eletrônica?
Como executar um programa em java no Notepad?
O que pode substituir a palavra caber?
Como impermeabilizar com cera de abelha?
Como adicionar PayPal no Google Play 2020?
Como usar o aplicativo Photopea?
Como usar OneNote como caderno?
Qual o melhor aplicativo para gravar aula?
Como usar o Preterito perfeito simples em espanhol?