O mim é utilizado para substituir um substantivo na frase e exerce a função de objeto indireto. O mim será sempre acompanhado de preposições (a, até, de, com, para, por, em, sem, entre, contra, sob, sobre, etc.). Aqui, vale ressaltar que o mim não conjuga verbo.
Mim e me são pronomes oblíquos da primeira pessoa do singular, assim como comigo. Esses pronomes exercem na oração a função de objeto ou complemento. O que os diferencia é o uso de preposição: me pode ser objeto direto ou indireto, dependendo da transitividade do verbo. Mim sempre vem regido de preposição.
Ambos os pronomes são denominados de pronomes oblíquos: me é pronome oblíquo átono; mim, pronome oblíquo tônico.
...
Quando o verbo exigir outra preposição, que não a a, somente se usam os pronomes oblíquos tônicos:Ela gosta de mim.Ela mentiu perante mim.Ela faz tudo por mim.
Eu e mim: para eu e para mim. Eu e mim são pronomes pessoais que possuem a função de substituir o substantivo na frase e indicar qual(is) a pessoa do discurso.
Mim e ti exercem a função sintática de complemento verbal ou nominal, agente da passiva ou adjunto adverbial e sempre são precedidos de preposição.
17 curiosidades que você vai gostar
Usamos o pronome do caso reto (eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as)) quando nos referimos ao sujeito da oração. Já os pronomes oblíquos tônicos (mim, ti, ele (a), nós, vós, eles (as)) fazem papel de objeto e surgem após uma preposição: para mim, de mim, por mim, e assim por diante.
3) A regra fundamental nesse campo diz que o pronome eu é do caso reto, o que significa que serve para funcionar como sujeito. Enquanto isso, o pronome mim é do caso oblíquo, o que quer dizer que ele desempenha uma função sintática própria de um complemento (jamais de um sujeito).
Já o “mim” é um pronome oblíquo tônico e tem a função de objeto indireto, sendo sempre acompanhado de preposição.
...
Veja os exemplos:Deixou o trabalho para eu fazer. CORRETO.Deixou o trabalho para mim fazer. ... Nuno guardou o presente para eu ver. ... Nuno guardou o presente para mim ver.
Há três colocações possíveis desses pronomes em relação ao verbo:Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.
Quanto tempo dura um alvará de funcionamento definitivo?
Como funcionam as ações de uma empresa?
Como funciona a residência terapêutica?
Como calcular o sistema Sacre?
Onde fica o sensor de pressão dos pneus do Onix?
Quanto custa o serviço de panfletagem?
Qual a função do sistema de lubrificação no motor automotivo?
O que fazer para não sofrer com o término do namoro?
Qual chá gestante pode tomar para infecção urinária?
Como lançar consórcio contemplado no Imposto de Renda 2020?
Como não ser importunado por telemarketing?
É possível detectar uma gravidez de 3 semanas?
Como saber se estou com queda de cabelo?
Como saber se um produto tem o selo do Inmetro?
Como classificar aquisição de software na contabilidade?
Como saber a hora de colher o rabanete?