Banho de contraste é uma técnica fisioterápica que promove alternância entre dilatação e constrição dos vasos sanguíneos por meio do uso intercalado de modalidades de calor e frio, respectivamente. É indicado para lesões articulares, em que há formação evidente do edema.
Como aplicar o banho de contraste? A terapia deve começar mergulhando-se o local atingido em água quente, por um tempo de 3 ou 5 minutos (5 para casos mais graves). Em seguida e sem descanso, passa-se para a água gelada, por 1 ou 3 minutos (3 para casos graves).
Para diminuir o sintoma, os médicos costumam recomendar o banho de contraste. “Coloca-se o pé por 2 minutos na água quente e, logo em seguida, mais 2 minutos na fria. Deve-se repetir isso várias vezes”, explica o angiologista Roberto Tulli.
Banho de contraste – como fazer corretamente Suba molhando toda a perna, faça o mesmo com a perna esquerda. Braços: molhe a parte de cima da mão direita e suba até molhar o ombro. Passe para a axila e desça molhando a parte de dentro do braço até chegar na palma da mão. Faça o mesmo com o braço esquerdo.
Enquanto a compressa quente dilata os vasos sanguíneos, a versão fria possui o efeito contrário, constringindo-os e diminuindo o fluxo de sangue na região. Esse resultado faz com que o local não acumule líquidos, também amenizando inflamações e inchaços.
O calor tende a aumentar o inchaço da região lesada, especialmente nos estágios iniciais da lesão. O frio é o mais indicado e ajuda a limitar o edema. Tanto frio como calor podem ser usados para aliviar a dor. O efeito do frio pode ser mais prolongado mas, em certas ocasiões, pode aumentar a dor.
1) Contraste com gelo e água quente ou sauna e piscina fria, alternando quente (39 ºC a 40 ºC) e fria (10ºC – 12ºC): Ficar entre 3 e 4 minutos no quente, então ficar 30-60 segundos no frio, repetindo o processo 3 vezes.
Essa técnica auxilia em casos de possíveis contusões e entorses. O choque quente/frio proporciona bom estímulo da circulação, por reeducar as artérias e veias a se dilatarem e se contraírem alternadamente. Para fazer o escalda-pés alternado, encha um balde com água quente (39 a 40°C) e outro com água fria (15 a 19°C).
Esse banho não tem risco para a saúde e pode ser feito durante a febre, para o que é um bom remédio, tanto para adultos quanto para crianças. É um banho feito no chuveiro, alternando as temperaturas quente e fria da água, durante 10 minutos, sendo um minuto frio e um minuto quente.
Como foi a escravidão no Brasil?
Como foi a entrada da arte barroca no Brasil?
O que os jovens estão fazendo para mudar o mundo?
Como era o Natal dos escravos?
Como instalar modem da Oi no roteador?
Como o mundo contemporâneo aborda a concepção de ser humano?
Como a madeira é formada nas árvores?
Como é o processo de geração de energia de uma usina hidrelétrica?
Como instalar programas no usuário convidado?
Como é feito o embalsamamento de um corpo?
O que pode atrapalhar a perda de peso?
Como município de Louveira surgiu?
Como se dá na libras o processo morfológico?
O que são os modos de identificação?
O que são fontes históricas e como se dá o trabalho com fontes históricas?
O que bloqueia a autofagia e quais os riscos?