Quando usar crase ou não?

Pergunta de Luana Laura de Santos em 02-06-2022
(74 votos)

Uma das dúvidas mais comuns na língua portuguesa diz respeito ao uso correto do acento indicativo de crase.A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. ... Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora. ... Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo.

Quando usar crase no a?

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.


Quando usar crase exemplos?

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

Quando ocorre a crase?

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Tem crase antes de esta?

A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes demonstrativos. Os pronomes demonstrativos não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.

COMO SABER SE TEM OU NÃO CRASE? DICA RÁPIDA com PROFA. PAMBA


44 curiosidades que você vai gostar

Está a tem crase?

A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a. A existência de crase, ou seja, de uma contração, é indicada com a escrita do acento grave por cima da vogal a.

Como se lê a crase?

No Brasil, não existe distinção fonológica entre as duas palavras; as duas pronúncias são aceitáveis, mas á é a mais geral.

Onde não vai crase?

Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: 1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ... 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Quais os casos que não ocorre crase?

7 casos em que a crase não ocorre de jeito nenhum, nunca mesmo, jamaisAntes de substantivo masculino. ... Antes de verbos. ... Antes de pronomes pessoais, interrogativos e indefinidos. ... Em expressões com palavras repetidas. ... Antes de pronomes de tratamento. ... Antes de numerais cardinais e distância não determinada.

Quando não usar crase pronome de tratamento?

1o) Não há crase antes de pronomes de tratamento que podem designar tanto homem quanto mulher (VOSSA SENHORIA, VOSSA EXCELÊNCIA, VOSSA MAJESTADE, VOSSA SANTIDADE...): ... Não ocorre a crase porque não há artigo definido feminino “a” antes dos pronomes de tratamento. Só temos a preposição “a”.

Quanto a mim ou a mim?

Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.

Como aprender crase de uma vez por todas?

A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas: Por se tratar da fusão da preposição “a” com o artigo “a”, a crase somente deverá aparecer antes de palavras femininas. Se ainda assim você ficar em dúvida, basta substituir a palavra feminina por uma masculina.

Tem crase antes de nome próprio?

A crase não deve ser empregada junto a nomes próprios. Os nomes próprios indicam um nome específico, em geral destinado a um ser em particular em oposição a um ser genérico – nome comum (ex: cidade: ser genérico = nome comum; Campo Grande: ser específico = nome próprio).

Tem crase antes de quem?

A crase não deve ser empregada junto aos pronomes relativos QUE, QUEM e CUJO(A).

Quanto a moça tem crase?

Nessa frase, “a tarde” e “a moça” exercem a função de sujeito; e “as roupas”, a de objeto direto. Só se usa crase diante da palavra “casa” se estiver especificada ou se “casa” significar “prédio, construção”. A moça voltou a casa. – sem crase, pois “casa” não está especificada mesmo havendo a preposição “a”.

Tem crase antes de nome masculino?

Publicamos outro dia nesta coluna: “Não há crase antes de palavra masculina”. ... Antes de palavra masculina, é impossível haver o artigo definido feminino: “Andar a pé”; “Vender a prazo”; “Falar a respeito disso”.

Tem crase antes de Deus?

A dúvida de uma ouvinte é sobre o uso da crase na expressão Graças a Deus . O professor Pasquale explica: quando se fala da entidade, ser supremo Deus, não se usa artigo. Esse a é só preposição, regida pelo substantivo graças .

Como decorar o uso da crase?

A crase ocorre se dois aa se encontrarem. O casório se dá quando a preposição a encontra o artigo definido a, ou o demonstrativo a, ou o a inicial dos pronomes demonstrativos aquele, aquela, aquilo: O êxito é obstáculo à liberdade. Entreguei o relatório àquele homem.

Tem crase antes de horas?

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições até , desde , após , entre e para . De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

É correto falar a mim?

4) Nas palavras de Laudelino Freire, "é de boa linguagem reforçar o pronome objeto com o pronome oblíquo correspondente, ou com o pronome ele, precedidos um e outro da preposição a. Exs.: Mato-me a mim; Sirva-lhes a eles de castigo"3.

Qual é o certo para eu ou pra mim?

Utilizamos “para eu” quando a expressão assume a função de sujeito em uma oração. Já o “para mim”, deve ser empregado quando tem função de objeto indireto em uma oração.

O que é correto é para mim ou pra eu?

3) A regra fundamental nesse campo diz que o pronome eu é do caso reto, o que significa que serve para funcionar como sujeito. Enquanto isso, o pronome mim é do caso oblíquo, o que quer dizer que ele desempenha uma função sintática própria de um complemento (jamais de um sujeito).

É errado falar pra mim?

Ela só pode ser exercida pelos pronomes pessoais retos, nunca pelos oblíquos, como é o caso do pronome mim. Errado: Há vários exercícios para mim fazer. Correto: Há vários exercícios para eu fazer. Nada de errado nessa construção.

É muito difícil para mim ou para eu?

Mim, no caso, não é sujeito de esquecer, mas complemento de difícil, que rege a preposição para (difícil para mim). A frase, em outra ordem, é Esquecer é difícil para mim. Não confundir com casos em que eu é sujeito do infinitivo: livros para eu ler.



Outras questões

Como saber se um imóvel tem restrição judicial?

Qual a principal definição de questão social?

Qual é o custo de vida no Paraguai?

O que é LPF para Diastase?

Qual é a causa do preconceito?

Qual o valor de uma blefaroplastia?

Quais são os elementos essenciais de uma notícia?

Como saber se peguei infecção hospitalar?

Como lavar roupa com bicarbonato e vinagre?

Como tirar a segunda via da identidade rápido Manaus 2021?

É possível dar positivo e não estar grávida?

O que são mapas Isopleticos?

Quanto uma pessoa física pode movimentar no banco?

Como colocar uma pia onde não tem tubulação?

Qual é o significado da flor-de-lis?

O que significa por tanto separado?

Quais doenças O funcionário não pode ser demitido?

Quais os tipos de veículos automotores?

Porque os homens não gostam de DR?

Quantos alunos brasileiros tem em Harvard?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com