Para que uma função seja considerada injetora, temos que ter a seguinte ocorrência: dados dois elementos, x1 e x2, pertencentes ao conjunto do domínio, com x1 diferente de x2, as imagens f(x1) e f(x2) são sempre distintas, ou seja, f(x1) ≠ f(x2).
A função é considerada injetora quando dois elementos quaisquer, distintos, do domínio da função são transformados pela função em elementos distintos do contradomínio.
Se uma função é injetora então não há elementos do conjunto imagem que sejam imagens de mais de um elemento do domínio. Então, se traçarmos linhas paralelas ao eixo x do gráfico da função e estas interceptarem a função em mais de um ponto em relação ao eixo y então dizemos que esta função não é injetiva.
Um função é injetiva quando os valores de x dentro do conjunto A são diferentes e as imagens do contradomínio (conjunto B) também. Caso os valores do domínio e das imagens do contradomínio sejam iguais a função é injetora.
Função injetora: uma função é injetora se os elementos distintos do domínio tiverem imagens distintas. Por exemplo, dada a função f : A→B, tal que f(x) = 3x. Função bijetora: uma função é bijetora se ela é injetora e sobrejetora. Por exemplo, a função f : A→B, tal que f(x) = 5x + 4.
32 curiosidades que você vai gostar
Para saber se uma função é polinomial do primeiro grau, devemos observar o maior grau da variável x (termo desconhecido), que sempre deve ser igual a 1. Nessa função, o gráfico é uma reta. Além disso, ela possui: domínio x, imagem f(x) e coeficientes a e b.
A função identidade, também nomeada de função inclusão, é uma das categorias da função afim (f(x) = ax + b). Os valores do seu domínio são os mesmos da imagem do contradomínio. Por isso, a função identidade é também bijetora, isto é, para qualquer valor que seja x o resultado da sua função será ele mesmo (f(x) = x).
Uma função será considerada injetora se os diferentes elementos do conjunto do domínio possuir imagens diferentes. Uma função será bijetora se ela assumir as características de uma função sobrejetora e injetora ao mesmo tempo.
Gráfico de uma função injetora
Pela definição de uma função injetora, não existe elementos do contradomínio que se relacionam com dois elementos do domínio ao mesmo tempo. Logo, se traçarmos linhas horizontais cortando o gráfico e elas cruzarem o gráfico em apenas um ponto, então a função é injetora.
Função injetora: cada valor do contra-domínio é imagem de apenas um valor do domínio, o que exclui a possibilidade de que algum valor do contra-domínio possa ser imagem de mais de um correspondente no domínio.
Uma função é sobrejetora quando:todos os elementos da imagem são correspondentes de um único elemento no domínio.todos os elementos do contradomínio possuem um único elemento correspondente a ele no domínio.todos os elementos do contradomínio possuem pelo menos um elemento correspondente a ele no domínio.
Definição. Dizemos que a transformação linear T é Injetora se a aplicação T for injetora. De mesmo modo, a transformação linear T é Sobrejetora se a aplicação T for sobrejetora. A transformação linear T é Bijetora se for injetora e sobrejetora.
Para averiguar se a função é sobrejetiva, devemos verificar se Im(f)=CD(f). O Contradomínio é o conjunto B, devemos então determinar quais são as imagens da função f. Veja que de fato o conjunto Im(f) é igual ao conjunto B (contradomínio da função), sendo assim podemos afirmar que a função é sobrejetiva.
Função Injetora: trata-se de uma função onde todos os elementos da primeira possuem como imagem elementos distintos da segunda. Função Bijetora: corresponde a uma função que ao mesmo tempo é injetora e sobrejetora. Dessa forma, todos os elementos de uma função são correspondentes de todos os elementos de outra.
Outro exemplo de uma não função é apresentado a seguir: Existem elementos em A que não se relacionam com elementos do conjunto B, violando também a definição de função. Isso nos ajuda a identificar o que seria ou não uma função olhando apenas para seu domínio e contradomínio.
Analisando a função de forma geral, para encontrarmos o conjunto imagem, sabemos que x² com x pertencente ao real sempre será um número positivo, logo, o conjunto imagem será: Im(f) = R+ (conjunto dos números reais positivos).
Uma função afim se enquadra como identidade se f(x) = x, ou seja, quando o coeficiente angular é igual a 1 e o coeficiente linear igual a zero (a = 1; b = 0). Nessas situações a reta passará pela origem (0,0). A semirreta que separa o ângulo em dois de mesmo tamanho é chamada de bissetriz.
Tipos de funçõesFunção sobrejetora. Na função sobrejetora o contradomínio é igual ao conjunto imagem. ... Função injetora. ... Função bijetora. ... Função inversa. ... Função composta. ... Função modular. ... Função afim. ... Função linear.
Características importantes das funções de primeiro grau
Quando o valor de a > 0, a reta da função é crescente; quando a < 0, a função é decrescente. Em outras palavras, quando se trata de uma função de primeiro grau crescente, conforme os valores de x aumentam, os valores de f(x) – ou y – também aumentam.
Para sabermos se uma função linear é crescente ou decrescente, basta identificar o sinal do coeficiente. Se a for positivo, a função será crescente, se for negativo será decrescente.
Uma função é crescente quando, aumentando-se os valores atribuídos ao domínio, os valores do contradomínio ficam cada vez maiores; caso contrário, a função é decrescente.
Uma função polinomial é conhecida como função do 2º grau, ou também como função quadrática, quando em sua lei de formação ela possui um polinômio de grau dois, ou seja, f(x) = ax² +bx +c, em que a, b e c são números reais, e a ≠ 0.
A função é uma relação entre dois conjuntos na qual há uma correspondência entre elementos de um conjunto A com elementos de um conjunto B. Para que essa relação entre o conjunto A e B seja uma função, cada elemento do conjunto A precisa ter um único correspondente no conjunto B.
Função metalinguística e função conativa. Função emotiva e função fática. Função fática e função referencial. Função emotiva e função metalinguística.
A função f é sobrejetora se, e somente se, para todo y pertencente ao contradomínio B, existe um x pertencente ao conjunto A, tal que f(x) = y.
Como são classificados os direitos?
Como podemos definir arte a arte é um modo de expressão?
Como ligar a água em apartamento?
O que é a corda de um círculo?
Como comparar os números inteiros?
Como tirar mancha de cera de abelha?
Como limpar a caixa de gordura de apartamento?
Como ligar o Cross-over na bateria?
Como instalar Python 39 no Windows?
Como tirar energia negativa de uma pessoa?
O que fazer para tirar a negatividade?
Como tirar manchas da bolsa da Kipling?
Quando nos apaixonamos pelo amigo?
Como saber se estou grávida questionário?